(http://renax.club.fr/sharkit)
Função: Caça.
Propulsão: um Junkers Jumo 004B.
Este caça a reacção era propulsionado por um único Junkers Jumo 004B montado sob a fuselagem e alimentado por uma entrada de ar na vanguarda, num desenho similar ao do Yak 17 ou do Saab 29. A sua única inovação eram as asas de geometria variável, as primeiras tentadas num avião. Só um protótipo estaria terminado antes do projecto ser preterido a favor do Focke Wulf Ta 183, mas que nunca voaria antes da guerra, mas seria transportado para os EUA onde voaria com uma turbina Allison J35, ficando tão danificado que não pôde mais tornar a voar. O Bell X-5 era baseado no desenho do P.1101. Note-se que o X-5, como o P.1101 não era capaz de uma verdadeira geometria variável, visto que o ângulo da asa só podia ser ajustado no solo e nunca em pleno vôo, onde seria mais necessário realizar essa mudança. Essa possibilidade deveria ser implementada na versão de produção.
Tenho algumas dificuldades em considerar esse desenho credivel…
Esquisito, não é?… E contudo este Saab 29 era muito semelhante a este desenho e olha que… foi um dos primeiros kits da airfix que montei:
http://www.vectorsite.net/avj29.html
aqui está uma que eu não sabia nem fazia ideia. O X-5 impressiona-me pelo seu design futurista e afinal è baseado numa arma alemã. Não conheço o saab 29, tenho que tratar disso.
paz.
Por acaso esse desenho è um pouco diferente do prototipo capturado. Deve ser um estudo conceptual primitivo.
http://www.luft46.com/mess/mep1101.html
acho que sim… os Projectos da série P1XXX tiveram muitas variantes conceptuais, isso pode explicar a diferença. E sim, as fotografias que tenho são da mesma variante, a única que conheceu a forma de protótipo e que encontraste nesse link (aliás, a melhor fonte na net sobre esta questão das armas secretas nazis).