Um estudo de Stanford revela potenciais malefícios do uso do Etanol para a Saúde humana


( http://www.globo.com)

Segundo um estudo da revista “Environmental Science and Technology” (ver AQUI ) se o combustível “ecológico” feito à base de Etanol (85% de etanol e 15% de gasolina) substituir a gasolina, conforme resulta da aplicação do plano de Bush para aliviar a dependência dos EUA dos combustíveis fósseis, o número de mortes por problemas respiratórios só nos EUA vai subir de 4700 para cerca de 4900 por ano… Uma subida idêntica deverá ocorrer no resto do mundo…

É que segundo o autor do estudo, o Dr. Mark Jacobson, da “Stanford University” o Etanol “Não é verde em termos de poluição do ar. Se quiserem usar o Etanol, óptimo, mas não o façam com base em critérios de Saúde. Não é melhor do que a gasolina, e aparentemente até pode ser ligeiramente pior.” A equipa de Jacobson recorreu a simulações informáticas para chegar a esta conclusão de que a introdução do E85 (a designação desta mistura Etanol-Gasolina) aumentaria os níveis de Smog pelo envio de mais hidrocarbonetos para a atmosfera pelo etanol.

Estas investigações seguem na linha do plano Bush anunciado recentemente de reduzir a dependência crónica que os EUA têm da Gasolina. segundo o qual em 2017, os EUA estariam a reduzir a 20% o uso de gasolina e a “reduzir a metade os gases de efeito de Estufa que emanam de automóveis”.

Recordemo-nos de que o Brasil é na actualidade o maior produtor mundial de Etanol sendo este o combustível de perto de metade dos automóveis aqui circulando e, logo, a comprovarem-se os resultados deste estudo de Stanford, estes efeitos já devem ser reais no Brasil… E forma-se um argumento adicional para reforçar a minha suspeita que os biocombustíveis à base de Etanol não são uma boa opção para substituir os combustíveis fósseis… Pela minha parte, confio muito mais na potencialidades do hidrogénio… ou em electricidade armazenada em baterias (ver AQUI)… Apesar da confiança no Etanol de alguns dos mais ilustres visitantes brasileiros deste blog! 😉

Fonte: DailyTech

Anúncios
Categories: Brasil, Ciência e Tecnologia, CodeFarmPt, Defesa Nacional, Ecologia, Economia, Websites | 8 comentários

Navegação de artigos

8 thoughts on “Um estudo de Stanford revela potenciais malefícios do uso do Etanol para a Saúde humana

  1. De fato temos que ser cuidadosos na questão do Etanol, a começar, por exemplo, na grande tradição fundiária brasileira, e questões também ambientais.

    Não sou informado no assunto, e a própria projeção da pesquisa parece meio estranha, mas de todo modo é algo a ser considerado… muito embora, caso seja isso mesmo, substituir petróleo por etanol será como trocar seis por meia dúzia…

  2. Pedro Tavares

    Bom dia Rui,

    Não tem nada a ver com o post mas deixo aqui um link sobre astronomia.
    Já conheces? Encontrei o link no bitaites.org

    http://www.robgendlerastropics.com/

  3. Catatau: O Etanol é como todas as coisas da vida: têm sempre um qualquer aspecto negativo… Neste caso, os EUA parecem não gostar muito do Etanol brasileiro, talvez por inveja da sua rentabilidade (maior do que com o milho) ou por simples pirraça… E este factor pode estar aqui presente, neste estudo. Mas vindo de onde vem… (Standford) deve ter uma base real, acredito eu.

    Pedro: Não… Mas dá-me umas ideias!

  4. Eduardo

    Moro no Brasil e meu Carro é flexpower, roda com alcool(etanol) e gasolina em qualquer proporção. Uso sempre somente alcool, pois além de mais barato, aumenta a potência do carro em 5hp. O Brasil usa o etanol desde os anos 80 em larga escala, e desde aquela época, a poluição diminuiu consideravalmente nas grandes cidades.

  5. Eduardo:
    Confesso que fico sempre meio céptico com notícias que contrariam o uso do Etanol quando vêm dos EUA… Já que aqui o cepticismo em relação ao dito é mais do que muito… Não que eu não seja também um céptico, mas não sou um radical… Na actualidade, o Etanol é – pelo menos no Brasil – a melhor alternativa biológica ao petróleo… Acho apenas que é uma solução de transição para o hidrogénio… E o estudo diz que o Etanol é pior que a gasolina, mas apenas ligeiramente pior, numa escala que será sempre difícil de aferir.

  6. Ultramar

    Rui, esse estudo ianque é realmente suspeito… Realmente o etanol produzido no Brasil, com o uso da cana-de-açúcar rende muito mais do que o etanol obtido com o milho, nos Estados Unidos. Então…
    E veja que mesmo esse estudo mostra uma diferença mínima entre o álcool(etanol) e a gasolina — 4700 mortes, por ano, para 4900… isso lá é diferença? E como chegaram a essa conclusão “fantástica”? Podemos lembrar, também, de várias pesquisas semelhantes, como, por exemplo, a que dizia que os telefones celulares(telemóveis) poderiam afetar o cérebro! E até hoje nada aconteceu…
    Bem, sempre fiquei sabendo de pesquisas que mostravam justamente o contrário, ou seja, que o etanol polui menos do que a gasolina e — pior — o diesel…
    Enfim, aqui no Brasil se usa o etanol há muito tempo como combustível e nada foi visto que venha a comprovar essa estranha pesquisa. E além disso, já não existem meios e podem existir outros, melhores, para filtrar o que sai pelo escapamento dos carros?
    Ora, ora, quem não tem chances de sucesso com o etanol — ou tem chances menores –, sempre vai inventar alguma coisa contra… Ou vai ficar ansiando pelo hidrogênio, por exemplo, que deve beneficiar mais os ricos do que os pobres. Por isso eu espero que o hidrogênio demore muito, muito tempo para ser algo realmente viável, em larga escala.

    Mas o Brasil não depende nem dependerá somente do etanol, pois já usamos e vamos usar ainda mais outros diferentes biocombustíveis, principalmente o biodiesel.

    Rui: você consegui ler a respeito do biocombustível Hbio? Encontrou boas informações a respeito ?

  7. Ultramar

    Rui e Clavis 🙂 : Naquele site que alguém lhe indicou aqui no QUINTUS, há,no dia de hoje, uma notícia (com foto) sobre um carro a ar-comprimido, até 110 Km/h e até 200 Km de autonomia! Está no link abaixo:
    http://port.pravda.ru/news/science/31-05-2007/17381-arcomprimido-0

    Estamos aqui a falar em carros com biocombustíveis, com gasolina, hidrogênio e… será que esse a ar-comprimido pode fazer mais sucesso ??? 😦

  8. Ultramar: Sim, também não confio nele a 100%, embora venha de uma instituição muito prestigiada… Já li sobre o HBio e sairá brevemente um artigo sobre o dito, graças ao teu alerta! Obrigado pelo aviso, já que desconhecia a tecnologia por completo… E sim… Também já li sobre esses estranhos carros, mas noutros site e… pasma, mas também tenho outro artigo a escrever sobre esse carro de ar comprimido!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

Eleitores de Portugal (Associação Cívica)

Associação dedicada à divulgação e promoção da participação eleitoral e política dos cidadãos

Vizinhos em Lisboa

A Vizinhos em Lisboa tem em vista a representação e defesa dos interesses dos moradores residentes nas áreas, freguesias, bairros do concelho de Lisboa nas áreas de planeamento, urbanismo, valorização do património edificado, mobilidade, equipamentos, bem-estar, educação, defesa do património, ambiente e qualidade de vida.

Vizinhos do Areeiro

Núcleo do Areeiro da associação Vizinhos em Lisboa: Movimento de Vizinhos de causas locais e cidadania activa

Vizinhos do Bairro de São Miguel

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos

TRAVÃO ao Alojamento Local

O Alojamento Local, o Uniplaces e a Gentrificação de Lisboa e Porto estão a destruir as cidades

Não aos Serviços de Valor Acrescentado nas Facturas de Comunicações !

Movimento informal de cidadãos contra os abusos dos SVA em facturas de operadores de comunicações

Vizinhos de Alvalade

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos de Alvalade

anExplica

aprender e aprendendo

Subscrição Pública

Plataforma independente de participação cívica

Rede Vida

Just another WordPress.com weblog

Vizinhos do Areeiro

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos do Areeiro

MDP: Movimento pela Democratização dos Partidos Políticos

Movimento apartidário e transpartidário de reforma da democracia interna nos partidos políticos portugueses

Operadores Marítimo-Turísticos de Cascais

Actividade dos Operadores Marítimo Turísticos de Cascais

MaisLisboa

Núcleo MaisDemocracia.org na Área Metropolitana de Lisboa

THE UNIVERSAL LANGUAGE UNITES AND CREATES EQUALITY

A new world with universal laws to own and to govern all with a universal language, a common civilsation and e-democratic culture.

looking beyond borders

foreign policy and global economy

O Futuro é a Liberdade

Discussões sobre Software Livre e Sociedade

%d bloggers like this: