Algumas reflexões sobre o desaparecimento de Madeleine McCann

Madeleine McCann
(Madeleine McCann e os seus dois irmãos in http://img.dailymail.co.uk)

A propósito do chamado “Caso Madeleine McCann”, muito haveria a dizer… Embora sempre menos do que tudo aquilo que já escreveu e falou nos Media, que parecem cegos por este caso… Mas deixemos aqui uma singela rasura daquilo que pensamos sobre este caso:

1. O Foco dos Media: Este caso cativou inegavelmente as atenções dos Media e da Sociedade… O governo britânico está empenhado ao mais alto nível, e o governo português já deixou bem claro que considerava este caso como altamente prioritário sobre todas as outras investigações a correr… Não duvidemos que se alocam a este caso mais de 200 agentes da Polícia Judiciária isto não se faz sem sacrificar o bom andamento (e eventual prescrição) de outras investigações…

O facto de:

.se tratar de uma cidadã estrangeira, oriunda daquele que é a maior fonte de fluxos turísticos para o Algarve,

.de ser uma cidadã britânica, nação insular com a qual Portugal alimenta uma relação sentimental muito longa e perene (embora raramente correspondida),

.o sentimento de sincera preocupação pelo destino da criança,

.o aspecto frágil, louro e de olhos azuis da menina que produz facilmente na maioria dos pais um sentimento de aflição e de identificação com os seus próprios filhos

Tudo isto e muito mais contribuiram para dar a este caso um destaque e uma concentração de meios que não existiu noutros casos, como o trágico caso do Rui Pedro hoje infelizmente esquecido já pelos Media…

2. Racismo: Logo nos primeiro dias do desaparecimento de Madeleine McCann que se notou nos Media britânicos e nalguns elementos da família McCannum sentimento de descrença pelas capacidades das autoridades policiais portuguesas… O eco desta insatisfação e desta projecção de frustação foi ampliado pela muito desregrada e frequentemente imoral imprensa britânica e chegou a Portugal muito rápidamente e pode ter dado a sua contribuição para o empenho de meios que ocorreu nos dias seguintes… E alterou certamente a conduta das autoridades, já que no dia seguinte organizavam uma conferência de imprensa para notificar os Media do andamento das investigações, coisa que não está nos hábitos da nossa (excelente) PJ…

3. Os meios: O casal McCann – sendo um casal de médicos muito abastado – soube rodear-se de amplos meios para recuperar a sua filha… Para além de todas as forças policiais portuguesas envolvidas na busca (e que são a maior operação policial a decorrer em Portugal actualmente), contrataram vários advogados e detectives privados que estão agora a trabalhar em Portugal, procurando pela menina. Fundaram um site de apoio e de recolha de donativos que pode ser acedido em http://www.bringmadeleinehome.com e onde, clicando AQUI, podemos exprimir a nossa solidariedade à família. Também aqui se notou um flagrante contraste com os outros casos de crianças desaparecidas em Portugal, actualmente em número de oito (ver AQUI), já que as famílias dispõem de outro tipo de meios.

4. A “negligência”: Logo na primeira hora, existiu alguma crítica social quanto à atitude de aparente negligência do casal em relação aos seus 4 filhos… E convenhamos que as críticas têm a sua razão de ser. Deixar sózinha uma criança de 3,5 anos, dois gémeos de 2 anos a dormirem no quarto de um aldeamento, deixar o mesmo para ir jantar a um restaurante no exterior do mesmo, ainda que supostamente “vigiando sempre a porta do aldeamento”… No mínimo é displicente e provavelmente merecedor da classificação de “comportamento negligente”… Mesmo se verificavam o quarto onde dormiam os filhos de meia em meia hora, como depois afirmaram, quando nas declarações iniciais diziam apenas “observavam a porta do aldeamento de dentro do restaurante”. Não praticaram o mal com intenção, mas certamente que hoje estão arrependidos. Serve o seu exemplo, para todos nós, de que nunca se deve deixar uma criança de tão tenra idade sózinha, quer seja num país estrangeiro, quer não…

5. Os rumores “desviantes”: Como sempre acontece nestas circunstâncias, cedo surgiram os rumores que aludiam a “desvios sexuais” por parte dos pais, nomeadamente à prática de “swing” com outros casais que também passam férias no mesmo aldeamento. O rumor surgiu num blog inglês (ver AQUI) e alimentou algumas notícias na nossa imprensa (ver AQUI): ”
“Há quem garanta que este casal se dedicava à prática de swing, isto é, relações sexuais entre casais”, afirmou ontem o criminalista Barra da Costa, na RTP. Desta prática – troca sexual de casais – poderia “resultar uma vingança no casal que se poderia consubstanciar no próprio desaparecimento da criança”, acrescentou o criminalista, que não quis revelar a sua fonte mas garantiu ser uma pessoa “que sabe”. Fonte próxima da investigação desmentiu categoricamente ao CM a informação de que o casal se dedicasse à referida prática sexual. “Foi uma falsidade lançada num blog inglês”, afiançou a mesma fonte. ”

6. A pista pedófila: O andamento actual das investigações da Polícia Judiciária no “Caso Madeleine McCann” aponta para a chamada “pista pedófila”, envolvendo um residente de nacionalidade britânica de nome Robert J. Murat que viva com a mãe Jenny numa vivenda a escassos 100 metros do aldeamento de onde desapareceu Madeleine McCann. Segundo várias notícias, haveria desde cassetes de video com conteúdo pedófilo, vestígios de sites pedófilos no computador recuperado da vivenda e diversos outros indícios que colocariam Murat no centro de uma rede pedófila que estaria envolvida no desaparecimento de Madeleine McCann. Esta pista é agora o principal rumo das autoridades e esperam-se desenvolvimentos nas próximas horas neste caminho, que espere que acabe por dar com o paradeiro de Madeleine…

7. As Doze Horas: Parece certo que houve alguma lentidão na reacção inicial da Polícia portuguesa (ignora-se exactamente em que escalão). De facto, as críticas britânicas quando há existência de um lapso de tempo de doze horas entre o desaparecimento e a informação enviada ao SEF permitiram que o raptor ou raptores passassem qualquer fronteira terrestre sem problemas, ou seja, neste caso poderiam ter ido e vindo a Espanha umas boas quatro vezes… Este atraso aviso é incomum (segundo o Expresso) e ilógico, porque sendo estrangeira a nacionalidade da menina, seria excpectável que – se raptada – tivesse sido prontamente levada para fora do país aquando do rapto.

No entretanto…

Esperemos que a menina apareça rapidamente, bem e saudável (tanto quanto é possível dadas as circunstâncias) e é nesse sentido que estamos todos a torcer…

Fontes:

http://dn.sapo.pt/2007/05/05/sociedade/apartamento_ferias_facil_assaltar.html

http://expresso.clix.pt/Actualidade/Interior.aspx?content_id=391042

http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?id=805692

http://port.pravda.ru/cplp/portugal/09-05-2007/16974-madeleinemccann-0

http://dn.sapo.pt/2007/05/06/sociedade/fronteiras_controlo_na_manha_seguint.html

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1293234&idCanal=undefined

http://www.thisislondon.co.uk/news/article-23395014-details/Parents%20cling%20to%20hope%20for%20snatched%20Maddy/article.do

O que acha que aconteceu a Madeleine McCann?1) Foi raptada por uma rede de pedofilia
2) Foi raptada por uma rede de adopção ilegal
3) Foi morta acidentalmente por um dos pais
4) Foi morta intencionalmente por um dos pais
5) Fugiu sozinha e sofreu um acidente

View Results

Anúncios
Categories: A Escrita Cónia, Madeleine McCann, Sociedade Portuguesa | 86 comentários

Navegação de artigos

86 thoughts on “Algumas reflexões sobre o desaparecimento de Madeleine McCann

  1. Tenho imensa pena da menina e não se saber onde está é o pior 😦
    Espero que este caso da pequena Madeleine McCann tenha um final feliz.

  2. Com toda certeza, esperamos que essa criança apareça o mais rápido possível. Fico pensando, apenas, nas relativas ênfases que a mídia dá a cada caso. Por exemplo, desde que essa menina desapareceu, quantas outras não desapareceram também mundo afora, sem entretanto receberem a mesma ênfase?

    todos iguais, mas… uns mais ‘iguais’ que os outros?

  3. Rui
    Também eu já escrevi sobre isto no Bdk. Resumindo a minha posição:
    1º- A tal negligência que houve, existe em muitos pais, mais do que se pensa e se por um lado também pensei de imediato “que inconsciência” por outro lado este tipo de pensamento não leva a lado nenhum. Mais arrependidos do que ninguém estarão eles.
    2º – A investigação. Pela 1ª vez na história assistimos a uma tentativa de investigação á séria. Mas fica o amargo de boca de sabermos que foi motivada pelo facto de a menina ter desaparecido no Allgarve, depois por ser Inglesa
    3º – No programa prós e Contras vi a dor de uma mãe ao comparar a diferença de tratamento… ela personaliza todas as mães portuguesas que têm filhos desaparecidos. A força dela, a esperança que ainda mantém são arrepiantes…
    4º – Imprensa Inglesa – No seu melhor, a pressionar, a fazer sensacionalismo, a não deixar morrer a história…e sempre com a mania que somos criados deles
    5º – Personalidades – Achei muito bem ver personalidades a pedir a devolução da Madeleine…a atitude peca é por parca que é pois onde andavam todas estas pessoas há 3 anos atrás? Também foi no Algarve, também era uma criança desaparecida…mas era portuguesa e não importava a ninguém.

    De tudo isto fica a esperança que Madeleine, bem como todas as crianças desaparecidas se encontrem bem e voltem a casa.

    Ps – Desculpa o “testamento”

  4. Como seria bom que este tipo de situações acabasse por completo…mas tudo tem um porquê e acontecem pelo pilar onde assenta a civilização onde vivemos. Espero sinceramente que a criança apareça, assim como o desejo o mesmo para todas as outras. O resto, é resto.
    abraço

  5. lusitano1143

    Onde é que isto vai parar! Ainda ontem houve prisões em França (Rouen). 3 pedófilos planeavam raptar uma menina Belga entre os 5 e os 9 anos em Junho para abusar dela durante 3 dias e depois a libertarem (não sem antes lhe deixarem uma marca com um ferro em brasa para que ela se lembrasse toda a vida do que lhe tinha sucedido).

  6. Zé Manel Nórdico

    RACISMO BRITÂNICO NÃO AJUDA MADELEINE… NEM NINGUÉM
    Sempre que vou a Portugal, observo como muitos turistas britânicos agem com uma desenvoltura arrogante no seu contacto com Portugal e com os Portugueses. Aqui na Suécia, observo a humildade e a contenção com que os mesmos turistas se comportam. Vejo nisto uma percepção “racista” desses Ingleses em relação aos Portugueses, e uma percepção “não racista” em relação aos Suecos, um povo com maior nível de vida, e sem complexos de inferioridade quanto aos Ingleses.

  7. Nito

    Sinceramente não tenho grande esperança, neste momento a miúda já nem deve estar em Portugal.
    O caso do miúdo Rui Pedro é chocante, coitados dos pais, do miúdo (se é que ainda está vivo).
    Li num jornal on-line françês uma reportagem extensa de uma miúda que era abusada tanto pelos pais como prostituida na casa deles por estranhos encapuçados (homerns e mulheres) desde os 3 anos, durante anos ..
    A psicóloga que entrevistou a miúda disse que no primeiro dia a miúda então com 7 ou 8 anos, assim que ficou na sala abriu as pernas e os braços deitou-se na mesa e esperou para ser possuida…

    Lembro-me disto porque fiquei chocado…enfim acho que por esta altura os pais estão presos e a miúda vive noutra cidade, se voltar a encontrar o link envio.

    Não tenho muita esperança neste caso, acho que a miúda nem deve estar em Portugal se é que ainda está viva, mas espero que encontrem os culpados e que os prendam com uns pneus (tipo salsicha) e regem com gasolina e peguem fogo.

  8. na verdade acho que as primeiras horas foram decisivas e tendo expirado, a menina já deve estar fora do alcance… Morta ou viva, mas longe… Existem contudo demasiados indícios que apontam para o Murat, o marido da sua sócia e para o russo… Mas nenhuma prova. Infelizmente poderemos estar perante um “crime perfeito” em que os criminosos limparam todas as suas pistas…

    E se assim foi, bem que podem agradecer ao…

    CSI.

  9. Golani

    “Some here believe that the British presence, in all its insatiable intensity, has shaken the Portuguese police service from a secrecy which is an overhang from the Communist regime, which remained until the revolution of 1974.”

    http://news.independent.co.uk/media/article2563048.ece

  10. “Some” o tanas! Eu estou até completamente certo… Onde é que se viram antes conferências de imprensas diárias? Há aqui muita pressãozita governamental e da embaixada britânica… E foi isso que faltou ao Rui Pedro e falta no RU aos 800 menores que desapareceram desde que se perdeu o rasto a Madeleine…

  11. Golani

    …..an overhang from the Communist regime, which remained until the revolution of 1974.”

  12. na verdade, já tinha lido essa algures num blog… diz muito do conhecimento que os ingleses têm de nós… Hum.
    Ou será que contam com o governo de Vasco Gonçalves?…

  13. Zé Manel Nórdico

    A HISTÓRIA NÃO É O FORTE DE [TODOS] OS BRITÂNICOS
    Penso que os Britânicos necessitam de melhorar os seus conhecimentos da história e da geografia da Europa.
    Penso igualmente que é conveniente apontar o baixo nível jornalístico de alguns jornais ingleses.
    Na minha perspectiva nórdica, recomendaria que os jornalistas britânicos examinassem os jornais portugueses.
    O sensacionalismo insolente e mal fundado com que os média ingleses violam a integridade dos cidadãos é muito mal visto aqui na Suécia, que por acaso também tem secretismo de justiça – förundersökningssekretess – embora mais suave que o português.
    Por isso, devo apontar uma terceira constatação sobre os britânicos: Precisam de aprender a respeitar a integridade dos cidadãos, não expondo ou especulando sobre esses mesmos cidadãos.

  14. Os britânicos – em geral! – sofrem do complexo de “perda do Império”. Ainda se julgam superpotencia, e é por isso que embarca acriticamente em cada aventura dos EUA… Daqui resulta uma convicção arreigada e quase inconsciente na sua superioridade racial e um profundo sentimento de altivez frente aos “povos negros” do Sul da Europa. Há excepções (conheci algumas), mas este é o sentimento geral, alimentado durante séculos de uma aliança que foi tudo menos… paritária.

  15. Este caso já não é muito recente, mas continua actual e “fresco”. Além disso envolve questões de carácter quase permanente.
    Quem quer que não emprenhe pelos ouvidos ao ouvir jornaleiros e politiqueiros insuflarem os portuguese com um orgulho estúpido por desmesurado, absurdo e despropositado por se assentar sobre factos rascas, e que esteja ao corrente do que nos outros países se conhece dos portugueses, mas que não lhes dizem apenas por ética, não pode tomar as suas atitudes por racismo, mas apenas como desprezo por gente inferior. Por um lado, quando não se quer compreender e aceitar o que se é (os seus defeitos) é impossível de se corrigir, de progredir. Não é isto o que tem feito dos portugueses um povo cada vez mais atrasado? Por outro lado, é normal que, nestas condições tão específicas, essa atitude que parece racismo se verifique e se sinta. Não era assim antes, ao contrário do que se passa hoje era-se considerado como um povo normal. Hoje, o melhor que qualquer um tem a fazer é encobrir que é português antes de ter provado que é um ser normal, a fim de não ser repudiado desse modo que aparenta racismo. Há que compreender e que aceitar a realidade. A observação do Zé Manel Nórdico, não o prova peremptoriamente?

    Quanto à Judiciária, que de admirar? Não são como o resto de todos os outros irresponsáveis que são uma autêntica praga neste país, que fazem de tudo e de toadas as instituições uma nojeira, dos simples operários aos simples funcionários com um director corrupto, que ocupa o posto apenas por ser um imérito parasita político? Que ilusão querer esperar mais da Judiciária – faz parte dum todo. Então se eles levaram dois dias para mandar alguém saber sobre o desaparecimento do filho da pobre senhora que vimos e ouvimos no Prós e Contras, que é que os fez movimentar-se mais rapidamente com a Madeleine senão a pressão? São uns bandalhos como os restantes, que só trabalham sobre pressão. Inconscientes ao ponto de permitirem o provável assassínio dos desaparecidos. São incapazes por falta de treino e instrução adequada. A culpa em nada disto é deles porque vem sempre de cima, dos tais parasitas canalhas e vigaristas que querem “ir para a política” para viverem à conta dos outros e roubar o Estado (nós). Porque lhes permitimos. Mas a realidade sobre a PJ, assim como sobre as outras polícias é esta. Todavia conhecimentos práticos em selvajaria não lhes falta. Para se conhecerem, basta ler os relatórios de todas as organizações de Direitos Humanos. Estarão elas todas enganadas ou a mentir, escondem-nos ou somos nós que estamos embrutecidos pelo marketing selvagem dos políticos a ponto de sermos incapazes de o ver. Em Portugal até se corta a cabeça ao interrogado, mas disto ninguém se lembra. É um povo de amnésicos embrutecido por políticos indignos e traidores. Pois para a PJ fazer alguma coisa neste caso tiveram que ser muito pressionados. Como ao princípio ainda não tinham sentido a pressão, os incapazes nada fizeram para tentar evitar a eventual fuga do raptor: nem avisos às fronteiras nem filmes sobre a circulação, nem absolutamente nada. Mas têm também um pesado marketing com enormes distintivos, muita parlota, etc., a cada vez que apanham uns quilos de haxixe, em circulação livre em vários países, ou capturam outros traficantes com as informações que lhes vêm de fora. Diz-se que o raptor não teria saído imediatamente do país. É esquecer que Portugal é um país pequeno e que ele quereria distanciar-se tanto quando podia.

    Nada mudará em Portugal enquanto a corrupção política for permitida e os cargos de chefia sejam distribuídos pelos partidos em lugar de entregues por concurso a gente competente. De notar que ninguém em Portugal está ao corrente da corrupção politica que existiu na Irlanda desde a década de 1970 à meados da de 1990, expurgada pela população. São acontecimentos escondidos por uma seita de jornaleiros comparticipantes que encobre os nossos mafiosos. Não posso explicar também este caso porque o comentário já vai demasiado longo.

    http://leaopelado.bravehost.com/eu/maddy.htm
    http://leaopelado.bravehost.com/estado.htm

  16. Leão:
    A reacção inicial das polícias (PJ ou GNR) parece ter sido lenta… As 12 horas iniciais são essenciais nestes casos de desaparecimentos, e nelas, nada parece ter acontecido… Depois, entrou a PJ com todo o seu profissionalismo e com uma abundância rara de meios só possível pelas pressões de Lisboa e Londres, em simultâneo (e desviando meios de outros casos menos mediáticos…)

    A corrupção e o nepotismo instalados são flagrantes em Portugal… A partidocracia reinante, mas as 400 e tal famiglias que partilham todos os escalões do Poder e do Mediatismo são o cerne das actuais dificuldades nacionais. É imperativo vassourar esta ditadura dos “famosos” e reformar a classe governante repovoando-a com novas gentes, mais flexíveis à rotação do Poder e menos aristocráticas que as gerações que se sucedem hoje no Poder Político e nas Empresas…

  17. O problema é sempre o mesmo, como mencionado, tanto para este caso como para outros que dependam do trabalho, da eficiência, da competência, da responsabilidade, etc. Como poderá qualquer um sentir-se motivado por tão naturais e cívicos procedimentos, quando aqueles de quem a sua aplicação de pende em primeiro lugar e que os deveriam promover, são aqueles que mais obram no sentido oposto? Não sé a escória os políticos, governantes e deputados, quem mais falta ao trabalho e mais rouba o país de todas as formas? Quem tem mostrado maior ineficiência e menor incompetência a ponto de ter levado o país ao ponto em que se encontra? Quem mais se esforça em se desresponsabilizar dos seus actos?

    Tudo depende da vontade da população, o que os corruptos se esforçam por encobrir em seu proveito, espalhando a ideia falsa de que por terem sido eleitos (e aqui há ainda o caso de como os não eleitos obtêm cargos) têm o direito de decidir contra a vontade daqueles que os elegeram. Se a população fizesse como na Irlanda (u exemplo entre tantos), também teriam de obedecer à vontade do povo soberano.

    Uma coisa é certa e é a que presentemente é a mais encoberta. Enquanto os corruptos colocarem os seus parasitas nos lugares de responsabilidade, que em todos os países são desempanados por cidadãos que os ganham por concurso, é impossível reorganizar o estado e tirá-lo do caos em que se encontra. A própria razão avançada pelos partidos para justificar tal regabofe – querem pessoas da sua confiança nesses lugares – demonstra a verdade. Se querem pessoas de confiança e nem as que já lá estavam (militantes do partido que os precedeu no governo), nem pessoas competentes a quem os lugares fossem entregues por concurso lhes servem, só pode ser porque o que verdadeiramente pretendem é corruptos da sua cor para encobrirem os seus actos ilícitos/b> Para a felicidade dos parasitas corruptos, tudo isto se lhes continua a permitir. Que esperar? “Cada povo tem o governo que merece”.

  18. NO DN levanta-se agora a tese do “velejador britânico”:
    “Um dos computadores apreendidos pela Polícia Judiciária (PJ) há duas semanas na vivenda da mãe de Robert Murat -único arguido no processo do desaparecimento de Madeleine McCann e sujeito a termo de identidade e residência por suspeita de rapto-, contém “referências a um cidadão inglês, dono de um iate na marina de Lagos”, apurou o DN junto de fonte ligada à investigação.

    Madeleine, de quatro anos, desapareceu no dia 3 do quarto onde dormia com os dois irmãos gémeos, num apartamento do resort The Ocean Club, na Praia da Luz. E a hipótese de ter sido levada discretamente logo nessa noite, a bordo de uma embarcação de recreio atracada no canal junto à Marina de Lagos, é um dos cenários mais plausíveis seguidos pela PJ. O raptor poderia ter seguido em direcção a outro país, nomeadamente Marrocos, sem ter de se submeter a qualquer eventual fiscalização por parte das autoridades portuguesas.”
    http://dn.sapo.pt/2007/05/28/sociedade/judiciaria_segue_pista_velejador_bri.html

    e mais adiante.
    “Em qualquer marina, o proprietário de uma embarcação, quando quer sair, só tem de dizer qual a hora, para onde vai e o número de pessoas que leva a bordo. Ninguém lá entra para ver quem está e identificar os ocupantes que seguem viagem”, explicaram ao DN. E, em alto mar, o transbordo de qualquer pessoa ou mercadoria processa-se, na maioria das vezes, calmamente e longe da vista das autoridades.”

    A ser assim o caso adquire novos contornos: o de um Estado incapaz de vigiar as suas fronteiras, com uma total ausência de controlo policial de e para fora do Espaço schengen e a ser assim, além daquelas 12 horas de inacção, o Estado português deve somar também esta responsabilidade acrescida: a de não controlar (de todo!) as suas próprias fronteiras com Marrocos: foco de emigração ilegal e de contrabando de drogas e ninho de radicais islâmicos como os que foram responsáveis pelos atentados de Madrid.

    Ao que parece já temos o “Estado Mínimo” (minarquia) dos Neoliberais. Só que continuamos a ter um Estado pesado, sorvedor e ineficiente, mas muito pouco “mínimo”, a não ser na competência.

  19. No Reino Unido desaparecem 70.000 menores por ano. Que faz a polícia britânica? Se a menina lá tivesse desaparecido, seria apenas mais uma.

    Mas até tenho alguma esperança que a «incompetente e pobre» PJ ainda encontre a menina… duvido é que em bom estado. Essa coisa do rapto por rede pedófila ainda não me entrou bem na cabeça…

  20. E se se confirmarem as suspeitas que estará em Marrocos, com a péssima fama que esta polícia tem, de corrupta, inepta e ineficiente, então é que nunca será mesmo recuperada (sendo contudo uma boa notícia o saber-se que está viva) e agora sim, é que os tabloides britânicos vão ter razão para criticar a eficiência das policias estrangeiras…

  21. Eu adoro a Medeleine! Até lhe chamo irmã a ela e aos irmãos pois toda a gente diz que somos parecidas! Acho que o pai tem a ver com o seu desaparecimento pois não chora! AMO-TE MEDELEINE !

  22. Mariana: Estou expectante em relação às notícias sobre a chamada “pista marroquina”… Veremos…

  23. laetitia

    espero que apareca

    xau

  24. Estou chocada com a história, e o que mais me chocou foi eu ter sonhado com ela. Infelizmente acho que ela morreu, e seu corpo está no mar. Logo acharão…

  25. Paloma

    Tomare Que achem logo a Madeleine . *-*
    to muito triste com isso ela e muito fofa.
    to torcendo que a achem do geitinho que ela estava antes disso.
    =/

    Love You ForEver! Madeleine!!!!!!

  26. 666

    eu acho que o pai da maddie é o culpado de tudo , ele já queria ir embora á algum tempo , mas foi pressionado a ficar .
    este caso vai ter um desfecho politico internacional .
    coisas que não estão ao alcance de todos , e passam acima de nós , como nos esmagando nas informações erradas .
    a verdade se totalmente descoberta sera um escandalo internacional , mas na minha opinião deveria ser dada toda a verdade e demonstrar que não prestamos vassalagem a ninguem .

  27. LUISA

    EU QUEROO COMENTAR SOBRE A MEDELEINE :
    É ASSIM EU ACHO QUE OS PAIS TEM TODA A CULPA PORQUE DEIXARAM AS CRIANÇAS SOZINHAS EM CASA .

  28. Ana

    LONDRES, 27 (ANSA) – Los padres de Madeleine McCann, la niña británica desaparecida desde el pasado 3 de mayo en el sur de Portugal, admitieron haber perdido “toda esperanza” en la investigación policial portuguesa.
    El cardiólogo Gerry McCann, que regresó a Gran Bretaña este fin de semana para participar del Festival Internacional de Televisión de Edimburgo (Escocia), afirmó que “no hay pistas concretas” que lleven a resolver el caso, cuando se cumplieron 116 días desde la desaparición de la niña.
    “Queremos llegar al fondo de la cuestión y hallar a Madeleine”, declaró Gerry, de 39 años.
    “Pero obviamente, no hay señal de un avance”, agregó.
    Para los McCann, la Policía portuguesa “hace las cosas muy, muy lentamente”.
    27/08/2007 12:19

    Pois sim, MAS DEVAGAR SE VAI AO LONGE…e a nossa excelente PJ sabe o que faz e não caiu neste “circo” armado em torno de um desaparecimento muito mal contado. Vamos esperar… o que for preciso. Talvez o team Mccann quisesse mais informação para saber melhor como reagir. O silêncio é de facto o melhor.

  29. Os McCann já por diversas vezes exprimiram uma gratidão que tem muito de “britânica”. Depois da PJ ter gasto tempo e recursos no seu caso, como nunca fez em nenhum outro caso de crianças portuguesas desaparecidas ainda têm o desplante de virem criticar a lentidão e eficácia da nossa PJ.
    É curioso que só o façam agora, quando há indícios de que a sua história apresenta contradições estranhas e aparentemente insanáveis.
    Mas também quem conheça o tipo de conduta e atitude que os turistas britânicos exibem no mundo, não se poderá admirar muito com esta ingratidão, pois não?…

  30. Dorothy Cesar Justus

    Hace 4 meses sin Madeleine, dolor, sofrimiento y angustia.
    Piensen ustedes bien, las personas que la llevaran. Por favor, les pido que la devuelva, a sus padres… ella es como se fuera una nieta mía, no es posible que ustedes sean indiferentes a los llamamientos del mundo.
    Lo más importante es que Madeleine vuelva a quadarse con sus padres… es una niña… necesita de ellos.
    Me llamo Dorothy Cesar, soy brasileña vivo en Brasil.
    Estoy segura que “nuestra querida” Madeleine… tan pronto estará con sus padres.

  31. E no entretanto, começa a estranhar-se muito a demora do laboratório inglês…

  32. RM

    Já lá vão mais ou menos quatro meses desde que a pobre Maddleine McCann desapareceu… é de facto uma história triste na qual os pais, na minha opinião, parecem cada vez mais culpados.
    Olhando bem na cara de Kate McCann de cada vez que a vejo na televisão, penso não consegur afirmar que é uma expressão de sofrimento…
    E depois há aqueles pequenos pormenores que nos fazem pensar… (Ouvi-os durante 1 programa na televisão e de facto achei curioso…)

    Por exemplo: o mais óbvio de todos é o facto de durante as buscas pelos pais de madeleine e amigos, os gémeos não acordarem… bem suponho que eles não estivessem à procura da criança procurando não fazer qualquer tipo de ruído…

    Outra coisa muito interessante foi o pai, Gerry McCann estar a telefonar à imprensa britânica na noite em que a sua filha desapareceu… Sim, porque falar com os jornais e televisão é a primeira coisa que uma pessoa pensa quando os filhos desaparecem…

    E além de tudo isto, a mãe, Kate McCann, anda sempre com um urso de peluche que diz ser o preferido da filha… mas em todas as fotografias de Maddia nunca se vê esse mesmo peluche…

    Enfim, acho que nos leva a pensar bastante na culpa dos pais neste caso…
    Espero estar errada.

    Só tenho pena da pequena Maddie.

  33. dino

    Triste saber que depois de muita investigação, chegar aos próprios pais como sendo os principais suspeitos.
    Será um choque se a suspeita da polícia se concretizar.

  34. É TERRIVELMENTE CRUEL, PESSOAS SENTAREM A FRENTE DE 1 COMP. P JULGAR CASOS TÃO SÉRIO, JÁ IMAGINAM A DOR DESTES PAIS K ALEM DE NÃO SAER O PARADEIRO DA FILHA AINDA SER JULGADOS? PK AO INVÉS DESTAS TEORIAS NÃO FÇAM APENAS UMA ORAÇÃO?

  35. RM: Este caso tem muito mais do que aquilo que nos é dito… A PJ não fala, porque não deve e não pode. Os Mc Cann só falam daquilo que serve os seus interesses, sejam lá eles quais forem… Daqui a uns tempos, talvez se saiba o que está de facto por detrás disto tudo. Ou não, já que parece haver interesses muito fortes por detrás dos Mc Cann e agora que fugiram para Inglaterra tudo pode acontecer… A Rússia também pede a extradição de Berezovski ao reino unido sem a conseguir… E este já tem seis acusações, sendo uma delas de homicídio…

    Dino: Um choque que terá que aparecer indubitavelmente fundamentado ou nem quero pensar na reacção dos xenófobos ingleses contra os portugueses que trabalham (por vezes em condição de semiescravidão) na “pérfida albion”.

    stefani: Todos julgamos todos. Voçê, Stefani, não julga assim que faz aqui estes julgamentos? Os pais não julgam quando proferem e manipulam os Media? Que atire a primeira pedra aquele que…

  36. Friedrich

    No do decorrer das investigações sobre o desaparecimento da pequena Maddie, muita coisa já se disse, e a menina continua por aparecer. Actualmente, já toda a opinião pública dúvida do seu aparecimento com vida… Infelizmente para a pequena Maddie.
    A primeira hipótese foi o eventual rapto, com fins pouco explícitos, que iam desde a adopção ilegal até às macabras organizações de pedófila. Pensou-se em todas as possibilidades, e o panorama principal foi sempre esquecido ou passado para segundo plano, que foi a negligência destes pais terem deixado três crianças a dormirem sozinhas, nas suas camas, sem terem a percepção que algo poderia correr mal se acordassem e se vissem ali sozinhas.

    Na minha modesta opinião, isso é puro abandono, mas ninguém ligou demasiada importância a esse facto, porque a justificação mais plausível era o rapto. Passaram-se entretanto quatro meses e o panorama alterou-se completamente com as analises que tardaram em chegar de Inglaterra feita por especialistas…
    Mobilizaram-se centenas de pessoas indignadas com o seu desaparecimento solidarizando-se com o “sofrimento” dos pais Kate e Gerry Mc Cann em volta deste caso. Criou-se um site e nasceu um fundo de ajuda. Tudo se fez o que estava ao “nosso” alcance para desvendar o seu desaparecimento. Até o Papa Bento VI se solidarizou com o sofrimento que os pais destas crianças estavam a atravessar, e recebeu-os dando-lhes a sua bênção… nada até então se tinha visto.
    Agora tudo mudou, e de pais sofredores pelo desaparecimento da sua filha, passaram a ser os principais suspeitos em todo este caso tornando-os arguidos…
    Ora é aqui que se centra toda a minha indignação e que me levou a abordar este assunto que tanto me tem chocado, como ao resto do mundo… Enquanto estes indivíduos Kate e Gerry foram sempre acarinhados pelos media e toda a opinião pública em geral, mantiveram-se em Portugal, quando surgem novos indícios que levou o Ministério Público a constitui-los arguidos no caso, regressam ao seu país… Para mim, tornou-se uma situação um pouco bizarra…
    Agora pergunto, alguém viu alguma vez, lágrimas no rosto da Kate Mc Cann, mãe da pequena Maddie? Eu não!
    Embora possa sustentar vagamente, que a ser uma pessoa de personalidade muito forte ao ponto de não deixar transparecer tais emoções facilmente… Também acredito que essa mesma pessoa tenha sido a principal causadora do seu desaparecimento, uma vez que até lhe administrava sedativos à pequena Maddie para a poder abandonar mais tranquilamente gozando assim umas férias sem andar com as crianças sempre atrás… Isso para mim já é crueldade suficiente, quer seja ou não culpada deste caso. Além do mais não se trata de pessoas ignorantes pois ambos têm uma cultura muito acima da média, pois são médicos… A ignorância aqui nunca terá espaço, a negligência sim…
    http://movv.org/2007/05/16/algumas-reflexoes-sobre-o-desaparecimento-de-madeleine-mccann
    Este país, fica assim marcado por este infeliz caso, sem ter culpa de nada. Ajuízem vocês que eu já me sinto cansado de tanto pensar!

    Sinto-me simplesmente triste pela Maddie, não só por também ser pai, mas porque são os inocentes que pela sua tenra idade de cinco anos, que me vulcanizam a alegria nesta vida de horrores que assistimos incrédulos…

  37. Elisa

    Acho que os pais foram negligentes em deixar 3 crianças para sair e se divertirem.
    Na verdade, neste momento acho que ela não estava mais lá e viva.
    Foi um álibi para se livrarem de serem presos.
    Não consigo entender que logo quando deram por falta da menina, ligaram para o Jornal Th Sun, ao inves de ligarem para a polícia.
    Como conseguiram aparecer tanto na mídia, por tanto tempo? para arrecadar-se milhões de euros? Agora lançaram nova campanha para arrecadar fundos para despesas advocatícias?
    Tudo muito bem planejado…
    Acho dificil com toda policia portuguesa empenhada, que o casal pague pelo que fizeram e ainda vão ficar com muito dinheiro que estão arrecadando.
    Neste caso , plano perfeito para encobrir crime perfeito!

  38. É verdade: a oportunidade desse telefonema (mais o feito para a Sky) são das coisas mais estranhas desta história… Mas agora que fugiram para o RU, onde parecem contar com amigos muito influentes no governo do Labour… E longe da alçada da PJ, mais da sua melhor táctica de investigação, que é o interrogatório…
    Tudo se inclina para que não se faça justiça e que este processo não dê em mais nada, para além de uma onda de suspeição generalizada, até em Inglaterra contra este casal McCann…

  39. Golani

    E longe da alçada da PJ, mais da sua melhor táctica de investigação, que é o interrogatório…

    uma das maiores criticas à PJ ( feitas em Portugal e ainda antes deste caso) é exactamente ter como “melhor táctica” o interrogatório ( as escutas telefónicas vêm a seguir)

  40. e uma crítica bem válida! Que aliás é verdadeira e que está na raíz de uma falta de tradição tecnicista e num processo de investigação que está demasiado dependente da táctica de “obter uma confissão”, mas onde, admitamos, a nossa Judiciária adquiriu tudo o que há para aprender… É precisamente disto que fugiram os McCann… Sabiamente aconselhados pelo seu advogado português, provavelmente…

  41. carla frança

    Algumas achegas importantes nesta vossa página. Também gostei muito e aconselho todos a ler:
    Crónicas de um atoleiro anunciado
    http://madeleinemaccann.blogspot.com/
    carla F.

  42. YO CREO QUE LO S PADRES DE MADLEINE SON CULPABLES POR UNA PARTE Y POR OTRA NO ,TIENEN LA CULPA DE DEJR A MADLEINE MACCAN ,PERO NO SON CULPABLES DE SU DESAPARICION ,UNA MADRE NO HARIA ESTO CON SU PROPIA HIJA Y SIEMPRE HAY UN DICHO QUE DICE QUE LOS CUPABLES ESTÁN DONDE MENOS SE ESPERA QUE ESTEAN .

  43. Tadinha da Madeleine…
    Onde sera Que ela esta ?
    Tomara que ela apareça, para felicidade de todos…

    Mas concerteza se ela tivesse falecido esta em um mundo bem melhor que este ao lado de um pai bem melhor … DEUS

  44. tenho sobrinhos e primos mt mais novos do k eu….i n kero k akonteca ao mesmo ka menina madeleine mccanne pois…ela é tao bonita e solida komo poderam fazer ixo a uma menina inocente k n tem ideia da vida olham pra os olhinhos dela i perguntam se ela esta felix longe da familia

  45. Tenho muita pena de terem feito isto a 1 menina tao linda e solida que nao sabe o que lhe aconteceu…Pois tenho sobrinhos e primos muito mais novos do que eu e nao querou que aconteça o mesmo como esta linda menina… ela é tao inocente neste mundo… por favor devolvem a menina aos pais pois…eles estam a sofrer muito como que aconteceu a sua propria filha… olhem para os olhinhos da menina e perguntei se ela esta feliz por tar longe da sua falia e da sua terra!!!? 😦

    triste por ver estas coisas que o mundo tem

  46. ebonii-katiia

    maddie you are so special to us we will be looking for the brightest star and follow it x
    if you are near show us a sign
    we all love you

    eboni xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

  47. /mandy

    eu nao canso de olhar para a foto da pequena Maddie
    nossa, como ela é linda!
    eu tenho vontade de imprimir fotos e sair viajando pelo mundo e colando cartazes, pelo menos assim eu tambem estaria fazendo minha parte.
    sei que talvez nao adiante colar cartazes aqui no Brasil, mas que importa?
    ela pode estar em qualquer lugar do mundo, a pequena Maddie… :~

    we all love you [2] ❤

  48. /mandy

    madeleine, madeleine, madeleine, madeleine, madeleine, madeleine, madeleine, madeleine, madeleine, madeleine, madeleine, madeleine, madeleine, madeleine, madeleine, madeleine, madeleine, madeleine, madeleine, madeleine, madeleine, madeleine, madeleine, madeleine, madeleine, madeleine, madeleine, madeleine, madeleine, madeleine, madeleine, madeleine, madeleine, madeleine, madeleine, madeleine, madeleine, madeleine, madeleine, madeleine, madeleine, madeleine, madeleine, madeleine, madeleine, madeleine, madeleine, madeleine, madeleine, madeleine, madeleine, madeleine, madeleine, madeleine, madeleine, madeleine, madeleine, madeleine, madeleine, madeleine, madeleine, madeleine, madeleine, madeleine, madeleine, madeleine, madeleine, madeleine, madeleine, madeleine, madeleine, madeleine, madeleine, madeleine, madeleine, madeleine, madeleine (l…

  49. cravo

    É mais uma miúda desaparecida como tantos milhares de outras crianças pelo mundo fora. Não é mais nem menos que os outros, mas por aqui mais uma vez se vê que neste mundo não há lugar ao mesmo tratamento em relação a todos os seres humanos.
    Se fosse filha de um casal de ciganos quase ninguém se importaria.
    Se fosse feia e espumasse da boca quase ninguém se importaria.
    Se fosse filha de um casal de ciganos, feia e espumasse da boca ninguém se importaria.
    Somos todos iguais, uns mais iguais que outros.
    Não me importo mais com ela que com qualquer outro miúdo desaparecido, ou com o tratamento desigual em função da côr, raça, estrato social, nacionalidade ou beleza física. Pobres humanidade, a raça humana tem o mundo que merece.

  50. é verdade… se não fosse loura, inglesa, filha de médicos, etc, etc…
    onde estão os 54 mil britânicos que desaparecem todos os anos?
    Who cares?
    O caso distingue-se dos demais até nisso…
    e pela forma incrível como os pais souberam gerir a sua agenda mediática.
    fosse com que agenda fosse.

  51. Golani

    Se fosse filha de um casal de ciganos quase ninguém se importaria.

    algumas semanas depois da Madeleine desapareceu uma miúda cigana de Espanha, o caso foi noticiado e acompanhado pelos media, a PJ encontrou a miúda uma dia depois no Algarve…tinha fugido

  52. sim… foi noticiado… mas a Escala da coisa foi completamente diferente, temos que admitir que há algo neste caso Madeleine ou com a forma como ele foi gerido que o torna tão especial e provavelmente um dos 5 ou 10 “crimes” do Século…

  53. cravo

    O caso da miuda cigana foi noticiado porque esta miúda inglesa tinha acabado de pôr o assunto na moda. Mas não teve impacto e quase ninguém se importou. Ninguém foi para Fátima a rezar e chorar com fotografias da menina. Ninguém mandou organizar missas nem andou a espalhar fotos e cartazes ou a acender velas e pedir milagres a Santo Anás. Quando eu falei de ciganos referia-me precisamente a esse caso que ocorreu quase ao mesmo tempo mas passou quase despercebido. Afinal de contas os ciganos não são loiros nem têm olhos azuis…quem se importa? As pessoas que escreveram aqui “amo-te Madeleine”, que escreveriam se ela fosse assim e tivesse o azar de filha do Bibi?:

    Talvez a amassem na mesma, porque afinal o amor nada tem a ver com o corpo e por certo há aqui muita gente que conhece bem a personalidade encantadora da miúda(ironia). Caso contrário, apenas a “amam” pela mesma razão que os pedófilos e os traficantes de mulheres.

  54. Anónimo

    Do mundo espiritual noticias ela esta viva e se encontra em Norte de Mondawia nunca havia ouvido que existe este lugar assim ve se vcs acreditam passem para frente esta informacao obrigada continuo orando eu tambem sou forte estou na pista e um zigue sague louco de cidade em cidades de paises a paises mas eu estou na cola…

  55. Anónimo

    sou avó e mãe, também eu perdi uma filha há alguns anos Deus levou-a mas a sua morte nunca foi explicada, o processo foi arquivado, o resultado da autópsia só chegou um ano depois e nada explicava. Até hoje continuo à espera de algo que apareça e explique o que aconteceu naquele dia… acreditem é horrível não se saber como foram as ultimas horas daqueles que amamos por quem tantas noites estivemos vigilantes por causa dos dentes porque chorou e não se soube explicar, porque teve um pouco de febre, foi para a escola e demorou um pouco mais etc… depois um dia sem queixas vai e nada fica ainda por fazer. Não me culparam ninguém me acusou mas não era preciso ainda hoje me pregunto se não estaria comigo ainda se eu tivesse feito outra coisa se eu lá estivesse ela estaria aqui agora. Amigos é dificil viver nesta incerteza mas ter ainda alguém que não sabe da nossa dor a culpar-nos, deve ser mil vezes pior. Se não podemos dizer que a Madie está morta concerteza pois não existe corpo, não podemos dizer sequer que foi raptada, não seria mais humano ajudar estes pais a conseguirem suportar a dor sem fazermos de juizes. Não somos DEUS. Na minha opinião os pais não são culpados, do desaparecimento da filha pois são cultos o suficiente para arranjarem um alibi melhor, não estaria o mundo a criticá-los por terem ido jantar ou por terem bebido, ou mesmo porque não chamaram a polícia imediatamente, eles tentaram encontrá-la poderia ter-se levantado mas serem os culpados????? Será que faz sentido, os criticarmos porque não entregaram os filhos aos cuidados duma desconhecida quando temos um ditado nosso muito antigo que diz: ” mais vale só que mal acompanhado” eles não conheciam as pessoas que poderiam meter em casa e mesmo conhecendo ninguém sabe quem é melhor que quem, tanto que até dos amigos que jantaram com eles há dúvidas.Sei que a minha opinião de nada vale mas não consigo deixar de opinar; a menina foi levada por alguém que sabia que os pais se ausentavam à noite, alguém que gostou daquele sorriso encantador, alguém doente talvez e que pela calada da noite a levou mantendo-a prisioneira nos primeiros dias, talvez bem perto, quando as coisas acalmaram ou se assustaram por qualquer razão pensaram em livrarem-se do problema, passaram a criança para outra pessoa, que também não foi apanhada deste modo a menina foi passando de mão em mão. Se tivesse morrido o próprio já teria feito cair o pano e mostraria o local para acabar com os seus próprios receios. (há tantas formas de de fazer aparecer o sangue no quarto dias depois ou no carro 25 dias depois, também haveria para deixar o corpo, por exemplo junto com as roupas que dizem ter aparecido . A menina está viva – fala- de contrário apareceria. Não sou detective ,sou apenas uma avó que pede a DEUS que olhe pelos seus netos quando eles ficararem desprotegidos seja qual for a razão e que me perdoe se eu estiver errada mas acredito no que aqui expuz.

  56. K DEUS TE ILUMINE PEQUENO ANJO E K NADA DE MAL TENHA ACONTECIDO OU ACONTEÇA COM VC…..PEÇO A DEUS MEU ANJINHO K VC SEJA ENCONTRADA, E K VOLTE EM SEGURANÇA PARA SUA CASA JUNTO DE SUA FAMILIA, PARA VC PODER RECEBER TODO AMOR E CARINHO K TODAS AS CRIANÇAS MERECEM…..

  57. Mayra

    Eu tenho pra mim..que ela saiu de casa para ir procurar os pais e aconteceu alguma coisa com ela!
    Mais em nome d jesus ela vai aparecer!!!

  58. Madeleine McCann uma menina tao linda …Acho q td isso é culpa dos pais,por deixarem seus filhos sozinhos…Faz 445 dias do desaparecimento de Madeleine McCann;E nem se quer uma pista provando o desaparecimento da menina.;
    Se ate hj nao acharam o culpado,quer dizer que sao muito bons o (sequestradores ou sequestradora)…
    Acho q a pequena Madie nao esta viva, e se estive q ela volte para a alegria de todos…
    Que deus a o proteja com seu anjo da guarda…;

  59. rebeca cristina

    1-acho que a culpa foi dos pais, porque é descuido deixar seus filhos de apenas 5 anos sozinhos na casa e em um lugar que elas mal conheciam

    2-ou então devido ao fato de Mareleine McCann ser muito ativa a mãe ficava com raiva,irritada por ela ser muito ativa derrepente a mãe bateu nela com alguma coisa e sem querer bateu na cabeça dela mas na hora nada aconteceu depois de um tempo mareleine faleceu e mãe se cupou ela mesmo e devido no estados unidos se alguém matar outra pessoa a pessoa que matou é morta então ela ficou com medo e escondeu marileine em algum lugar.

    3-ou então como os pais deixaram seus filhos de apenas 5 anos sozinhos em casa e sairam, alguem pegou ela ,porque todo mundo sabe que uma pessoa de 5 anos não vai ficar quieto e em silencio na sua própria casa né ?… E como a casa era bonita ia chamar mais atenção ainda, com os gritos das crianças

    4- mas afinal de contas nunca vi um pai ou uma mãe que ama muito seus filhos deixarem eles sozinho em uma casa.
    é descuido porque eles tinham apenas 5 anos,eles deveriam pensar :égua eu não vou deixar meus filhos aqui em casa sozinhos derrepente acontece alguma coisa como eles vão se defender né? acho que vou levar eles comigo ou deixar na casa da vizinha não sei.
    se fosse eu,eu pensaria assim até eu que tenho apenas 12 e não tenho a responsabilidade que um adulto deve ter,pensaria assim.

    5- mas afinal de contas eles deveriam ter mais responsabilidade me adimiro deles,eles são adultos,apesar de que na vida cometemos erros mas eles já deveriam saber que a vida é um jogo de vida ou morte e não uma brincadeira.

    e sinto muito pelo o que aconteceu com Mareleine McCann…

  60. acho que isto é realmente bastante mau, isto e o mundo que os insenciveis dos adultos estao a criar para as crianças, apenas as estao afastar dos adultos, pois vao perdendo a confiança…!
    acho que as pessoas que fazem isto nao tem escruplos nenhuns, e deveriam por-se no lugar da criança!
    ou entao deviam pensar que no lugar dessa criança poderia estar algum seu, pois isto nao acontece so aos outros…!
    mas enfim, INFELIZMENTE e neste mundo que vivemos…!
    so tenho mais uma coisa a dizer á essas pessoas, POR FAVOR parem com isso!
    assinado:anonimo( 14anos )

  61. acho isto estupido…!
    porque nao gostavamos que acontecesse algum dos nossos..!
    mas a pessoa que fez isto e parva…!

  62. Mariana

    Será que nao foi uma das pessoas do tennis , quando madeleine foi ter a siua primeira liçao?
    nUNCA SE sabe. por vexex pensam que possam ter sido os pais… mass , cuidado….
    essa menina e Linda deus queire qe aparecan com vida.,

  63. Mascarilha

    > essa menina e Linda deus queire qe aparecan com vida.,

    É verdade, concordo. Faz-me lembrar uma ninhada de gatos que nasceram em minha casa no mês passado. Um deles é muito lindo e eu fiquei com ele e cuido dele. Os outros 3 eram feios e rençosos, e enterrei-os.
    Mas essa menina é linda sim, devia aparecer. Se fosse feia, que se f…
    Aliás, os putos feios que desaparecem só têm direito a 2 minutos de noticiário no dia seguinte e ainda assim já têm mais do que merecem. Mas essa não, essa é linda, e tal como o meu gato, merece toda a atenção.

  64. não duvides…
    se não fosse loura.
    se não fosse inglesa.
    se não tivesse desaparecido em Portugal…

    se o avô não fosse deputado trabalhista e se o governo não fosse Labour…

    estaria eu a escrever este comentário?

  65. Mascarilha

    Basta que seja bonitinha. Bonito=saudavel, e os miudos saudaveis são os que têm mais hipoteses de sobreviver e dar continuidade à espécie. Por isso as pessoas sentem uma atracção instantânea e têm tendência para cuidar mais do que é bonito. No fim de contas, esta reacção de massas não é mais do que o instinto animal do ser humano a vir ao cimo. Mas há quem acredite que se deve a um sentimento superior, quando na realidade todas as campanhas, distribuição de panfletos, romarias, missas e rezas não passam de uma reacção hormonal.

  66. sim! bem verdade… a isso chama-se Evolução das Espécies (coisa muito impopular hoje em certos círculos nos EUA…)

  67. ANDRESSA

    QUE DEUS ABENÇOE MUITO ESSA FAMILIA, QUE JA FORAM JULGADOS DEMAIS POR TEREM DEIXADOS SEUS FILHOS SOZINHOS, IMAGINO A DOR DÁ MAE E .DO PAI.. NAO VOU SER MAIS UMA A JULGAR, ACREDITO MUITO EM DEUS E TUDO OQ PEÇO É A BENÇAO SOBRE OS PAIS DE MADELEINE MACCAN, E QUE ESSA HISTORIA CHEGUE AO FIM PARA QUE ESSA FAMILIA POSSA DESCANSAR…. E DIGO QUE ESSA FAMILIA SIM É INOCENTE, SOBRE A POLICIA TENTAR CULPA-LOS, ISSO SIM FOI UMA QUESTAO POLITICA, ALEM DO MAIS, IA SER MUITO MAL VISTO UMA CRIANÇA SER SEQUESTRADA DENTRO DO ALGARVE, I(UM LUGAR TURISTICI )SSO PEGARIA MUITO MAL AO PAíS….

  68. só queria dizer uma coisa para este caso, os pais da criança podia dizer onde esta a menina. Porque é que eles nao foram presos e nao tiraram os 2 gemeos? So posserem Ingleses? Porque os pais q sofrem de verdade n querem saber de ferias ou ir ao cabeleireiro para ir para a televisao falar. Nos temos um exemplo de uma mae sofredora, A MAE DO RUI PEDRO essa pode dixer q sofre mesmo, ate hoje, e q me lembro ninguem fez nada para ajuda-la nem o governo se meteu… Os MACCAM O QUE SAFOU A ELES FOI O GOVERNO METER-SE, SE NAO IAM PRESOS COMO OS OUTROS… UM POBRE COITADO IA LOGO PRESO…É TRISTE NO MUNDO QUE TAMOS, MAS AS PESSOAS SO VEM DINHEIRO A FRENTE E É ESSES Q AS PESSOAS AJUDAM…. SO MAIS UMA COISA FRÇA Sr. Gonçalo Amaral… O SEU LIVRO É MUITO BOM, SO VEIO MUSTRAR O QUE SUSPEITAVA DESDE O INICIO…

  69. lisandro

    olha é assim: para mim acho que os pais estão envolvidos no desaparecimento da madeleine.. o livro “Madie129” mostra-nos muitos aspectos que nos “escapam”… porque que encontraram cabelos da madeleine no carro que os pais alogaram uma semana depois do desaparecimento dela? porque disseram, primeiro, que durante o jantar vigiavam os meninos de 10 em 10 minutos? como é possivel ninguem ter visto nada numa zona daquelas?porque que depois de serem suspeitos foram logo de volta para inglaterra? porque?!??!?!?.. recomendo a leitura do livro “Madie129” pois explica muita coisa que muitos desconhecem..

  70. eu acho que a madeleine mccann . O pai e a mae tavam a comer com os amigos depois o pai foi ver se tava tudo bem e encontrou um amigo dele e comesou a falar com ele a madeleine ouviu a vos do pai e foi por cima do sofa e aleijose depois algum ospede foi ver o que tava a fazer tanto barulho e viu a madeleine mccann no chao aleijada e levou-a para um sitiu que ninguem sobesebe e rapetou a madeleine mccann.É o que eu penso mas continuem com as ipoteces obrigado por deixarem-me escrever esta mensagem

  71. a culpa é dos pais

  72. ppetraaaaaaaaaa

    Nem li9 mkuito sobre o caso! Mas sei…E uma rede de pedofilia que esta por tras disso tudo!A polkicia tem que dar uma definicao ao caso!! O mundo quer as respostas e ha muita gente sofrendo por ela! Deixo de ler pq em todas as vezes que me depzro com o rostinho da menina comeco a chorar! E injusto para com ela, meu deus , o que ela pode estar passando um ser tao indefeso e horrivel!!!!!!!Quem estiver com essa crianca jamaiss a magoe!!!!!Ela e indefesa e um anjo inocente!Jamais facam isso a si mesmos pq dinheiro e tudo ilusao e vcs jamais poderao saber o que vira depois d vida e entao se mataram a crianca se retratem ou ao menos digam ao mundo se ela esta viva ou morta!!!!O que vcs estao fazendo e de uma crueldade descomunal! Vcs estao matando nao so a uma crianca mas a toda humanidade que chora pelo seu dessaparecimento! E um dia pedirao piedade por seua pecados mas sera ja muito tarde e entao arrependam-se e deem uma jeito de dizer a verdade ao mundo!!!!!Que o deus de todo poder lhes iluminem!

  73. bem… não quero desanimar, mas dizem as estatísticas que crianças assim tão novas, quando não aparecem aio fim de 48 horas, nunca mais aparecem, tendo quase sempre falecido… não me recordo dos números exatos, mas rondam os 90% de óbitos.

  74. Lara

    e se fosse uma miuda portuguesa, fariam tanto “espalhafato” como fizeram para Maddie, por amor de deus gente *.*

  75. marylind costa

    PODEM CRÊR….

    A verdade só surgirá se as consciência dos pais da Menina e seus amigos não aguentarem mais o embuste.

    Não há qualquer prova de rapto.Ninguém Lhes nega o desgosto de perder uma filha, mas porquê tanta falta de humildade não admitindo a própria negligênciae sem a qual o desastre não teria acontecido…

  76. um dia alguém falará… sendo certo que um desse grupo sabe muito mais do que diz saber…

  77. desconfiado

    sejamos honestos.. o momento de tornarem arguidos os pais da criança foi o ponto de viragem nas minhas crenças…
    piraram-se logo para ingçlaterra.. quem não deve não teme.

    Li aqui muito sobre a actuação da PJ e pergunto-vos :

    Acham que constituiam arguidos os pais sem um minimo de factos provados? acham normal os pais tratarem da gestão de fundos com aquela frieza? Dou muito crédito á PJ…

  78. sem dúvida… muito lhes valeu os laços políticos do pai..
    e sim, as evidências são claras e apontam para uma morte por negligência, camuflada logo depois.

  79. Renigado

    gostava que alguém-me responde-se.
    Mas afinal quanto tempo uma pessoa desaparecida pode ser considerada morta em Portugal? eu sou estudante e tenho esta duvida devido a uma peça de teatro, o qual a minha professora não sabe reponder e pediu para procurarmos na net.
    obrigado pela atensao

  80. rosalina ferreira

    NÃO GOSTO DE INGLESES.
    Bebem desalmadamente para de seguida terem coragem de provocar arruaças.
    Temos bocas comedoras de sardinha, mas faze-mo-lo com excelentes vinhos do nosso PAÌS ao contrário dos ingleses que as comem acompanhadas de café com leite. Nojento!
    Que dizer de um povo que come ao pequeno almoço peixe frito com batata frita?
    Mas falemos agora deste anjo, sou mãe de duas filhas, e que Deus me proteja de passar por algo idêntico.
    Se esta mãe sofre por “lhe terem raptado a filha”, ou por remorsos de algo que fez, está sem dúvida a sofrer.
    Considero-me uma mãe “galinha”, e nunca em momento algum facilitei, pois infelizmente temos que viver com esta permissa.
    Nós por cá achamos que as crianças nos cegam, isto é, agora estão aqui e num ápice desaparecem.
    Achamos também que todos os cuidados são poucos.
    Estes pais não facilitaram, simplesmente foram altamente negligentes, pois os seus bebes eram muito pequenos para ficarem sós.
    Suponham o seguinte cenário:
    Imaginem que as crianças, que se encontravam sós, e a dormir. Imaginem que uma delas acordava e não familiarizada com o local ou mesmo ensonada, e porque se trata de crianças e não têm a noção de perigo, por isso compete-nos zelar por elas, sofre um acidente doméstico, como por exemplo mexe numa tomada, cai da cama,pega num objecto cortante, etc e se magoa sériamente ao ponto de poder colocar em risco a sua vida ou a de um dos irmãos?
    E eis que acontece o pior. E agora? que fazer?
    Denunciar como um acidente? ou ocultar?
    E para esta decisão bastam alguns segundos. Depois da opção tomada não há como voltar a trás, á que manter a história até as ultimas consequências.
    Que Deus me perdoe se estou enganada, mas não consigo livrar-me deste cenário.
    Por cá também se diz: intuição de mãe!

  81. rosalina ferreira

    Considero a nossa POLICIA uma INSTITUÇÃO da MAIOR DIGNIDADE. E embora não partilhemos com os EUA, como o fazem os ingleses, da chamada tecnologia CIS das séries do AXN, não somos profissionais insanos.
    Se os pais da menina foram considerados suspeitos é porque os dados obtidos pela policia eram suficientemente credíveis.
    Porque será que quando vejo aquela mãe na televisão sinto uma necessidade enorme de vomitar????

  82. bem, aquela tecnologia toda do CSI é ficção… a maioria das policias municipais nos EUA (porque é isso que são) ainda vivem com menos meios que a nossa PJ…
    E sim, aquela senhora carrega consigo um pesado segredo… talvez daí venha a sua sensação, Rosalina.

  83. Euzinha

    9 anos depois e continua desaparecida…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

TRAVÃO ao Alojamento Local

O Alojamento Local, o Uniplaces e a Gentrificação de Lisboa e Porto estão a destruir as cidades

Não aos Serviços de Valor Acrescentado nas Facturas de Comunicações !

Movimento informal de cidadãos contra os abusos dos SVA em facturas de operadores de comunicações

Vizinhos de Alvalade

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos de Alvalade

anExplica

aprender e aprendendo

Subscrição Pública

Plataforma independente de participação cívica

Rede Vida

Just another WordPress.com weblog

Vizinhos do Areeiro

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos do Areeiro

Moradores do Areeiro

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Moradores do Areeiro

AMAA

Associação de Moradores e Amigos do Areeiro

MDP: Movimento pela Democratização dos Partidos Políticos

Movimento apartidário e transpartidário de reforma da democracia interna nos partidos políticos portugueses

Operadores Marítimo-Turísticos de Cascais

Actividade dos Operadores Marítimo Turísticos de Cascais

MaisLisboa

Núcleo MaisDemocracia.org na Área Metropolitana de Lisboa

THE UNIVERSAL LANGUAGE UNITES AND CREATES EQUALITY

A new world with universal laws to own and to govern everything with a universal language, a common civilsation and e-democratic culture.

looking beyond borders

foreign policy and global economy

O Futuro é a Liberdade

Discussões sobre Software Livre e Sociedade

Parece piada... fatos incríveis, estórias bizarras e outros micos

Tem cada coisa neste mundo... e todo dia surge uma nova!

O Vigia

O blog retrata os meus pensamentos do dia a dia e as minhas paixões, o FLOSS, a política especialmente a dos EUA, casos mal explicados, a fotografia e a cultura Japonesa e leitura, muita leitura sobre tudo um pouco, mas a maior paixão é mesmo divulgação científica, textos antigos e os tais casos ;)

%d bloggers like this: