Um dos ilusionismos mais famosos de sempre, e um dos mais espantosos desse grande vulto do mundo do espéctaculo e da Grande Ilusão que é David Copperfield (palidamente replicado pelo “nosso” Luís de Matos) é a famosa ilusão do “Desaparecimento da Estátua da Liberdade”… Nesta, Copperfield faz aquela que é muito provavelmente a mais espantosa das suas ilusões quando em 1983 ao fazer desaparecer a Estátua da Liberdade, em Nova Iorque em directo, para a televisão.
Naturalmente, da primeira vez que vi o truque fiquei impressionado e entrei logo em ritmo de matutação procurando uma solução para o problema… Como fazer desaparecer a Estátua da Liberdade? Estão fora de questão os efeitos especiais, já que um amplo número de convidados participou na Ilusão e ficou tão espantada como a audiência televisiva…
Bem, segundo os peritos da “Straight Dope” que respondem a dúvidas que qualquer um de nós lhes pode apresentar por e-mail, a Ilusão consistiu na instalação de duas torres num palco, e na colocação entre elas de um arco que sustentava uma grande cortina que seria usada para esconder a Estátua. A audiência via a Estátua através deste arco e quando a cortina descia, o palco começava uma lenta e indectável rotação. Quando a cortina era aberta novamente, parecia que a Estátua tinha desapaecido, mas estava no mesmo sítio de sempre, só que as traseiras do palco apontavam agora para… o vazio! O efeito era acentuado pelo uso de luzes brilhantes, com o fito de reduzir a precisão do olho já que a Ilusão fora executada de noite.
Fontes:
Numa das aulas de código,o instrutor disse que esse truque foi feito com espelhos, que foram posicionados de maneira que a estátua ficou num ângulo “morto”.
esse é o “mito” comum… mas neste caso, a coisa foi mais subtil… aliás, o uso de espelhos em Ilusionismo é muito menos comum do que se pensa…
The use to reflections on the concret monument is very important, my very frind Rui Martins….This is comenteri the peacelove is correct!!!
Good bye
voar
Como eu não sei. Mas que é espantoso isso é.
O publico fiocu sobre uma plataforma que se movimenta.
very simple.
Não podemos esquecer, contudo, que feixes de luz passaram sobre a Ilha da Liberdade, e atravessaram o lugar sem se chocar com a Estátua…
O palco rotatório poderia explicar como o povo não viu, mas não explica como estes feixes de luz passaram por lá, atravessando a ilha…
É uma das ilusões mais bem feitas de todos os tempos.
não houve espelho, nem palco giratório….o segredo é outro, e é muito simples(como sempre!)
talvez… e então?
qual foi ele?… 🙂
e loucura amais
Existe literatura de mágica no mercado brasileiro….é só comprar e todos terão acesso aos segredos…e verão que a maioria das mágicas são simples como essa do desaparecimento da estátua……o legal é que ele usou um segredo simples e aplicou em um monumento de grande proporção fazendo com que a ilusão ficasse também com grande proporção (mundial inclusive)……….então, se vcs querem saber, se tornem mágicos e invistam nisso comprando livros e material, e estudando a arte mágica!!!!
Deu no ano de 2000 e em 2009 em Portugal um programa de televisão q se intitulava o homem da mascara e ele revelou e quebrou o codigo dos magicos e revelou todos os grandes truques e da estatua tambem.
Bem que o Copperfield podia vir ao Brasil e fazer desaparecer o Paulo Maluf, o Jáder Barbalho e os vagabundos do MST…
espelhos e claro
Mas Copperfield ja disse nao os ter usado neste truque…
INteressante essa dai eu não conhecia.
na vdd ele fez pacto com demos dai ganhou tais poderes de teleportar a estatua a vontade dele, mais dps ele paga o preju
David é o maior…