(Imagem de um “Knol” in http://www.futura-sciences.com)
A Google arrancou com um novo serviço, ainda disponível apenas para um grupo restrito de utilizadores conhecido como “Knol”. Por enquanto o sistema está ainda limitado a um restrito grupo de utilizadores seleccionados pela própria Google, mas quando terminar a fase de desenvolvimento do novo produto, o acesso estará aberto a todos os que quiserem publicar aqui conteúdos. É que é exactamente disso que trata o “Knol”… De publicação de conteúdos… Todos aqueles que souberam algo sobre um determinado assunto devem publicar um artigo autoritativo no “Knol”. Como num livro, cada “Knol” (a unidade básica deste sistema de conhecimento) terá claramente identificado o seu autor (e ao contrário da Wikipedia, onde essa autoria nem sempre é clara) e de facto, identificar claramanente a fonte de um determinado artigo (“Knol”) pode ser determinante para a fabilidade do mesmo, como se viu recentemente na Wikipedia… (ver AQUI).
Os “Knols” devem cobrir praticamente todas as áreas do conhecimento.: desde ciência, história, geografia, entretinemento, etc. A Google manterá o conteúdo online, mas a responsabilidade editorial será dos autores. O produto conterá também todos os conceitos popularizados pelas ferramentas de Blogging e das Redes Sociais actuais, como a capacidade para submeter comentários, submeter perguntas, uma noção já usada pelo Answers.com, aliás, para além das habituais opções já existentes na Wikipedia, para fazer edições, inserir mais contéudo e oferecendo ainda novas funções, como a avaliação de “Knols” por um sistema de pontos. Também ao contrário da Wikipedia, um “Knol” poderá ter anúncios, supõe-se que usando o sistema AdWords da Google.
Quando o sistema estiver completamente pronto, e alimentado já com um número suficiente de artigos que estão a ser neste momento redigidos, os seus contéudos devem receber algum tipo de favorecimento nos resultados do motor de busca… Felizmente, a Google não obriga a que os conteúdos aqui presentes não possam estar em mais lado nenhum, podendo residir noutros endereços e haver publicações paralelas de conteúdo.
Uma proposta interessante, que manteremos “debaixo de olho”…E onde, quem sabe?… Para onde talvez venhamos a contribuir…
Fonte:
Google Blog
Comentários Recentes