(Esquadrão de “F-22 Raptor” in http://hashmonean.com)
O Japão está a ponderar a aquisição de caças F-22 Raptor para defender o país das crescentes ameaças de mísseis colocadas pelo seu instável e imprevisível vizinho norte coreano… É que o F-22 consegue destruir pequenos mísseis de cruzeiro como os Scud-B, Hwasong-5 e 6 e os No-Dong norte coreanos com alcances entre os 280 e os 1400 Km
e iludir mesmo os mais sofisticados sistemas de defesa aérea… É claro que embora a Coreia do Norte possua perto de 10 mil mísseis anti-aéreos pertencem quase todos às classes SA-2, SA-3 e SA-5 de origem russa e chinesa (alguns com mais de 40 anos). Esta miríade de mísseis obsoletos é reforçada por cerca de 15 mil mísseis portáteis Wha-Sung (cópias locias do SA-16 e SA-17). No conjunto, representam uma força impressionante, mas globalmente obsoleta e frágil a qualquer bombardeamento massivo. Existem rumores de negociações secretas entre a Rússia e a Coreia do Norte para a colocação em torno de Pyongyang dos muito eficientes mísseis russos S-300 e S-400, o que poderia alterar muito significativamente a equação…
De qualquer forma, quer a Coreia do Norte tenha ou não S-300 e S-400, o Japão precisa de reforçar as suas defesas contra um ataque de saturação norte-coreano e o F-22 cumpriria muito bem esse papel… O problema é que os EUA têm resistido a todas as pressões para vender o F-22, mesmo aos seus aliados mais próximos (como sucedeu recentemente com a Austrália).
A cada negativa americana, avançam os concorrentes… Neste caso, a EADS europeia está já a tentar vender a Tóquio o seu EF200 Typhoon, o qual, com um radar activo “E-Scan” e o novo míssil Meteor (ramjet guiado por radar) poderia ser adequado às necessidades japonesas, sem ferir as susceptibilidades e reticências americanas.
Fontes:
Bixo, os Eua não autorizaram a venda desses F-22 para nenhum paíz, por este motivo o japão iniciou jah no final de 2007 a contruçao de um novo caça 100% japonês firmando um acordo de join-venture com os Eua
jah exite as imagens do que será o caça japones na net, pelo que eu li a empresa que o contruirá e a mesma que fez o zero na 2 GM.
http://www.aerobusiness.com.br/2003/codigo…mp;not_ID=22157
http://dailylark.blogspot.com/2008/01/mitsubishi-atd-x-shinshin-japanese.html
Ricardo: Interessante!
Contudo, o primeiro link está morto… E no segundo, o filme já foi retirado do YouTube…
Pena!
Mas prometo dedicar um próximo artigo ao ATD-X!
estamos a beira da terceira guerra mundial no qual desta vez só sobrarão as baratas e os escorpiões, porque estes sim podem suportar a radiação.
nossos dias estão contados só é questão de tempo,pois a guerra já se iniciou mundo a fora,a não há como parar.Americanos cada vez mais inundando o mundo com armas financiando as guerras e poluindo cada vez mais.
A Venezuela já esta se armando,o Barsil renovando o material belico,Irã ,Africa,Espanha,Corea do Norte, Japão e por ai vai e oque nóis simples mortais podemos fazer ? morreremos calados como insetos que somos para esta menoria que financia a guerra mundo a fora.
F-22.. ninguém vai comprar o bicho.
EF2000 acho que era uma excelente compra.
Misseis obsoletos, sim concordo, mas… imagina metade desses misseis obsoletos serem lançados, alguns iriam acertar no alvo…
Eles não o querem é vender!
O EF, seria… mas inadequado para as necessidades…
Prefiro o Su-35….
o EF2000 lembra-me um dos melhores simuladores de vôo, da DID o EF2000…
Também eu… Mas o Japão não o deve estar a equacionar 😉
Não o conheço… Eu nos sims fiquei pelo luftwaffe comander e pelo MiG29…
laercio sales, em Fevereiro 15th, 2008 às Disse:
“estamos a beira da terceira guerra mundial no qual desta vez só sobrarão as baratas e os escorpiões, porque estes sim podem suportar a radiação.
nossos dias estão contados só é questão de tempo,pois a guerra já se iniciou mundo a fora,a não há como parar.Americanos cada vez mais inundando o mundo com armas financiando as guerras e poluindo cada vez mais.
A Venezuela já esta se armando,o Barsil renovando o material belico,Irã ,Africa,Espanha,Corea do Norte, Japão e por ai vai e oque nóis simples mortais podemos fazer ? morreremos calados como insetos que somos para esta menoria que financia a guerra mundo a fora.”
Ta de sacanagem eles nunca vão usar armas nucleares provavelmente usarão bombas de hidrogenio, que diser são mais barata é mais facio fissionar o hidrogenio e não deixa radiação apesar de ser mais de 746 vezes mais potentes do que as bombas que arrasaram “Hiroshima e Nagasaki” isso em 1974 imagine como já esta hoje!!!!
Nada de pãnico, não desejo a guerra assim como todos os homens de boa vontade, mas como dizia napoleão” povo sem exército é povo dominado”. Penso que nós brasileiros, com uma boa força de defesa não precisaremos de misseis intercontinentais.TEMOS TUDO É SÓ PRODUZIR O QUE SERIA MUITO BOM DE SE PENSSAR, POIS OS OLHOS DO “TIO SAM! LOGO SE VOLTARÃO PARA AMERICA DOSUL, SEDENTO ATRÀS DE ÁGUA E MINÉRIOS…CARNAVAL, COCAINA,FESTERE COMO EM CUBA, NA ÉPOCA DO FUGENCIO BAPTISTA…APRENDEMOS COM A HISTÓRIA E NÃO VACILAREMOS, TODO IMPÉRIO TEM SUA ACESSÃO E QUEDA A DO IMPERIALISMO NORTE AMERICANO ACABA DE COMEÇAR!!!!