O Brasil como um dos países do mundo onde mais cresce o número de utilizadores de Internet

Brasil é um dos países do mundo onde a taxa de crescimento de novos utilizadores de Internet tem crescido mais. Na origem deste fenómeno está uma confluência de diversos factores, como a apreciação do Real e a consequente redução dos custos dos equipamentos informáticos importados, para além de reduções fiscais na aquisição deste tipo de equipamentos e uma generalizada melhoria dos padrões de vida e do salário médio.

Atualmente, é política oficial do governo brasileiro, recorrer à Internet como forma de reduzir os níveis de crime nas regiões onde estes são mais intensos, nomeadamente nas favelas de São Paulo e Rio de Janeiro. E de facto, o uso da Internet entre estas camadas socio-económicas, especialmente em cibercafés ou instalações de ONGs tem crescido sem parar desde à dez anos e este crescimento explica em grande parte porque é que em 2007 se venderam no Brasil mais computadores do que televisões (ver AQUI). Ou seja, no Brasil já não é preciso pertencer às classes altas ou médias, para navegar na Internet e isso está a transformar a estrutura social de todo o país… Um programa governamental, intitulado “Computadores para todos“, que arrancou em 2003 pretende entregar a todos os brasileiros de menores condições financeiras um computador ligado à Internet, com software de código aberto (Linux, OpenOffice, Firefox, etc), assim como suporte técnico para o mesmo. Este programa esteve na direta origem do aumento em 17% do número de computadores em famílias com rendimentos entre os 600 e os 1000 dólares mensais. Paralelamente corre um outro programa governamental para instalar em 55 mil escolas públicas acessos de banda larga à Internet até 2010, um movimento que está a ser complementado nalguns municípios com a multiplicação de pontos livres de acesso à Internet, usando WiFi e “centros de Internet”, como sucede em São Paulo que deverá ainda este ano aumentar de 238 para 300 postos esse número de centros.

O IBOPE estima que existam hoje no Brasil cerca de 22 milhões de brasileiros com acesso residencial à Internet, mais 56.7% do que em 2007, naquele que representa um dos maiores crescimentos mundiais e que mais poderá alterar a qualidade de vida, e potenciar o desenvolvimento social, cultural e económico do Brasil e resolver os já antigos problemas de dequilíbrio social e económico que afectam a sociedade brasileira.

Fontes:
http://www.worldpoliticsreview.com/Article.aspx?id=1891 http://www.marketingdigital.com.br/index.php/venda-de-computadores-ultrapassa-a-de-televisores/ http://www.computadorparatodos.gov.br/projeto

Categories: Brasil, Informática | Etiquetas: | 3 comentários

Navegação de artigos

3 thoughts on “O Brasil como um dos países do mundo onde mais cresce o número de utilizadores de Internet

  1. gaitero

    Da para acrescentar a isto, que o Brasil é o 3 país onde mais cresce o numero de milhonarios.
    Um dos que mais diminuiu a taxa de pobreza no mundo, um dos que mais cresce econômicamente no mundo, até porque este G8 é uma mentira, afinal, nos já estamos em 8 e não querem aceitar isto, preferem manter o Brasil, como convidado expecial junto à Russia, ainda que a Russia ganhou até um novo nome, G8 extendido.

    Os paizes que não aceitam inclusive vou falar aqui, só podia ser EUA o vilão americano, que não quer ter um concorrente latino e a Itália, esta mesma a que estava em 8 curioso né. Russia e Brasil dividem a 8 colocação a itália é a 10 e ela não aceita os outros 2.

  2. Luiza

    Esses dados estão defasados.

    Brasil já tem 41 milhões de usuários de internet

    Renata Cruz para o Estado de S. Paulo- 28/06/2008

    Pela primeira vez, o número de usuários de internet no País ultrapassou a barreira dos 40 milhões. Segundo estudo do Ibope NetRatings, havia 41,565 milhões de internautas no fim do primeiro trimestre deste ano. O total corresponde a maiores de 16 anos que acessam a rede em qualquer ambiente, o que inclui a residência, escola, trabalho, lan houses e outros. Trata-se do maior número desde setembro de 2000, quando a empresa iniciou as medições no País.”O grande novo entrante é a classe C”, afirmou Alexandre Magalhães, gerente de análise do Ibope NetRatings. A redução de impostos, a ampliação do financiamento e a queda do dólar têm permitido o acesso de consumidores de renda mais baixa ao computador. No ano passado, foram vendidos 10,5 milhões de computadores no País. Pela primeira vez, as pessoas compraram mais computadores do que televisores.

    “As pessoas compram computadores porque acreditam que isso vai melhorar a vida dos filhos”, disse Magalhães. O Ibope NetRatings apontou que, em maio, 35,5 milhões de brasileiros tinham acesso em casa. Desse total, 23,1 milhões eram internautas ativos. Ou seja, acessaram a rede pelo menos uma vez no mês. O número de internautas ativos cresceu 29% em relação ao mesmo mês de 2007.

    http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20080628/not_imp197196,0.php

    Brasil vende mais de 21 computadores por minuto, diz consultoria

    http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u409535.shtml

  3. moises

    O Japão também não defende o expansão do G8 porque não quer adimitir que a China também entre neste grupo. Vejo o G8 em estado de decadência, quem sabe os Bric não engole o antigo G7 ate 2020 como esta nas previsões, porque sera que o McCain quer a India e o Brasil no G8 e expulsar a Russia……..Vai ser muito interessante se o Obama ganhar, se ele ganhar vai dar um passo para levar a USA com o G7 para o começo do precipício sem volta. A política externa dele vai forçar a união dos Bric, tentando manter o G8 como esta e assim se distanciando do Brasil e da Índia.Não acredito que o Obama esteja preparado para ser presidente do Estados Unidos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

Eleitores de Portugal (Associação Cívica)

Associação dedicada à divulgação e promoção da participação eleitoral e política dos cidadãos

Vizinhos em Lisboa

A Vizinhos em Lisboa tem em vista a representação e defesa dos interesses dos moradores residentes nas áreas, freguesias, bairros do concelho de Lisboa nas áreas de planeamento, urbanismo, valorização do património edificado, mobilidade, equipamentos, bem-estar, educação, defesa do património, ambiente e qualidade de vida.

Vizinhos do Areeiro

Núcleo do Areeiro da associação Vizinhos em Lisboa: Movimento de Vizinhos de causas locais e cidadania activa

Vizinhos do Bairro de São Miguel

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos

TRAVÃO ao Alojamento Local

O Alojamento Local, o Uniplaces e a Gentrificação de Lisboa e Porto estão a destruir as cidades

Não aos Serviços de Valor Acrescentado nas Facturas de Comunicações !

Movimento informal de cidadãos contra os abusos dos SVA em facturas de operadores de comunicações

Vizinhos de Alvalade

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos de Alvalade

anExplica

aprender e aprendendo

Subscrição Pública

Plataforma independente de participação cívica

Rede Vida

Just another WordPress.com weblog

Vizinhos do Areeiro

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos do Areeiro

MDP: Movimento pela Democratização dos Partidos Políticos

Movimento apartidário e transpartidário de reforma da democracia interna nos partidos políticos portugueses

Operadores Marítimo-Turísticos de Cascais

Actividade dos Operadores Marítimo Turísticos de Cascais

MaisLisboa

Núcleo MaisDemocracia.org na Área Metropolitana de Lisboa

THE UNIVERSAL LANGUAGE UNITES AND CREATES EQUALITY

A new world with universal laws to own and to govern all with a universal language, a common civilsation and e-democratic culture.

looking beyond borders

foreign policy and global economy

O Futuro é a Liberdade

Discussões sobre Software Livre e Sociedade

%d bloggers like this: