Querem afundar com a Internet…

Desde começos de Março que está a decorrer um violento e sistemático ataque à mais básica e essencial estrutura de suporte da Internet: Os root servers de DNS da Internet… Com efeito, cada vez que navegamos na Internet com o Mozilla Firefox (recomendo!) ou com o menos seguro Internet Explorer 6/7 e escrevemos, por exemplo, MovV.org, enviamos um pedido de resolução deste nome pelo endereço TCP/IP que lhe está assignado e o computador começa por perguntar à cache local do PC qual é o IP, se não constar desta, pergunta à Cache do DNS server do nosso ISP (Netcabo, Cabovisão, Sapo, etc.) depois, se o MovV.org não constar desta, este DNS Server interroga o servidor responsável pelo domain “.org” que responde pelo “MovV” e acima deste, pode mesmo perguntar ao DNS server que está acima do “.org”, nomeadamente ao “.” que ainda que não seja escrito por nós nos Browers, de facto, está sempre lá… Isto nós escrevemos http://Movv.org e o Browser soma sempre um “.” ficando na forma http://MovV.org.“. Foram precisamente os servidores que respondem pelo “.” que foram e estão a ser atacados.

Se forem bem sucedidos e estes servidores ficarem indisponíveis, a maioria dos ISPs não serão imediatamente afectados devido ao mecanismo de Cache de que falei acima, mas ao fim de 2 ou 3 dias, a Cache vai expirar e começarão os problemas à escala global, com uma série disrupção no serviço de resolução de nomes à escala… Universal… (okokokokok “universal” é meio exagero, já que as amebas mutantes de Marte e os peixes de oito olhos de Ganimedes não serão afectados…)

Quem gere estes seis servidores do “.” é uma entidade não-lucrativa sediada nos EUA conhecida como ICANN e esta reconheceu oficialmente que três destes seis servidores DNS estão a ser atacados sistematicamente e permanente desde o começo de Março, um ataque que parece proveniente da China e da Coreia do Sul. Os ataques são de “força bruta”, procurando comprometer o funcionamento destas máquinas através de ataque de “Denial of Service” (DoS), dois destes servidores ficaram praticamente indisponíveis e o sistema só conseguiu resistir devido a uma tecnologia de balanceamento de carga usada nestes servidores (AnyCast), mas algo é certo… Alguém está a tentar afundar a própria estrutura da Internet e aparentemente trata-se de alguém que tem ramificações internacionais extensas por todo a Ásia.

Fonte: http://www.icann.org/announcements/factsheet-dns-attack-08mar07.pdf

Categories: Informática | 5 comentários

Navegação de artigos

5 thoughts on “Querem afundar com a Internet…

  1. Pois… lá tinham de aparecer os nosso amigos chineses…lol!
    Só há uma coisa que não percebo… uma coisa seria boicotarem os sistemas operativos para tentarem posteriormente imporem os deles, outra é deitarem a net abaixo…

  2. Por acaso não estas a fazer publicidade camuflada a este filme que irá estrear nos cinemas: http://www.imdb.com/title/tt0337978/

    When a criminal plot is in place to take down the entire computer and technological structure that supports the economy of the United States (and the world), it’s up to a decidedly “old school” hero, police detective John McClane (Willis), to take down the conspiracy, aided by a young hacker (Long).

    Não é por nada, mas tenho detectado algumas anomalias na net nestes dias, muitos sites parecem não abrir à primeira, ou ficam a tentar detectar o link pensava que era do meu PC na volta até pode não ser. Pode haver um interesse económico nesse “crash”, resta saber qual.

  3. Não o conhecia, não… Dae aka “Odysseus” (hehehe, vou continuar a fazer isto ainda por uns tempos). Die hard?… Vi isso para aí umas duzentas vezes… Penso que estes ataques não se reflictiram no utilizador final, apenas na estrutura de dns, e só mesmo a ICANN é que deve ter dado pela coisa… Quanto aos objectivos, não acho que seja uma “conspiração mundial”, mas apenas um grupo de hackers a tentarem ganhar notoriedade e a provar que o podem fazer, se o quiserem fazer, que é sempre aquilo que motiva a maioria destes ataques (fora os ataques de Phishing, que servem objectivos financeiros muito concretos…)

  4. Esperemos que as defesas sejam sólidas e aguentem o taque. Não sei como conseguiriamos sobreviver actualmente sem a informação da Internet. Ais que lá se iam os blogs à vida 🙂
    abraço

  5. Se os 6 root servers forem ao ar… Ao fim de uns dias vai tudo ao ar… Mas o sistema é muito robusto e bem vigiado… É claro que como tudo na Informática (e na Vida), quando uma coisa pode correr mal… podes ter a certeza de que mais cedo ou mais tarde… vai mesmo acabar por correr muito mal! (Murphy)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

Eleitores de Portugal (Associação Cívica)

Associação dedicada à divulgação e promoção da participação eleitoral e política dos cidadãos

Vizinhos em Lisboa

A Vizinhos em Lisboa tem em vista a representação e defesa dos interesses dos moradores residentes nas áreas, freguesias, bairros do concelho de Lisboa nas áreas de planeamento, urbanismo, valorização do património edificado, mobilidade, equipamentos, bem-estar, educação, defesa do património, ambiente e qualidade de vida.

Vizinhos do Areeiro

Núcleo do Areeiro da associação Vizinhos em Lisboa: Movimento de Vizinhos de causas locais e cidadania activa

Vizinhos do Bairro de São Miguel

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos

TRAVÃO ao Alojamento Local

O Alojamento Local, o Uniplaces e a Gentrificação de Lisboa e Porto estão a destruir as cidades

Não aos Serviços de Valor Acrescentado nas Facturas de Comunicações !

Movimento informal de cidadãos contra os abusos dos SVA em facturas de operadores de comunicações

Vizinhos de Alvalade

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos de Alvalade

anExplica

PEDAÇOS DE SABER

Subscrição Pública

Plataforma independente de participação cívica

Rede Vida

Just another WordPress.com weblog

Vizinhos do Areeiro

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos do Areeiro

MDP: Movimento pela Democratização dos Partidos Políticos

Movimento apartidário e transpartidário de reforma da democracia interna nos partidos políticos portugueses

Operadores Marítimo-Turísticos de Cascais

Actividade dos Operadores Marítimo Turísticos de Cascais

MaisLisboa

Núcleo MaisDemocracia.org na Área Metropolitana de Lisboa

THE UNIVERSAL LANGUAGE UNITES AND CREATES EQUALITY

A new world with universal laws to own and to govern all with a universal language, a common civilsation and e-democratic culture.

looking beyond borders

foreign policy and global economy

<span>%d</span> bloggers like this: