Lost: S0303 (Season 3, episódio 3) “Further Instructions”


(Kate… Será que é mesmo… “Fininha”? Talvez… Mas quem quer saber, com este olhos?…)

 

Neste episódio, revela-se finalmente o que aconteceu a Locke, Eko e Desmond depois da explosão da Estação Cisne.

1. O episódio é muito “Locke-centric” aludindo a um episódio da vida passada de John numa comuna rural onde se cultivava marijuana. Mas regressa depois ao tempo correnta na Ilha com Locke vendo Desmond, nu, correndo na selva. Pouco depois, Locke, é quase atingido pelo bastão de Eko, caindo do céu. Locke, continua mudo depois da explosão e leva Charlie a construir consigo uma “tenda de suor” para alcançar um estado alterado de consciência e ter uma visão que o elucide sobre o que fazer daqui em diante. Charlie faz aqui uma referência velada ao filme “Altered States“, quando avisa Locke para ter cuidado e não evoluir até um neanderthal…

2. Locke encontra vários vestígios do rapto de Eko por um urso polar e encontram a Estação Cisne, com vestígios evidentes de que implodiu e não explodiu. Como se a “anomalia magnética” de Desmond (é assim que ele descreve aqui que estava por detrás do túnel fechado a cimento) tivesse engolido toda a Estação. E lá volta a minha tese favorita para aquilo que era guardado dentro da Cisne… Um miniburaco negro de Hawkins, magnéticamente carregado e enclausurado dentro de uma câmpanula tokamak e que quando esta foi desligada (Locke não inseriu os números que serviam de palavra-chave para o sistema) implodiu. Fica por explicar porque é que a Ilha (e toda a Terra, já agora…) não foram engolidos nesta implosão… E como é que Locked e Desmond escaparam incólumes… Embora sobre Desmond um episódio posterior venha a trazer alguma luz sobre esta questão.3. Locke encontra uma gruta, para onde o urso polar parece ter arrastado Eko. No interior da gruta, Locke encontra um camião de brincar da marca “Tonka”. A marca “Tonka” (ver AQUI) é uma das mais conhecidas marcas de brinquedos de construção e a aparição de um camião destes na gruta é uma evidente alusão à captura de uma criança pelo urso, uma criança sobrevivente de um anterior desastre na Ilha. Não muito longe, Locke encontra os restos de uma outra vítima do usso, um esqueleto com o logotipo da “Estação Pérola” no uniforme… Sinal de que a Dharma não controla as suas criações.. Os ursos polares que eram alvo das suas experiências genéticas e que aparecem referenciados no mapa da parede da Estação Cisne.

4. Hurley, entretanto regressado, encontra Desmond, nú, na selva. Este conta-lhe que acordara no meio da selva sem roupa. O que aconteceu a Desmond? Obviamente, não foi empurrado para fora da Cisna, já que esta implodiu… Será que foi assim desmaterializado-materializado? Nalgumas histórias de FC, as naves e tripulantes que caiem num Buraco Negro são desmaterializados e tornados em quanta desorganizado, e recompostos de novo. Desmond parece ter sido vítima de um processo semelhante… Isto implica que não deve ter sido um processo natural, mas algo de artificial. Será que… Toda a Ilha era a fonte de energia do antigo continente de Mu, de quem os Outros são descendentes e que alguém (os Outros ou uma outra entidade) teriam usado para reconstruir o corpo e a consciência de Desmond?

5. Rodrigo Santoro (“Paulo”) tem pouco depois a sua primeira aparição em … Quando ele e Nikki interrogam Hurley sobre o destino de Jack e Eko. Será que veremos mais de Santoro nos próximos episódios?… Não naqueles até eu já cheguei… Mas esperemos que esta tendência se inverta, de acordo com as declarações de Rodrigo na entrevista que recentemente referi.

Anúncios
Categories: Ciência e Tecnologia, LOST (Perdidos) | 9 comentários

Navegação de artigos

9 thoughts on “Lost: S0303 (Season 3, episódio 3) “Further Instructions”

  1. Quanto a este episódio fiquei com uma dúvida que já coloquei. O líder da comunidade agricola onde Locke estava não é Tom? Tom é o “outro” das Barbas que julgavamos ser o líder até sabermos que rea Ben. Fiquei com essa impressão e como já anteriormente aconteceram relações destas entre personagens… Como por exemplo o Kevin que estava com Desmond na estação Cisne e que Desmond acabou por matar, era comandante das forças americanas no Iraque e foi ele que obrigou Sayid a torturar o seu próprio capitão…
    Um Abraço.

  2. Outsider:

    “O líder da comunidade agricola onde Locke estava não é Tom? Tom é o “outro” das Barbas que julgavamos ser o líder até sabermos que rea Ben. Fiquei com essa impressão e como já anteriormente aconteceram relações destas entre personagens… Como por exemplo o Kevin que estava com Desmond na estação Cisne e que Desmond acabou por matar, era comandante das forças americanas no Iraque e foi ele que obrigou Sayid a torturar o seu próprio capitão…”

    bem… não reparei nessa semelhança, mas andei entretanto na caça na net e de facto encontrei vários tipos que também viram o mesmo que tu (mas não muitos, é certo…) Ainda não consegui rever o episódio, para tirar as teimas, mas admito que podes ter razão… é que flashbacks em que se cruzam personagens é algo muito comum em Lost, e por isso, nada me espantaria se assim fosse, embora flashbacks cruzando Outros com Sobreviventes… Não recordo de nenhum, dos que lêm isto, alguém se lembra de tal?

  3. A série anda estranha e começa a ter muitas contradições e pormenores que não batem certos, entre os episódios, espero que não me aconteça o mm com os X-Files, quando me pareceu já demasiado ridículo a históri abandonei a série.

  4. Dae: penso que te referes à desilusão que muitos sente por aquilo não andar mais depressa e à história do “esticar o peixe”… E tens razão.. às vezes tb sinto isso… mas a história continua a ser sublimamente contada e o enredo é fascinante… e olha que já soltaram umas pontas… poucas, é certo, mas repara que nos últimos episódios não foram introduzidos novos “mistérios” e que pelo contrário alguns conheceram solução:
    1. como contactam os Outros com o mundo exterior
    2. onde vivem os Outros
    3. Ben é o líder dos Outros?
    4. Os Outros comunicam com o Mundo Exterior?
    5. Qual é a relação entre a Dharma e os Outros?
    6. A Dharma na Ilha ainda existe?
    e mais umas quantas…

  5. Parece realmente que algumas respostas começam a aparecer. No entanto há aonda muito por explicar e nunca mais se soube nada sobre aquela coisa negra que andava pela ilha. Vão dar mais três episódios no domingo à tarde e espero que ai encontremos as respostas que faltam.
    abraço

  6. sa morais

    Bem… Resposta resposta acho que só a 3…

  7. e olha que afinal… Ben é bem capaz de não o chamado líder máximo…

  8. mais uma vez repito: a série esta com excesso de enredo… por enquanto ainda vai valendo a pena, mas que algumas das histórias se resolvam rapidamente!

  9. Sá: “excesso de enredo”… Colocas bem a questão… os produtores perceberam na s1 que o interesse da série residia precisamente na criação de mistérios na Ilha, e vai daí, toca de os criar… Existem agora algumas dezenas com solução pendente, só de cabeça:
    1. O que é o passáro verde
    2. O que são as visões
    3. Pq se cura o cancro na Ilha
    4. O que estava na Estação Cisne
    5. Quem são os Outros
    6. Que estátua era aquela no fim da S2?
    7. Onde está a Dharma?
    8. De onde vieram os Outros?
    9. Quem é o líder dos Outros?
    10. Pq se conheceram antes todos os sobreviventes do Oceanic 815?
    etc etc etc

    mas continuo a acreditar que vão esclarecer todos eles, cumprindo uma promessa que fizeram quando lhes perguntaram se não iria acontecer o mesmo que aconteceu aos X-Files: acabar à volta de si próprio para grande desinteresse dos fãs…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

Eleitores de Portugal (Associação Cívica)

Associação dedicada à divulgação e promoção da participação eleitoral e política dos cidadãos

Vizinhos em Lisboa

A Vizinhos em Lisboa tem em vista a representação e defesa dos interesses dos moradores residentes nas áreas, freguesias, bairros do concelho de Lisboa nas áreas de planeamento, urbanismo, valorização do património edificado, mobilidade, equipamentos, bem-estar, educação, defesa do património, ambiente e qualidade de vida.

Vizinhos do Areeiro

Núcleo do Areeiro da associação Vizinhos em Lisboa: Movimento de Vizinhos de causas locais e cidadania activa

Vizinhos do Bairro de São Miguel

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos

TRAVÃO ao Alojamento Local

O Alojamento Local, o Uniplaces e a Gentrificação de Lisboa e Porto estão a destruir as cidades

Não aos Serviços de Valor Acrescentado nas Facturas de Comunicações !

Movimento informal de cidadãos contra os abusos dos SVA em facturas de operadores de comunicações

Vizinhos de Alvalade

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos de Alvalade

anExplica

aprender e aprendendo

Subscrição Pública

Plataforma independente de participação cívica

Rede Vida

Just another WordPress.com weblog

Vizinhos do Areeiro

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos do Areeiro

MDP: Movimento pela Democratização dos Partidos Políticos

Movimento apartidário e transpartidário de reforma da democracia interna nos partidos políticos portugueses

Operadores Marítimo-Turísticos de Cascais

Actividade dos Operadores Marítimo Turísticos de Cascais

MaisLisboa

Núcleo MaisDemocracia.org na Área Metropolitana de Lisboa

THE UNIVERSAL LANGUAGE UNITES AND CREATES EQUALITY

A new world with universal laws to own and to govern all with a universal language, a common civilsation and e-democratic culture.

looking beyond borders

foreign policy and global economy

O Futuro é a Liberdade

Discussões sobre Software Livre e Sociedade

%d bloggers like this: