Dos efeitos do acidente nuclear de Chernobyl e algumas surpresas quanto aos mesmos…


(O “Flukeman”, dos X-Files in http://content.answers.com)

Um estudo britânico publicado recentemente classifica os riscos de um sobrevivente do acidente nuclear de Chernobyl vir a falecer por causa do acidente comparável ao risco do mesmo sobrevivente vir a morrer por poluição do ar, ou fumo passivo.

Desde há muito que se debate o número de mortos provocados pelo acidente de 1986, mas existem cada vez mais indícios de que as consequências não foram tão graves quando se poderia inicialmente recear (a Greenpeace chegou a prever mais de 90 mil mortos)… Segundo o estudo, aqueles que mais estiveram expostos à radiação resultante da explosão do reactor 4 tiveram um aumento de apenas 1% nas mortes devidas a radiação, precisamente o mesmo valor para quem vive numa cidade muito afectada pela poluição do ar, como a Cidade do México ou Tóquio.

O estudo foi conduzido por Jim Smith “Centre for Ecology and Hydrology”, do Reino Unido e no âmbito destes trabalhos visitou extensamente o local do acidente encontrando uma vida vegetal e animal próspera e abundante e nenhuma das mutações que surgiram, por exemplo, num episódio dos X-Files… Onde num episódio da segunda temporada surge o “Flukeman” um híbrido humano-verme que se sugere ter sido criado pelo acidente da central nuclear ucraniana…

É claro que nos heróicos bombeiros e soldados soviéticos que enfrentaram o reactor e que o encerraram no cofre de cimento que ainda hoje o protege encontramos outros valores… Dos 134 homens envolvidos na primeira linha de reacção ao acidente, 40 morreram em virtude da radiação, a maioria após um sofrimento atroz, mas com a certeza de as suas acções terem salvo a vida a milhares… Que era o que sucederia se não tivessem contido o reactor 4…

Até ao momento cerca de 4 mil pessoas contraíram tumores na tiróide, naquele que é o reflexo mais visível do acidente, mas com uma taxa de sobrevida que ronda os 99%.

Este estudo reflecte algo que já se sabia: a vida é capaz de resistir a doses ligeiras de radiação durante muito tempo sem exibir ou adquirir danos consideráveis… Aliás, uma dose de radiação é essencial ao processo da Evolução (a qual também não existe, segundo o Blasfémias, assim como o Aquecimento Global). É também uma excelente notícia, já que é inevitável que – mais cedo ou mais tarde – tenhamos outro reactor a explodir, algures no mundo, algures no tempo… Demonstra que as coisas poderão não ser tão más… Mas fica o receio de saber se haverá então outros 140 heróis dispostos a dar a vida novamente… Sobretudo num regime bem diferente do soviético que ainda vigorava em 86 e onde as forças militares e militarizadas raramente discutiam as ordens… Por mais perigosas que estas fossem.

Fonte: MosNews

Se gostou deste artigo, adicione-o nas redes de notícias colaborativas:
DoMelhor.net (Portugal) DoMelhor
(Portugal) ou
Chuza.org (Galiza) Chuza
(Galiza) ou ainda em
Adicionar esta not�cia no Linkk Linkk (Brasil)

Categories: CodeFarmPt, Ecologia | 53 comentários

Navegação de artigos

53 thoughts on “Dos efeitos do acidente nuclear de Chernobyl e algumas surpresas quanto aos mesmos…

  1. sá morais

    O problema da exposição a doses não letais não é a morte, mas antes os “efeitos colaterais”…

    o eufemismo é indecente, como costuma sempre ser esta expressão…

    Quanto aos heróis, espero que a história nunca os esqueça!

    abraço!

  2. quero um beijo dele

  3. Ultramar

    Caro Rui, que os poderosos deste mundo não leiam seu texto! Ou vão achar , então, que algumas bombinhas atómicas aqui ou ali também não vão causar muitos estragos, muitas mortes por radiação… 🙂

  4. Eu sou céptico em relação a esse estudo. A taxa de sobrevida de 99% dos afectados è porque eles estão a ser vigiados incessantemente. Não se podem tirar conclusões ciêntificas de uma população que tem um tratamento preferencial e depois comparar aos outros que não têm. Seria o mesmo que sujeitar 4 000 fumadores a exames médicos exaustivos bisemanais durante toda a sua vida e depois vir dizer que o tabaco não mata porque a taxa de sobrevida deles foi superior a 99%.

    È inegável que a radiação causa cancro da tiroide e malformações nos fetos. Agora também há sitios onde a radiação natural è superior a chernobyl. Também há sitios e pessoas onde a radiação è ignorada tipo a nossa Empresa Nacional de Urânio que fechou as portas e abandonou trabalhadores e minas. Estou certo que nos ex-trabalhadores de ENU a taxa de sobrevida não è de 99%.

  5. Os malefícios da radiação são bem conhecidos e este estudo britânico não os nega… O seu cerne é de que os efeitos de doses médias e baixas de radiação, ainda que constantes, podem não ser tão maus como se acreditava… E isso é uma boa notícia, especialmente porque acho que Chernobyl foi apenas o primeiro de uma série de acidentes que, inevitavalmente, nos esperam… E penso que o tumor da tiróide, só por si próprio, não é daqueles com taxas de morte mais elevadas, o que tb contribuiu para este valor de 99% de sobrevida.

  6. eia o flukeman! Lembro-me de ter pesadelos com ele!

  7. Ursula Cabral

    Eu sou estudante,estava fazendo uma pesquisa sobre as causas e danos do acidente de Chernobyl,e infelizmente não encontrei o que queria.

    um abraço,Ursula

  8. Anónimo

    joselim nem vai dormi apos esta imagem.
    hehehe
    assinado joselio

  9. imaginemos agora o flukeman sem… maquilhagem…

  10. Eu adorei as fotos sobre essa matéria
    estou fazendo um trabalho sobre energia nuclear para a feira de ciências do meu colégio
    e vão servir muito !!

    obrigado

  11. bianca… calma! A fotografia não é de um mutante de Chernobyl (lá se vai a nota!) mas de um personagem da saudosa série X-Files (Ficheiros Secretos)!

  12. Anónimo

    vÍdeos em chernobil

  13. interessante

    eu keria comenta mais eu num sei nada

    Xauuu

  14. Nathalia

    Ha cura para as doenças de chernobyl se houver algum medicamento bom para eles.

    Por exemplo:
    uma criança que o pe aumento muito por causa da radiotividade havera um cura para o pe da crianças voltar ao normal ?

    Obrigada

  15. Nathalia

    Bem eu gostaria de visitar chenobyl quandoe u estiver um 30 anos eu tenho 12 mais quando eu tive uns 30 32 por ai uns 20 anos depois a radiaçoa ja vai ter acabado quase o que sobrar vai ser inofencivo a minha saude e das dos otros?
    poruqe faz 20 anos do acidente uqnaod fizer 40 sera que ja vai estar bom para pessoas que estudam achernobyl ?

    obrigada.

  16. Nathalia: as doenças de Cherobyl são principalemente tumores malignos, felizmente me menor número do que muitos temeram… têm os mesmos tratamentos destes, como quimioterapia (medicamentos) ou… radiação de Cobalto…
    Sim, daqui a 20 anos a radiação já se terá dispersado bastante, sendo vestigial. E aliás, outra “boa” surpresa de Chernibyl é que os níveis de radiação nos arredores são mais baixos do que se poderia esperar… Não se pode é dizer o mesmo do reactor nem do seu imenso caixão de cimento, claro…

  17. Nathalia

    Obrigada por responder as minhas perguntas!
    gostei muito deste site e muito bom mesmo!
    Eu sou muito enteresada por chernobyl !
    Bem mais agora eu gostaria de saber o seguinte:
    Quando aconteceu a acidente de chernobyl
    as pesoas pegaram a radiaçao ai elas fikaram com os problemas e tal
    e seus filhos tabem mais quando os filhos dos filhos dos filhos ou seja a 4 geraçao ainda vai ter estes problemas??

  18. Nathalia:

    Procuro sempre responder a cada comentário, embora o tempo nem sempre o permita… E seja bemvinda, sempre que por cá quiser passar.

    Sobre o acidente, recomendo esta leitura:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Acidente_nuclear_de_Chernobil

    para começar, vai obter aqui o essencial sobre este fatídico acidente.

    quanto aos efeitos da radiação, existem estudos que indicam que eles afinal foram muito inferiores ao que se pensava, e logo, os efeitos, a longo prazo yambém o serão. A quarta geração poderá ser afectada por uma percentagem de mutações genéticas herdadas das gerações anteriores, mas como esta escala foi inferior, a sua proporção de problemas será comparávelmente inferior. Em suma, deverá haver apenas um ligeiro desvio ao padrão normal, se o houver de todo… é que o homem convive com a radiação natural desde sempre, e parece ser mais capaz de resistir aos efeitos de uma dose ligeira, mas prolongada do que se pensava até hoje. Pelo contrário, este acidente demonstrou que os efeitos de uma dose alta, são tão letais como… as bombas dos EUA no Japão já tinham aliás provado de forma bem cabal…

  19. thalita

    Eu gostei do conteudo. mais ainda deixa a desejar pois precisa ser mais direto aos assuntos e ter noticias de impacto.
    vcs deviam citar algoma coisa sobre as bombas nucleares tambem, por que de um modo geral pode ser util. No mais esta muito bom!!!

  20. thalita: bem… isto é apenas um blog. Não é um jornal com jornalistas, pessoal dedicado, profissional, e isso tudo. É tudo fruto da carolice de uma só pessoa (moi) se retorno $ mas com despesa (para manter o nome de domínio e o redirect de URL)…
    e falo de tudo… desde Janeiro de 2005 e de vários milhares de posts sobre muitos temas… vários sobre armas nucleares, a propósito…
    E obrigado pelas amáveis palavras! Que ao fim ao cabo são – nestas coisas – sempre o mais importante…

  21. Francisco Nunes

    Poderiam-me explicar, ser for possivel é claro, quais sao/foram os tipos de mutações que ocorreram com os humanos e com os animais..?

    Eu tenho 14 anos e interesso-me bastante por este tipo de coisas..

    PS:Já agora..e possivel ir a Chernobyl quando tiver uns 29, 30 anos..sem la ter radiação quanse nehuma em nenhum sitio, nem no reactor..(reaccao essa tao minima q n de para apanhar nenhuma doença..)

    Obrigado..e muitos parabens pelo vosso trabalho..;)

  22. d3$tt

    Não francisco Nunes. Infelismente não vai ser possivel! Porque o uranio demora centenas de anos a degradar! E por isso no reactor ainda vai haver um nivel de radiação bastante alto! E daqui a 20 ou 30 anos ainda ninguem vai poder viver no Chernobyl.
    cumps.

  23. Estudos recentes, feitos por investigadores europeus nas matas e zonas circundantes ao reactor não detectaram mutações entre os animais… já escrevi sobre isto alíás:
    http://movv.org/2007/05/12/dos-efeitos-do-acidente-nuclear-de-chernobyl-e-algumas-surpresas-quanto-aos-mesmos/

    houve mortos, e bastante e demasiados, aquando do acidente e dos trabalhos (heróicos) de contenção do mesmo. Mas a resistência do Homem e da natureza aos relativamente baixos níveis de reacção parece ser superior ao esperado…
    É claro que sim… é verdade. Só saberemos mesmo daqui a mais uns 20-30 anos o resultado efectivo da acumulação contínua dessas baixas doses de radiação… Mas os sinais, para já, parecem animadores.

  24. Nathalia

    briiigada por responder as minhas perguntas!

  25. de nada, Nathalia.
    é o “serviço público” que por aqui se vai cumprindo… e sem taxas! 😉

  26. Vânia Brusiguello dos Santos

    O governo da época omitiu dados sobre o acidente ,
    muitos desenvolveram câncer de tireóide, entre outras terríveis doenças.As autoridades não deram quase nenhuma assistência a população que vivia nas proximidades da usina.O número de mortos foi cem vezes maior do que foi informado.
    Mais de seiscentos homens que trabalharam na usina após o acidente, morreram logo depois .
    Os índices de radição eram alarmantes, mas foram omitidos.As pessoas eram medicadas(paliativo) e depois orientadas a voltar p/ casa.Muito triste e revoltante saber do que alguns seres humanos são capazes de fazer por dinheiro e poder.

  27. Sem dúvida que o secretismo desempenhou o seu papel nas fases iniciais do acidente. Mas agora ele não é mais possível de manter… é que a ucrânia teve que abrir todos os dossiers e locais, para obter o financiamento internacional para o novo cofre do reator e que concordaria em investir sem conhecer todo o jogo?

  28. oi,
    Esse tema Acidentes nucleares de charboby”l nos fala sobre os acidentes que teve no ano de 1986, foi uma grande fala eles morreram muito cedo, mais por fim esse tema teve como objetivo para fazer uma pesquisa sobre chernoby”l
    Essas imagens de pessoas queimadas são muito orrivel mais assim esta muito bao

  29. Eu gostei do conteudo. mais ainda deixa a desejar pois precisa ser mais direto aos assuntos e ter noticias de impacto.
    vcs deviam citar algoma coisa sobre as bombas nucleares tambem, por que de um modo geral pode ser util. No mais esta muito bom!!!

  30. bem… “voces”
    sou só eu…
    e nem imaginam o trabalho que vai dando manter este site atualizado e sem qualquer usufruto de tipo financeiro…
    de qualquer forma, obrigado pelos elogios!

  31. olha so isso

  32. Anónimo

    nusss…só Deus pra ter misericordia dizoo q Deus proteja todos nós!]

    amém

  33. josé rogerio londeiro

    isso e horivel!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  34. calma!
    não é a fotografia de nenhum sobrevivente do acidente!
    é o “Flukeman”, dos X-Files!
    a ilustração não “ilustrativa”, é decorativa e está bem legendada…

  35. rsrsrsrs como sauo daqui? o q vim fazer aqui ?de vcs taoi falando?
    bai

  36. larissa

    gostaria muito de saber sobre o acidente de cobalto em san jose na costa rica não me lembro exatamente se em 1996 ou 1997!!!!desde ja agradeço

  37. costa rica?
    desse não sei…

    será que te referes a este? De 1959, o a fusão do reactor do “Santa Susana Field Laboratory” que “the incident released nearly 459 times more radiation than a similar one at Pennsylvania’s Three Mile Island in 1979.”
    http://www.knbc.com/news/10017691/detail.html?rss=la&psp=news

    ou seja, o acidente nuclear mais grave (e um dos menos conhecidos) da história dos EUA?

  38. Daniel de Souza

    É só não aparecer outra usina nuclear sem contentor como Chernobyl que não se tem mais problema nenhum.

    To lembrado dos “liquidadores”, os soldados que ficavam caçando os animais para evitar que eles levassem radiação consigo.

    Esse negócio de radiação o pessoal exagera. A radiação é brutal, mas tomando as medidas certas os danos são quase zeros, em dois dias a radiação de uma explosão nuclear(bomba atômica) cai para 1%.

    Mudando de assunto, não sabia que você usava Ubuntu também Clavis, o meu projeto do SourceForge infelizmente está parado e deve continuar assim esse mês, mas espero mês que vêm recompensar o tempo perdido.
    Vou por umas enquetes no meu blog também.

  39. e eu que em miúdo sonhei tanto com o Stalker:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Stalker

    sim, os efeitos do inverno nuclear serão muito mais graves e duradouros, dizem…

    uso pois. e só ligo o XP mesmo por causa do Mozaic!

  40. gaitero

    Bom, falando de usina esta é a ultima aqui no Brasil.

    Brasil deverá construir 50 usinas nucleares
    nos próximos 50 anos

    Agência Brasil

    RIO – O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou, em Angra dos Reis, que o Brasil já definiu como prioritária a retomada do programa nuclear brasileiro e que deverá construir cerca de 50 a 60 usinas nucleares nos próximos 50 anos – com capacidade de geração de aproximadamente mil megawatts cada unidade.

    As declarações do ministro foram dadas durante visita ao terreno onde será construída a Usina Angra 3, que deverá estar em operação, de acordo com a expectativa do ministério, em um prazo de cinco anos.

    A unidade terá capacidade de gerar 1.405 megawatts de energia em sua potência plena. Para isto, ainda este mês, terá início a preparação do terreno onde será construído o canteiro de obras e o terreno onde será erguida a nova térmica.

    “O problema surgido na Bolívia é mais uma prova de que nós teremos que dar continuidade ao nosso programa nuclear. O presidente [Luiz Inácio Lula da Silva] entende que a política nuclear é prioritária para o Brasil e Angra 3 é uma decisão pessoal do presidente – a partir de parecer do CNPE [Conselho Nacional de Política Energética]”, disse Lobão.

    O ministro lembrou que já estão definidas a construção de quatro novas unidades nucleares – (duas no Sudeste e outras duas no Nordeste), com capacidade de geração de cerca de mil megawatts cada uma.

  41. Daniel de Souza

    Vi há pouco tempo o lobão falando da construção de x usinas em y anos, lembro que a maioria eram termoelétricas movidas a petróleo(derivados), o pessoal ficou a questionar porque não aproveitar o potencial hídrico brasileiro, e usina termoquímica logo quando ecologia está em alta. Mas a resposta pra isso é bem simples. Ultimamente o que o Brasil descobriu que tem de sobra?

  42. Daniel de Souza

    Clavis seu blog tá poluído por widgets. Minha sugestão, remover o do flickr e remover a nuvem de tags mais a nuvem e a rolagem de categorias e criar uma página nova com as categorias mais uma nuvem de tag embaixo. Remova também o calendário e o top clicks. É muito mas muito widget mesmo.

  43. e o solar?
    aposto que o potencial solar do Brasil, estando nas latitudes onde está, é enorme!

    e sim… já tinha pensado nisso…
    vou tirar alguns.
    boa sugestão!

  44. gaitero

    É evidente o potencial, mas em regiões muito remotas, como por exemplo o sertão nordestino, estas usinas solares, são mais indicadas a desertos, locais onde o indice de chuvas seja pequeno, se não nulo.

    Para cá as chuvas são comuns, o que prejudicaria a produção de energia. Com ecessão do sertão, este sim, seria viável e indicado.

  45. “Baseado no cenário em que foi adotado um percentual anual de reajuste tarifário de 4% e uma TIR de 7%, a energia convencional começará a ter o mesmo preço da energia fotovoltaica, na região de Fortaleza, a partir de 2013. Nesse ano, segundo o cenário proposto, Fortaleza terá uma tarifa convencional de energia para o setor residencial de 0,62 R$/kWh, o mesmo valor que será o preço da energia fotovoltaica para essa região.

    “Na pior das hipóteses analisadas, a paridade de rede no Brasil já acontecerá no ano de 2013, sem a necessidade de subsídios. A questão é que quanto mais tarde o Brasil investir nesta tecnologia, mais ele se colocará atrás com relação aos países que já investem no que tange à maturidade e domínio tecnológico. Quanto mais cedo o país investir, mais cedo ele desenvolverá tanto nas áreas econômica e social, através da criação de uma indústria local e da geração de novos postos de trabalho, quanto na energética, através da diversificação da sua matriz.”, alertam os autores no trabalho.”
    http://www.energiasrenovaveis.com/DetalheNoticias.asp?ID_conteudo=108&ID_area=8

    sendo que pelos vistos nas regiões urbanas (as maiores consumidores e onde devem estar as produtoras, para poupar nos transportes) podem ser rentáveis (sem subsidios, como acontece agora em Portugal e na Alemanha) já daqui a muito pouco tempo!

  46. Bianca queiroz..

    estou estudando sobre isso..e achei mt interessante…
    mais essa imagem é horrivel..
    as vezes eu fico me perguntando quandu isso vai acabar…
    mais deus vai fazer apenas o bem!!!

  47. a imagem é meramente ilustrativa! pertence a um dos melhores episódios da série X.Files… ok?

  48. não vi esse episódio

  49. nossa passei mal quando vi essas imagens fiquei tonta e percebe que nao posso ser medica de jeito nenhu se nao eu morro!!!

  50. furtado

    nosa q acidente fei

  51. orb

    fukushima provou ainda existir humanos capazes de dar suas vidas por outras pessoas.. os operários que trabalham lá no japão hoje sabem o risco que correm, mesmo assim prosseguem. São, com certeza, muita mais corajosos que eu.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

Eleitores de Portugal (Associação Cívica)

Associação dedicada à divulgação e promoção da participação eleitoral e política dos cidadãos

Vizinhos em Lisboa

A Vizinhos em Lisboa tem em vista a representação e defesa dos interesses dos moradores residentes nas áreas, freguesias, bairros do concelho de Lisboa nas áreas de planeamento, urbanismo, valorização do património edificado, mobilidade, equipamentos, bem-estar, educação, defesa do património, ambiente e qualidade de vida.

Vizinhos do Areeiro

Núcleo do Areeiro da associação Vizinhos em Lisboa: Movimento de Vizinhos de causas locais e cidadania activa

Vizinhos do Bairro de São Miguel

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos

TRAVÃO ao Alojamento Local

O Alojamento Local, o Uniplaces e a Gentrificação de Lisboa e Porto estão a destruir as cidades

Não aos Serviços de Valor Acrescentado nas Facturas de Comunicações !

Movimento informal de cidadãos contra os abusos dos SVA em facturas de operadores de comunicações

Vizinhos de Alvalade

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos de Alvalade

anExplica

aprender e aprendendo

Subscrição Pública

Plataforma independente de participação cívica

Rede Vida

Just another WordPress.com weblog

Vizinhos do Areeiro

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos do Areeiro

MDP: Movimento pela Democratização dos Partidos Políticos

Movimento apartidário e transpartidário de reforma da democracia interna nos partidos políticos portugueses

Operadores Marítimo-Turísticos de Cascais

Actividade dos Operadores Marítimo Turísticos de Cascais

MaisLisboa

Núcleo MaisDemocracia.org na Área Metropolitana de Lisboa

THE UNIVERSAL LANGUAGE UNITES AND CREATES EQUALITY

A new world with universal laws to own and to govern all with a universal language, a common civilsation and e-democratic culture.

looking beyond borders

foreign policy and global economy

O Futuro é a Liberdade

Discussões sobre Software Livre e Sociedade

%d bloggers like this: