A Argentina prepara-se para comprar armamento à China e 12 Mirage 2000 à França


Mirage 2000 (http://www.airtoaircombat.com)

A Argentina está a estudar a aquisição de um modelo de helicóptero e de um veículo de transporte de tropas à China. Até agora, a opção russa tinha vantagem sobre a demais concorrência, mas o facto de existir uma licença de vários equipamentos deste modelo de helicópteros com a empresa europeia Eurocopter está a fazer pender a balança para a China.

Também na venda de um sistema de radares móveis para a Argentina, a China está em vantagem no concurso promovido pelo governo de Buenos Aires, já que dois dos quatro finalistas são empresas chinesas.

Aliás, parece haver no próprio ministério da Defesa argentino uma tendência para comprar equipamentos à China, alegando que se trata de uma forma “estratégica” de diversificar fornecedores. De permeio, a China promete licenciar tecnologia de forma a que a Argentina possa construir localmente parte dos equipamentos adquiridos.

Que a Argentina precisa de se modernizar é evidente… As suas forças armadas têm praticamente o mesmo equipamento que operavam na Guerra das Malvinas e no cenário regional são hoje o actor menos bem equipado da região, sendo facilmente ultrapassados pelo Chile (em acelerada corrida armamentista) e até pelo Brasil que só acordou recentemente para a actualização das suas forças armadas.

Neste contexto, a Argentina encetou contactos com a França, respondendo a uma oferta para adquirir 12 Mirage 2000 por 68 milhões de dólares (curiosamente bem menos que os 102 milhões que o Brasil pagou pelos mesmos 12 Mirage 2000…). Se esta aquisição se confirmar torna-se cada vez mais claro o recuo da posição de líder regional do Brasil, já que até a Argentina, seu eterno rival, fica com uma força aérea equivalente… Só mesmo a reactivação plena do programa F-X e a selecção de Saab Grippen, Rafale ou Sukhoi Su-35 poderia recolocar Brasília na posição que deve ocupar na América do Sul e que corresponde efectivamente à sua grande regional, demográfica e económica no mundo.

Fonte: DefesaNet

Categories: Brasil, DefenseNewsPt, O Código da Vinci | 42 comentários

Navegação de artigos

42 thoughts on “A Argentina prepara-se para comprar armamento à China e 12 Mirage 2000 à França

  1. Ultramar

    Pois é, a China já começou a “entrar” no sul da América… E o governo francês, que dizia, há pouco tempo — quando o Brasil queria mais 12 Mirages — , não poder fornecer, logo, mais do que os primeiros 12 Mirage 2000 encomendados pelo Brasil, que teríamos de esperar um pouco… agora, mui rapidamente, tem “sobrando” 12 Mirages para a Argentina e por muito menos do que pediram ao Brasil!

    O Brasil deveria dar uma boa resposta a esses falsos e interesseiros franceses… E a melhor resposta seria a encomenda dos russos Su-35! Mas creio que seria possível uma cláusula no contrato para antes, mais rápido, mais cedo, recebermos alguns Su-30 da força aérea russa — assim como a Venezuela — , para equilibrarmos com os Su-30 de Chávez! Afinal, qualquer encomenda agora deve demorar uns três anos para chegarem as primeiras aeronaves novas, não é isso?

  2. Wikipedista

    Uma pergunta: O helicóptero chinês que a Argentina pretende adquirir é o novo helicóptero de ataque que foi desenvolvido com o apoio da Eurocopter?

    Quanto ao Gripen, este caça provavelmente será um dos primeiros a ser eliminado da corrida do programa F-X brasileiro, visto que o seu alcance é muito inferior ao dos outros caças concorrentes – sendo o alcance algo muito importante para o Brasil.

    Cumprimentos,

  3. Ultramar

    Concordo com o Wikipedista, quanto ao Gripen. Mas creio que o alto preço dessa aeronave também diminui suas chances.

  4. Ultramar

    Acabei de ler no site DEFESA@NET que a proposta francesa para os argentinos é mesmo de 12 Mirages, mas… para entrega em 2011! Então os franceses não têm condições mesmo de fornecer Mirages 2000 tão cedo, pois precisam esperar a chegada dos Rafales. E se a Argentina for esperar tanto tempo, não vai equilibrar sua força aérea com a do Brasil tão cedo! O link para essa informação é:

    http://www.defesanet.com.br/zz/al_arg_cn.htm

  5. Golani

    Wikipedista (22:59:43) :

    Uma pergunta: O helicóptero chinês que a Argentina pretende adquirir é o novo helicóptero de ataque que foi desenvolvido com o apoio da Eurocopter?

    estás a falar do Tiger ? http://www.army-technology.com/projects/tiger/

    não deve ser, não tem nada a ver com o chineses, é uma cooperação franco-alemã

    dever ser o Eurocopter AS-365N Dauphin II (na China, Z 9)
    neste é que existe uma cooperação franco-chinesa

  6. Espero bem que não estejam a vender também a licença do (excelente) Tiger! Depois dos russos a cederem ao seu potencial inimigo oriental (longas questões fronteiriças estão pendentes entre os dois…) só faltava a Europa ceder o seu melhor helicóptero de ataque…

    De facto, não há muitas informações sobre este negócio e quando escrevi este artigo foi impossível obter dados sobre o modelo envolvido, mas entretanto encontrei esta notícia:
    http://www.lanacion.com.ar/archivo/Nota.asp?nota_id=909317
    que alude a este helicóptero como “um helicóptero de transporte”, logo, excluindo o Tiger…

    Parece mesmo trata-se do EC 175:
    “a China, a Eurocopter e a Corporação Chinesa AVIC II deram início ao desenvolvimento e à industrialização do EC 175, um helicóptero da categoria de 6 toneladas que completará a variedade de produtos dos dois parceiros. A fase de desenvolvimento, de cinco anos, será iniciada ainda em 2006. O novo helicóptero civil deve fazer o seu primeiro vôo em 2009. A certificação está prevista para 2011, ano em que a fabricação deve começar.”
    http://www.helibras.com.br/detRelease.asp?codigo=15

    ver também aqui: http://www.defenseindustrydaily.com/2005/12/eads-to-codevelop-ec175-helicopter-with-china/index.php

    Mais uma vez se prova no que deu vender tecnologia à China: em vez de ser a própria eurocopter vender os direitos ou os helicópteros à Argentina, vê agora os “seus” helicópteros a serem vendidos pelos chineses… E isto enquanto os exércitos ocidentais não têm que enfrentar estes modelos modificados no Ar nas guerras do século XXI que o expansionismo chinês prepara arduamente…

    A menos que o Pentágono esteja enganado…
    http://news.monstersandcritics.com/usa/features/article_1309537.php/U.S._warning_on_Chinese_buildup?compage=40&comcount=48&comlimit=10

  7. marcelo

    há há há, os argies não têm expressão nenhuma para rivalizar com o Brasil, não façam piadas de mal gosto, meu país tem como rivais (no bom sentido…) alguns de quilate um pouquinho maior, tais como: EUA, RUSSIA, CHINA e INDIA e talvez…talvez…em futuro não tão distante a UE.

  8. Eduardo Argentino

    MARCELO Realmente nao temos como rivalizar com o teu país…são muito ignorantes, treinados diariamente nas ruas de seu paizinho contra traficantes. Realmente. Vai lutar contra os EUA que voces ganham vai. Ta bom para vc em portugues ou quer em outra lingua?

  9. IGOR

    S

  10. gaitero

    Eduardo Argentino,

    É porque na argentina não tem traficante???? kkkk piada.

    A é ai tem inflação, crise de energia, alimentos, quartel de terras, oque mais tem ai.
    Só não tem forças armadas.
    Muito menos 180 milhões de habitantes e um PIB que está em oitavo na colocação do ranking mundial do Produto Interno Bruto (PIB)
    com US$ 1803 bilhão.

  11. gaitero

    Não somos nós os ignorantes são os argentinos que não aceitam a realidade, sempre querendo ser melhor não consideram que o Brasil tem muito a oferecer e a cooperar, estamos sempre dispostos a ajudar a Argentina a superar seus grandes problemas de estrutura.
    Não digo que o Brasil não tem problemas más as nossas dificuldades são facilmente superáveis pela situação econômica que estamos atravessando, só quero lembrar que a argentina ainda está presa ao FMI, e atualmente possui uma divida impagavel. Vai sofrer muito mais que o Brasil em caso de crise nos EUA, e sofrerá ainda mais se não superrar suas dificuldades principalmente energéticas.

  12. gaitero

    ( treinados diariamente nas ruas de seu paizinho contra traficantes.)
    ” nas ruas do rio de janeiro você quiz dizer, e contra a polícia, não contra o exercito.”
    Eu nunca vi uma guerra de tráfico e nem traficante vendendo drogas na rua, pelo menos em nenhum lugar do Brasil que eu já passei, só vi traficante vendendo cocaina em BARCELONA, ESPANHA.

  13. a velha rivalidade… por cá também temos disso: entre Portugal e Espanha.

    mas note-se um pequeno mas vital detalhe:
    Eduardo exprimiu-se em português.
    Penso que isso indica quem se colocou em situação de inferioridade…
    e sim, a Espanha é dos locais mais inseguros da Europa. Mas padoxalmente, as maiores taxas de criminalidade não ocorrem aqui: são as da Suécia, Inglaterra e Finlândai com taxas de 140 e 106 crimes reportados/ano por mil habitantes.
    A Espanha é muito mais insegura que Portugal (está no 17º lugar), mas abaixo destes aqui.

  14. Anónimo

    > a velha rivalidade… por cá também temos disso: entre Portugal e Espanha.

    Não existe nada disso cá, pode haver alguns portugueses que não gostam de espanhóis e vice-versa mas são uma minoria sem expressão e nacionalismo parvo existe em todo o lado. No geral damo-nos muito bem e dificilmente haveriam duas culturas que encaixem tão bem como nós e nuestros hermanos. Vou a espanha todas as semanas e nunca senti ponta de xenofobia, sempre fui muito bem recebido em todo o lado tal como nuestros hermanos são muito bem acolhidos cá. Normalmente a única razão de queixa de parte a parte é das polícias de trânsito, mas isso não tem nada a ver com rivalidade ou xenofobia. Tenho amigos espanhóis e são um povo dócil e quer queiram quer não, eles gostam de Portugal.
    Os argentinos e brasileiros, na sua arrogância, estão bem uns para os outros e têm o que merecem

  15. Brazuka

    infelizmente os argentinos sempre foram arrogantes e gostam de rivalizar com o Brasil em quase tudo, acho que isso nunca vão torna-los melhores que o Brasil.

    Na região sul do Brasil mora-se aproximadamente 500 mil argentinos que se naturalizaram brasileiros e mais uns 200 mil ilegais no país, não entendo essa rivalidade deles se o Brasil é um dos principais fatores economicos para a Argentina……acho que tudo se resume em “inveja” deles mesmo.

    Eu sou brasileiro com muito orgulho e nem ligo para a Argentina, nunca visitei esse país e nem tenho vontade, sempre que vejo um argentino na minha frente eu simplesmente ignoro.

  16. Anónimo

    [infelizmente os argentinos sempre foram arrogantes ]

    [Eu sou brasileiro com muito orgulho e nem ligo para a Argentina, nunca visitei esse país e nem tenho vontade, sempre que vejo um argentino na minha frente eu simplesmente ignoro]

    E isso não é arrogância? brasileiros e argentinos são igualmente arrogantes e sem educação

  17. penso que seja mais ou menos natural que exista essa rivalidade: são os dois maiores países da américa latina e antes da Venezuela assumir um novo protagonismo, era dos dois que mais se falava na cena internacional.
    e depois falam duas línguas diferentes e cada um representa uma parte do passado histórico da América Latina (o colonizador espanhol de um lado e o português, do outro).
    E até recentemente (décade de 80) pareciam também ser uma das maiores potencias do futuro.. mas depois, algo correu muito mal.

  18. Fred

    Conheço a Argentina e é um pais muito bonito! um povo cordato e bem parecido com o Brasileiro em sua maioria.

    O problema desta rivalidade é mesmo a ignorancia e o desconhecimento. O Único naturalmente arrogante é o Portenho, esse realmente quando quer chega a ser chato. Até com os outros argentinos de fora de Buenos Ayres e muito mais com os Brasileiros, com os bolivianos, uruguaios paraguaios e etc e tal.

    Mas mesmo os portenhos são bem humorados e cordiais
    Uma coisa engraçada!
    Tem portenho que comemora o natal em 30 de outubro porque é aniversário do Maradona! Pode? 🙂 é a tal da igreja do Maradona hehehehe!

  19. como sempre… se há algo que separa os povos é a ignorância.
    por isso os Governos ditadorias controlam sempre a informação e a educação: para manter os povos ignorantes e alimentar quezílias que os mantêm no poder.
    Não sabia… sabes, eu a Argentina conheço-a mais pelo… livro de BD Tango do Corto Maltese:
    http://www.amazon.com/Corto-Maltese-Tango-Hugo-Pratt/dp/2203344202

  20. gaitero

    Anonimo
    E isso não é arrogância? brasileiros e argentinos são igualmente arrogantes e sem educação

    e você tambem, não concorda?????

  21. gaitero

    A chave da discução é que, a Argentina se quizer se reaparelhar vai buscar o Brasil, tanto na compra de caminhões como jipes, veiculos rapidos, veiculos de transporte, artilharia, fuzis, avioes de trasporte e agora até helicópteros.

    Só que atualmente no cenário latino americano, o chile se reaparelha com o dinheiro dos minereos, a venezuela petroleo, Brasil por ser teoricamente rico, e a Argentina é a que mais vai sofrer para se manter forte no cenario latino, pelas dificuldades economicas que estão passando, a inflação sobre os alimentos chegou a 22% em relação ao mesmo periodo do ano passado.

  22. Estas pessoas como este “Anónimo” sempre me intrigaram… como se pode dizer uma barbárie como “brasileiros e argentinos são igualmente arrogantes e sem educação” sem que se conheça todos, um a um, os visados???
    E sim, é em si própria uma expressão de arrogância e de algum racismo.
    Obviamente, há argentinos e brasileiros arrogantes (conheço alguns), mas também h+á belgas, franceses, uruguais, burkinafasianos, portugueses, etc, etc.
    São características individuais, não raciais ou nacionais, e logo surgem e encontram-se em indivíduos, não em etnias ou sociedades.
    E nunca numa sociedade tão pluralista, pluriracial como a brasileira. E como a portuguesa, já agora.
    Da argentina, não me posso pronunciar muito já que não conheço nenhum dos seus nacionais, mas mantenho o princípio de descrença acima indicado.

  23. gaitero

    Clavis Prophetarum; eu sei que você se interessa em ler e pesquisar sobre tudo, não sei se você conhece minha cidade, gostaria que você desse uma olhada no google, para saber mais sobre Curtiba, e garanto que sera muito diferente de tudo que você já viu do Brasil, poruque sempre está em foco, São Paulo, Rio de Janeiro e Nordeste, mas esquecem da região Sul.
    Curitiba foi concideradaa 23 melhor cidade para se viver no MUNDO. Seria interessante voce dar uma olhada em alguns sites do proprio google para conhecer melhor minha cidade e entender porque defendo tanto o Brasil.

    abraço.

  24. Tenho ouvido dizer muito bem de Curitiba e de como a gestão do município e do Estado é exemplar. Recentemente, aliás, tive o prazer de falar com o professor Gilvan Muller que aí reside na assembleia da república, onde nos cruzámos na lide comum de defender o Acordo Ortográfico.
    E nunca vi (directamente) o Brasil !
    Sei que é um contrasenso, em que tanto o defende e acredita no futuro de uma União Lusófona, mas… ainda não consegui… e se fôr, as praias do norte deverão atrair a minha família, já que eu e a praia. beargh… mas vou sempre atrás, e se fôr ao Brasil… a família quererá ir para as praias do nordeste, estou mesmo a ver… 😉
    O que não quer dizer que não tenha outros planos! Hehehe… Veremos! Mas se fôr ao Sul, essa é a minha prioridade número um, após São Paulo e o Rio (que contudo me atemorizam um tanto, admito)

  25. gaitero

    ^^
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Curitiba

    aqui tem tudo e mais um pouco xD, so que tem que ter tempo para ler tudo.

  26. gaitero

    São Paulo e o Rio mudaram muito sinto que até eu tenho medo de ir para lá, mas como todos qui dizem é muito por parte da midia que distorce muito a imagem real das coisas. Não deixa de apontar fatos verdadeiros, más a violencia em São Paulo e Rio não é tão grande como se pensa, e nas favelas não existe um bando de traficantes e ladroes isso é imagem falso das cidades, existe a violencia mas tambem existe e são 99% da população gente de bem, que mora nas favelas por nção ter outra opção, os traficantes encontraram nas favelas um local para se esconder, mas a midia Brasileira infelizmente acha que violencia, sangue, mortes dão audencia, e como a TV a cabo é barata, eles pensam que a classe C, D e E preferem assistir violencia, então é isto que eles mostram, e isto acaba por influenciar as pessoas, todo dia tem violencia na TV sobre são paulo e rio. Más existe violencia no mundo todo, eles super induzem a uma materia sensacionalista e infelismente a mesma é transmitida para todo mundo.

  27. gaitero

    tem umas imagnes do biarticulado, ele é muito parecido com o metro de lisboa só que anda sobre rodas xD

    http://fotolog.terra.com.br/adailtonvirtual:307
    http://fotolog.terra.com.br/onibusindoevindo:340

  28. Sei que em SP os índices de violência e crime têm descido todos os anos, mas a cidade continua a ser muito violenta, sobretudo para os padrões europeus (e de Portugal, que é um dos países europeus com menor criminalidade, apesar de alguns problemas recentes)

    Batota! 😉

    Isso não é metro, não!
    É autocarro, pois!
    (ou onibus, como dizem por aí…)

    E este é o nosso metro de Lisboa, com algumas das mais belas estações do mundo:






  29. gaitero

    Pois eu passei por ai ^^
    Só que nunca vi um auto carro biarticulado, ele e muito semelhante com o metro do Porto não acha não?????
    so que possui rodas.

  30. gaitero

    e no lucar de trilhoes eles andam em canaletas expeciais.

  31. gaitero

    ops, e no lugar de trilhos eles possuem canaletas especiais. corrigindo os erros ^^

  32. Não sei… não me parece muito parecido com isto:

    que é metro deles agora
    no Porto é que havia uns autocarros eléctricos (não sei se ainda há, mas posso perguntar. Na net não vi nada)
    tinha um nome engraçado, mas não me lembro qual fosse…

    eheheehe

    continuei a procurar e encontrei:
    eram os troleicarros:
    http://usuarios.lycos.es/trolleybus/ptfotospt.htm
    e havia bi-articulados, como esse e eléctricos e… feitos em Portugal (efacec / salvador caetano:

    e não sabia o que era uma “canaleta”…
    mas o Google já me ensinou…

  33. gaitero

    ^^
    canaleta = via alternativa de exclusividade, neste caso, exclusivo para onibus.
    Foi esse metro que eu me referia, na minha passagem por Porto e era com este que eu queria comparar.

  34. gaitero

    efacec / salvador caetano ele e muito parecido com esse, é claro 100 anos mais moderno, mas no que se diz respeito a utilidade e aparencia são equivalentes.

  35. gaitero

    Parecidos, não de aparencia, mas de utilidade, andam sobre uma via exclusiva, lilha ferrea e canaleta, so param em estações.

    Só acho que os bi-articulados são internamente mais modernos e confortaveis, mesmo não sendo esteticamente tão bonito, mas dispoem de radio, paiéis digitais, que dizem qual será a proxima parada e as conexões, o próprio assento me parece ser mais confortavel e tem uma capaciade maior 240 passageiros, as desvantagem tambem são grandes, como não ser tão economico como o de Porto por ter um custo operacional e desgaste muito maiores, e o preco deve ser maior não sei quanto é a passagem mas aqui custa R$ 1.90, so que você paga para entrar no tubo e não no autocarro, então caso você tenha de pegar 3 onibus que tenham conexão nos tubos, paga-se apenas 1 passagem.

  36. Gaitero:
    Sim, estou a ver. A questão fundamental é a reserva de uma via. Isso pode fazer toda a diferença, claro. A ideia é interessante, o custo de instalação de uma linha dessas deve ser substancialmente inferior ao de uma linha de metro de superfície, mas o retorno do investimento também tem que ser maior, dado o maior custo operacional de cada veículo…

  37. deus

    BRASIL Y ARGENTINA SON ALIADOS POR QUE LOS UNE EL ESPANTO EL ESPANTO A LOS AMERICANOS DIGO ASI PORQUE PARA ELLOS NOSOTROS SOMOS ALGO ASI COMO SUDALANDIA OSEA NO SOMOS NI SUDAMERICANOS Y POR CIERTO EL UNICO PROBLEMA DE BRASIL EN LO MILITAR ES USA QUE TIENE EN LA MIRA EL PETROLEO BRASILEÑO DEL MAR Y CASUALMENTE CUANDO BRASIL DESCUBRIR ESE PETROLEO SUBMARINO LOS AMERICANOS REACTIVARON LA CUARTA FLOTA COLONIAL LA QUE VIGILA EL MARE NOSTRUM AMERICANO EN EL ATLANTICO LATINOAMERICANO SEGUN ELLOS HISPANOAMERICANO SEGUN COMO CORRESPONDE DA PARA PENSAR QUE DONDE PETROLEO HAY GUERRA TAMBIEN HAY OSEA LOS NORTEAMERICANOS TE ROBAN EL PETROLEO COMO EN LIBIA IRAK SUDAN VENEZUELA ETC DEMAS ESTA DECIR QUE EN UN FUTURO NO MUY LEJANO A BRASIL LE PASARA LO MISMO QUE A SUDAN EN EL MEJOR DE LOS CASOS OSEA QUEDARA DESMENBRADO PERO MAS O MENOS ENTERO NO SE OLVIDEN QUE LOS ANGLOS LE TIENEN FIJO EL OJO A LA SELVA AMAZONICA EN SU TOTALIDAD POR ESO HAY UN MONTON DE BASES DE USA EN EL CONTINENTE CASUALMENTE RODEANDO LA SELVA ESA Y EN EL PEOR DE LOS CASOS LES PASARA COMO A IRAK LOS ARGENTINOS YA HEMOS TENIDO ESTE PROBLEMA EN LAS MALVINAS Y DESDE LUEGO PERDIMOS (NO HAY POSIBILIDAD ALGUNA DE VENCER A LA NATO ) ADEMAS BRASIL ES UN RIVAL ECONOMICO DE USA ASI QUE SON BOLETA LAMENTABLEMENTE ASI ES LA COSA BRASIL NO ES RIVAL PARA USA NI SIQUIERA RUSIA PUDO Y DESDE LUEGO NO ESPEREN AYUDA MILITAR DE ARGENTINA ACA NO TENEMOS CON QUE AYUDARLES POR EL EMBARGO OCULTO DE ARMAS QUE EJERCE LA GRAN BRETAÑA SOBRE ARGENTINA ( SOLO PUEDEN COMPRAR ARMAS PARA LAS MISIONES DE LA ONU ) Y POR SI FUERA POCO TENEMOS LAS ESPALDAS AMENAZADAS POR CHILE AL SERVICIO DE LO9S SATANICOS INGLESES Y AMERICANOS ESPERO SINCERAMENTE QUE NO LES PASE COMO A ESOS PAISES INVADIDOS POR USA

  38. deus

    OLVIDE MENCIONAR QUE ARGENTINA YA SE CURO DE LA ENVIDIA A BRASIL HACE YA BASTANTE TIEMPO ACA SE VE A BRASIL COMO A UN IMPORTANTE AMIGO Y ALIADO POR RAZONES ECONOMICAS Y MILITARES NO SE OLVIDEN QUE LA ARGENTINA CAMBIO MUCHO DESDE LA LLEGADA DE LA DEMOCRACIA SON LOS BRAZUKAS LOS QUE SON ESTUPIDAMENTE ARROGANTES HOY EN DIA SE ESTAN VOLVIENDO DEMASIADO ORGULLOSOS Y COMO DIJE ANTES CUIDADO CON USA Y LO DE LOS ARROGANTES ARGENTINOS ESE ES UN MITO DE CUANDO SOLO LOS PÒRTEÑOS TENIAN LA PLATA PARA VIAJAR AL EXTERIOR ESOS SON LOS ARROGANTES SOLO SE PUEDE CRITICAR A BRASIL EN SOLO UNA COSA TIENE DEMASIADOS NEGROS 75 POR CIENTO DE LA POBLACION ES NEGRA O CON UN PORCENTAJE DE SANGRE NEGRA Y ESO JODE TODO LAMENTABLEMENTE ME GUSTAN LOS BRASILEÑOS BLANCOS PERO LOS NEGROS NO Y MUCHO MENOS CON ESA CULTURA DE MIERDA QUE TIENEN SOLO PIENSEN QUE SI BRASIL NO TUVIERA NEGROS YA SE HABRIA CONCRETADO UNA UNION CON ARGENTINA PARA FINES MAYORES ASI COMO ESTAN ES IMPOSIBLE ARGENTINA TIENE 85 POR CIEN DE SANGRE EUROPEA EL RESTO ES BASURA DE INDIOS CREO QUE EL PORCENTAJE DE SANGRE INDIA SBIO POR LA GRAN CANTIDAD DE INMIGRANTES DE BOLIVIA PERU PARAGUAY Y CHILE PERO ESE ES OTRO TEMA

  39. paulo pires

    Pobre Uruguai , entalado entre dois gigantes .

    • Se for inteligente, converte-se à Lusofonia, recupera a sua ligacao historica a Portugal e entra diretamente no lado que sera uma das grandes potencias mundiais das proximas decadas…

  40. então esses equipamentos foram conprados ou nao

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

Eleitores de Portugal (Associação Cívica)

Associação dedicada à divulgação e promoção da participação eleitoral e política dos cidadãos

Vizinhos em Lisboa

A Vizinhos em Lisboa tem em vista a representação e defesa dos interesses dos moradores residentes nas áreas, freguesias, bairros do concelho de Lisboa nas áreas de planeamento, urbanismo, valorização do património edificado, mobilidade, equipamentos, bem-estar, educação, defesa do património, ambiente e qualidade de vida.

Vizinhos do Areeiro

Núcleo do Areeiro da associação Vizinhos em Lisboa: Movimento de Vizinhos de causas locais e cidadania activa

Vizinhos do Bairro de São Miguel

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos

TRAVÃO ao Alojamento Local

O Alojamento Local, o Uniplaces e a Gentrificação de Lisboa e Porto estão a destruir as cidades

Não aos Serviços de Valor Acrescentado nas Facturas de Comunicações !

Movimento informal de cidadãos contra os abusos dos SVA em facturas de operadores de comunicações

Vizinhos de Alvalade

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos de Alvalade

anExplica

aprender e aprendendo

Subscrição Pública

Plataforma independente de participação cívica

Rede Vida

Just another WordPress.com weblog

Vizinhos do Areeiro

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos do Areeiro

MDP: Movimento pela Democratização dos Partidos Políticos

Movimento apartidário e transpartidário de reforma da democracia interna nos partidos políticos portugueses

Operadores Marítimo-Turísticos de Cascais

Actividade dos Operadores Marítimo Turísticos de Cascais

MaisLisboa

Núcleo MaisDemocracia.org na Área Metropolitana de Lisboa

THE UNIVERSAL LANGUAGE UNITES AND CREATES EQUALITY

A new world with universal laws to own and to govern all with a universal language, a common civilsation and e-democratic culture.

looking beyond borders

foreign policy and global economy

O Futuro é a Liberdade

Discussões sobre Software Livre e Sociedade

%d bloggers like this: