(O Kaguya in http://www.jaxa.jp)
Existem hoje mais de meio milhar de satélites activos em órbita da Terra. Nada de parecido se passa em torno da Lua, mas… na sua devida escala, cedo haverá por aqui um pequeno engarrafamento. A China, a Índia, o Japão, a Rússia e os EUA enviaram, têm ou estão a enviar satélites para a Lua. Destes países, dois já têm satélites activos: o Japão e a China orbitam neste momento o nosso satélite natural. O Kaguya japonês (antes chamada de Selene) chegou à Lua em 2007 e a sua missão é a de fazer mapas detalhados da superfície lunar, procurando água gelada em crateras profundas e resguardadas da luz solar e estudar o campo gravitacional da Lua. A sonda japonesa é a maior e mais poderosas de todas as sondas actualmente na Lua, consistindo em três satélites distintos, separados entre si e com instrumentos excelentes, cumprindo trabalho e recolhendo dados que mais nenhuma outra sonda pode fornecer e sobretudo, consegue apontar todos os seus instrumentos para um único local no solo lunar e recolher dados em simultâneo. No total, o satélite principal da Kaguya transporta 13 instrumentos diferentes, o que dá uma boa medida da escala e da ambição lunar japonesa.
Fonte: NASA Podcast, Fevereiro de 2008
Podiam tirar as fotos das pegadas deixados por astronautas americanos, e comprovar a veracidade da viajem a lua.
O Satélite Kaguya orbitou a Lua distante dos pousos das 6 missões Apollo que foram relativamente perto um do outro. Mas em breve teremos imagens das bases dos módulos lunares, jipes (Roovers) e suas trilhas, pegadas, estações científicas, etc que ficaram lá. E acabar de vez com essa ignorância de fraude que se alastrou na internet.
as experiências com laser para os refletores deixados pelas Apollo na Lua já provaram também que há mesmo equipamentos feitos pelo Homem nos locais de aterragem das missões da NASA…
http://www.spacetoday.org/SolSys/Moons/TheMoon/Retroreflectors.html
blá blá blá nunca terão fotos de pegadas na lua nem de base do módulo
nem de baideira alguma pq nunca fomos a lua
e nunca iremos…
A este proposito eu remeteria para certo episodio dos Myth Busters…