Segundo a revista BusinessWeek, uma das maiores exportações da China é actualmente… o Spam, ou correio electrónico não solicitado. A China somente é ultrapassada nesta tão “honrosa” estatística pelos EUA, o líder incontestado nesta área…
Segundo Danny Lavinson, um representante da organização internacional “The Spamhaus Project” que estabeleceu uma filial na China em 2004, esta é a maior fonte de Spam na Ásia e é responsável por milhões de dólares de perdas diárias de produtividade pelo tempo que as vítimas deste tipo de correio electrónico não-solicitado (SPAM) gastam a depurar as mensagens de SPAM entre as legítimas, um problema que agora se estende para além do tradicional correio electrónico e que agora abrange também sectores novos como o SMS o VoIP (como o SkyPe).
Embora segundo Lavinson o governo chinês esteja alertado para o problema, colaborando activamente com a Spamhaus, o problema não tem parado de crescer… Especialmente porque algumas empresas chinesas que enviam spam massivo não estão interessadas em colaborar devido a contratos de SPAM muito lucrativos e a ISP locais moralmente neutros ou mesmo activamente participativos neste processo que tem cada vez mais consumido patamares crescentes de largura de banda e que se arrisca a entupir a Internet com lixo não-solicitado em troca do logro cometido a alguns utilizadores inocentes que continuam a existir e que alimentam este grande monstro que é o…
SPAM.
Fonte: BusinessWeek
É realmente um desespero o spam, a quantidade de tempo que perdemos em tentar anulá-lo mesmo tendo bons programas anti-spam e sabendo todos os truques para bloquear remetentes de mail.
E claro…lá tinham que estás os chineses metidos no assunto…lol
Ps – Acho que este post ainda vai dar que falar..hehe
Pois claro, China e EUA na cabeça do que nos aborrece. Este lixo que tanto gostam de produzir até ao nível informático… 🙂 Bom artigo
Abraço
o Gmail anula bastante bem o spam
já agora alerta tb para os “Nigerian Money Scams”
Net: Esquema baseado em ‘dinheiro ao quilo’ vindo de África
Economista e-burlada
http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=239975&idCanal=10
Acho que os numeros devem ser metidos em contexto. A china já è também um dos maiores mercados de internet do mundo. Adicionando o facto de toda a internet nacional chinesa estar filtrada por motivos de censura, è normal que o spam para a china seja oriundo da china. O que tem um grande impacto nos numeros globais. Quanto ao que me chega a casa è sobretudo americano e leste-europeu.
Uma menção honrosa à DECO que è a maior fonte de spam português na minha caixa de correio.
Ka: Os chineses estão a piorar neste domínio, mas creio que os EUA ainda são o líder mundial… E tb já li algures que até o nosso Portugal era uma das maiores fontes europeias de Spam!
Golani: Hehehehe, eu sabia que este post te haveria de chamar a atenção 😉 É verdade, esquemas desses há-os aos milhões… E agora até já aparecem no SkyPe, como vi ontem á noite… E ontem, também, recebi um no gmail (funciona muito bem, mas não é perfito) que era uma variação destes… VInha dos Camarões…
JG: E russo, agora tem-me chegado muito, por causa dos motores de anti-spam serem incapazes de lidar devidamente com o círilico… Quanto à DECO… Sim,. tb tenho disso! Aliás, tenho uma assinatura que queria cancelar mas a qual os tipos insistem em manter (em casa de ferreiro…)