Peso total: 3.85 kg
combustível carregado: 0.815 kg
peso explosivo: 0.520 kg
impulso: 245 kp
velocidade: 525 m/segundo
alcance: 1.500 metros.
O R4/M foi o primeiro foguete lançado do ar realmente eficaz. Os ensinamentos dos primeiros RZ tinham mostrado que era preferível usar um foguete estabilizado por aletas e o “Orkan” tirou muito do seu sucesso desse ensinamento. O desenvolvimento do R4/M coube principalmente a Fritz Heber, o mesmo homem que criara as primeiras miras para metralhadoras em aviões quando trabalhava na Fokker de Schwerin em 1915. Agora proprietário da firma Heber sediada em Osterode, desenvolvera o R4/M (“R” de Rakete, “4” do peso de 4 kg e “M” de Minenkopt, ou ogiva de mina). Após ensaios bem sucedidos conduzidos pessoalmente pelo famoso Generalmajor Galland na unidade Jagdverband (JV) 1944 Heber recebeu contratos para construir 20.000 desses engenhos, dos quais só conseguiria entregar 2.000.
A partir de Março de 1945 já 50 Me 262 A-1b tinham sido equipados com 24 R4/M com excelentes resultados. Alguns Me 163 também receberam o R4/M e o Bachem Ba 349 também deveria acomodar uma 28 de foguetes desta classe numa “colmeia” montada no seu nariz. O projecto Blohm & Voss Jager P.212 que também devia receber o R4/M nunca chegou ao ponto de desenvolvimento que requeria testes reais com a arma.
Rui, tenho uma pergunta p vc sobre armamentos: vc tem visto em vídeos de atuações norte-americanas no iraque que alguns tanques tem uma espécie de metralhadora acoplada na torre, que NÃO PRECISAM de um homem para operá-las? São provavelmente controladas eletronicamente. Vc já viu algo a respeito?
Também em relação aos armamentos, fiquei surpreso com um rifle gigantesco de longo alcance, que praticamente corta uma pessoa ao meio, e a uma distância muito longa.
um abraço,
Catatau: De facto, são de controlo remoto e uma excelente ideia, já que podem salvar a vida do operador… Penso que sejam estas que viste:
http://www.defenseindustrydaily.com/2005/08/68m-provides-remotelyoperated-machineguns-for-vehicles/index.php
Acho que é semelhante a essa, obrigado pela resposta!