Os “Encontros Imediatos do Terceiro Grau” da Apollo 11

(Filme da primeira alunagem da Apollo 11, em 1969)

Os rumores de que astronautas teriam tido vários “Encontros Imediatos do Terceiro Grau” não são novos… Um dos mais espantosos são as transcrições de diálogos trocados entre os astronautas da Apollo 11 e a equipa terrestre onde Buzz Aldrin e Michael Collins descrevem um “objectivo cilindrico” que teriam encontrado durante a aproximação à Lua.

Buzz Aldrin ainda recentemente admitiu a existência este encontro, durante um programa do Larry King, na CNN:

Aldrin descreveu o objecto como um “cilindro”, enquanto que Armstrong falou antes de dois anéis ligados entre si (“two connected rings”). De qualquer modo, é certo que não se tratava do booster do foguete Saturno IV porque os dois astronautas questionaram o apoio de terra e esta informou-os que este se encontrava a mais de seis mil milhas de distância. Na ocasião, os dois astronautas optaram por não contar ao Control Center o encontro, já que acreditaram (com razão…) que julgariam que estavam loucos e isso poderia comprometer toda a missão lunar…

Mas os relatos estranhos nesta primeira missão Apollo não se ficam por aqui… Segundo uma história da Associated Press publicada a 20 de Julho de 1969 no San Bernardino Sun-Telegram os dois astronautas observaram luzes no interior de uma cratera perto do ponto onde deveriam alunar no dia seguinte: “Parece que uma quantidade ligeira de florescência nela. A área na cratera é muito brilhante” (“It seems to have a slight amount of florescence to it. The area in the crater is quite bright”, mas esta frase não aparece entre as transcrições dos diálogos da Apollo 11 com Terra (ver AQUI) o que pode implicar que houve nesta transcrição uma “limpeza” ou que tal conversa… simplesmente não existiu. Segundo Christopher Kraft que foi director da estação de rastreio da NASA em Houston durante as missões Apollo, a parte removida do registo oficial das transcrições da missão Apollo 11 seria esta:

– NElL ARMSTRONG e BUZZ ALDRIN: “Those are giant things. No, no, no …. this is not an optical illusion. No one is going to believe this!”

– MISSION CONTROL (HOUSTON CENTER): “What…what…what? What the hell is happening? What’s wrong with you?”

– ASTRONAUTS: “They’re here under the surface.”

– MISSION CONTROL: “What’s there? Emission interrupted… interference control calling Apollo II.”

– ASTRONAUTS: “We saw some visitors. They were there for awhile, observing the instruments.”

– MISSION CONTROL: ”Repeat your last information.”

– ASTRONAUTS: “I say that there were other spaceships. They’re lined up on the other side of the crater.”

– MISSION CONTROL: “Repeat…repeat!”

– ASTRONAUTS: “Let us sound this orbita ….. In 625 to 5… automatic relay connected… My hands are shaking so badly I can’t do anything. Film it? God, if these damned cameras have picked up anything… what then?”

– MISSION CONTROL: “Have you picked up anything?”

– ASTRONAUTS: “I didn’t have any film at hand. Three shots of the saucers or whatever they were that were ruining the film.”

– MISSION CONTROL: “Control, control here. Are you on your way? Is the uproar with the U.F.O.s. over?

– ASTRONAUTS: “They’ve landed there. There they are and they are watching us.”

– MISSION CONTROL: “The mirrors, the mirrors…have you set them up?”

– ASTRONAUTS: “Yes, they’re in the right place. But whoever made those space ships surely can come tomorrow and remove them. Over and out.” (ver AQUI)

Kraft explica esta contradição entre o relato oficial da Apollo 11 e este extracto porque o diálogo teria sido travado numa frequência secreta e durante os dois minutos de interrupção nas transmissões públicas. Obviamente, a única referência a esta “frequência secreta” só pode ser ligada em locais ou publicações mais ou menos ligadas à investigação do fenómeno OVNI… Por outro lado, estas declarações de Kraft também não puderam ser confirmadas e ainda que repetidas em vários locais, não encontrei nenhuma referência do próprio admitindo tê-las alguma vez produzido… Será mais um hoax? Francamente é mais do que provável que existisse mesmo uma “frequência secreta” de comunicações entre as missões lunares e Houston, em pleno contexto de Guerra Fria e apenas pela simples necessidade de manter algum tipo de comunicações escudada da interferência pública, parece plausível. Muito mesmo… Mas deveremos então também tomar como credíveis estas citações? Não creio… Aldrin admitiu o primeiro encontro, publicamente e por várias vezes. Porque omitiria assim o segundo? Simplesmente, não faz sentido, e estaremos provavelmente apenas perante mais um episódio mítico, um constructo, ou seja, um mito produzido pela máquina que alimenta e que se alimenta do fenómeno OVNI…

De qualquer modo, fica o primeiro relato. Muito credível e fundamentado e provávelmente uma das melhores provas de que… Existe alguma coisa lá fora…

Bem, meio a despropósito, mas aqui fica um filme que alude de uma forma satírica à posição daqueles que acreditam num “Moon Hoax”, isto é, de que todas as missões Apollo foram orquestradas em Estúdio:

Não é a minha posição, mas que existem algumas fotografias estranhas… Existem. Não há como negar e um dia ainda hei-de voltar a esta questão…

Anúncios
Categories: Hoaxes e Mitos Urbanos, OVNIs, SpaceNewsPt | 6 comentários

Navegação de artigos

6 thoughts on “Os “Encontros Imediatos do Terceiro Grau” da Apollo 11

  1. Nito

    É muito interessante!!

  2. Quanto aos “visitantes” é concerteza tudo muito difícil de averiguar e provar. Por mim continuo a acreditar que há vida noutros planetas, mas daí até andarem a brincar na Lua vai uma distância muito grande. Mas tb isto é somente a minha opinião.

    Quanto ao Moon Hoax, parece-me ridiculo. Em plena corrida ao espaço entre russos e norte-americanos, concerteza os russos teriam divulgado ao mundo uma coisa dessas para descredibilizar os EUA. Digo eu…

  3. tambem ha outro dialogo numa outra missao espacial mais recente, em que uma astronauto comunica que a nave alienigena ainda esta la fora e depois passam a conversa para canal privado.
    Vi isso num dos episodios de UFO Files do canal Historia. É muito estranho.

  4. Freitas: Sim, mesmo nas Apollo há vários relatos…

  5. Mari

    acredito em ovnis, acredito que eles sobrevoam nosso planeta e nao dúvido que possam ter aparecido na lua durante a missão.

  6. narles

    No Ufo Files(Arquivos Extraterrestres-History Channel)passou uns videos liberados pela nasa. As imagens são das cameras da apollo 11 e mostra luzes se mexendo,mas se mexendo de forma inteligente.pena q eu nao tenho os videos pra vcs verem.mas Assistem o Ufo Files e vcs verão.è todas as quartas as 23:00.São varios episódios.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

Eleitores de Portugal (Associação Cívica)

Associação dedicada à divulgação e promoção da participação eleitoral e política dos cidadãos

Vizinhos em Lisboa

A Vizinhos em Lisboa tem em vista a representação e defesa dos interesses dos moradores residentes nas áreas, freguesias, bairros do concelho de Lisboa nas áreas de planeamento, urbanismo, valorização do património edificado, mobilidade, equipamentos, bem-estar, educação, defesa do património, ambiente e qualidade de vida.

Vizinhos do Areeiro

Núcleo do Areeiro da associação Vizinhos em Lisboa: Movimento de Vizinhos de causas locais e cidadania activa

Vizinhos do Bairro de São Miguel

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos

TRAVÃO ao Alojamento Local

O Alojamento Local, o Uniplaces e a Gentrificação de Lisboa e Porto estão a destruir as cidades

Não aos Serviços de Valor Acrescentado nas Facturas de Comunicações !

Movimento informal de cidadãos contra os abusos dos SVA em facturas de operadores de comunicações

Vizinhos de Alvalade

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos de Alvalade

anExplica

aprender e aprendendo

Subscrição Pública

Plataforma independente de participação cívica

Rede Vida

Just another WordPress.com weblog

Vizinhos do Areeiro

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos do Areeiro

MDP: Movimento pela Democratização dos Partidos Políticos

Movimento apartidário e transpartidário de reforma da democracia interna nos partidos políticos portugueses

Operadores Marítimo-Turísticos de Cascais

Actividade dos Operadores Marítimo Turísticos de Cascais

MaisLisboa

Núcleo MaisDemocracia.org na Área Metropolitana de Lisboa

THE UNIVERSAL LANGUAGE UNITES AND CREATES EQUALITY

A new world with universal laws to own and to govern all with a universal language, a common civilsation and e-democratic culture.

looking beyond borders

foreign policy and global economy

O Futuro é a Liberdade

Discussões sobre Software Livre e Sociedade

%d bloggers like this: