Haverá Vida em Marte?


(http://www.spacedaily.com/images/mars-water-newcolor1-desk.jpg)

Os cientistas reunidos no congresso da “Associação Americana para o Avanço da Ciência” que decorre em São Francisco (EUA) acordaram que existe actualmente uma multiplicidade de pistas que apontam para a existência de vida na água que existe no seu subsolo.

Estas conclusões das sonda americana (MRO) e europeia (Mars Express) apontam claramente para a existência de água no subsolo marciano, um local menos inclemente que a hostil superfície marciana e que pode ser o último refúgio da vida que outrora properava nos rios e no oceano marciano.

No passado Dezembro, como noticiámos AQUI, a sonda Mars Global Surveyor detectou a formação recente de duas ravinas numa cratera marciana que pareciam indicar que a água no subsolo extravasava para a superfície. Estas formações já estavam na mira dos planetólogos desde 2000, já que poderiam ser uma prova da existência de água líquida no Planeta Vermelho.

A reforçar estas pistas, temos a detecção recente de metano na atmosfera marciana… E a quase certeza que este gás está lá porque foi produzido através de bactérias, por processos biológicos…

Estas pistas reforçam a necessidade de realizar uma missão tripulada conjunta a Marte… Uma missão ambiciosa e cara, mas que pode reunir num conjunto coeso e uniforme as três grandes potencias espaciais da actualidade (EUA, Rússia e Europa), já que Índia e China parecem mais empenhadas em percursos propagandísticos autistas e estéreis…

Fonte: Público

Acredita que o Homem vai acabar por enviar uma missão tripulada a Marte?
1) Sim
2) Não

View Results

Categories: SpaceNewsPt | 13 comentários

Navegação de artigos

13 thoughts on “Haverá Vida em Marte?

  1. petraev

    Acredita que o Homem vai acabar por enviar uma missão tripulada a Marte? Claro..
    Quanto à existência de vida… era bom realmente. Era capaz de “dar jeito” 😀

  2. Ultramar

    É quase certo que os EU devem ser os primeiros a levar uma missão tripulada à Marte e…sozinhos, pois querem que esse feito seja só deles. Depois, por economia, podem dividir os custos de uma viagem como essa com outros.
    Mas diferentes grupos podem ser formados para futuras missões tripuladas à Marte, à Lua, etc. Norte-americanos, russos e europeus podem até ser os primeiros, mas outros chegarão lá também. E não só chineses, indianos e japoneses. Até porque é inevitável que essas viagens se tornem mais baratas, com o passar do tempo. E há outros países desenvolvendo tecnologia aeroespacial, que podem unir-se entre eles ou com esses primeiros, para essas viagens.

  3. Espero bem que as 3 potências se entendam e ponham de lado os desentendimentos e superioriodades e colaborem para que se possa enviar uma missão tripulada a marte. Isso seria um salto astronómico para a humanidade…
    Um Abraço.

  4. petraev

    Acredita que o Homem vai acabar por enviar uma missão tripulada a Marte? Claro.
    Quanto à existência de vida… espero que sim. Era importante.

  5. ultramar e outsider: esta dispersão de recursos e conhecimentos é ridícula e escandalosa… Sendo o Espaço o destino último do Homem, todas as nações da Terra deviam contribuir para a sua exploração e não competir nela, com objectivos políticos ou militares… agora vá-se lá dizer isto aos senhores que mandam no mundo… Felizmente neste domínio, a ESA é exemplar e veremos se o seu exemplo frutifica: um conjunto de países unidos no e pelo Espaço… E aqui temos larga vantagem sobre as rivalidades e desperdícios, da nasa, do japão, da rússia, da china, etc, etc…

  6. Ultramar

    Rui: concordo plenamente que melhor seria todos se unirem nesse objetivo. Mas, hoje, parece utopia. Como eu disse, diferentes grupos poderão ser formados, no futuro, para essas (e outras) missões no espaço. Mas uma conscientização que leve todos a se unirem, deve levar mais tempo…

    E eu não sei se os objetivos, as intenções que levaram à ESA foram as mais nobres, se foram, digamos, altruístas ou se apenas quiseram reunir forças para melhor competir com Rússia, Estados Unidos… Se foi um motivo ou uma razão nobre que gerou a ESA, então eles devem aceitar a participação de outros que queiram se associar futuramente, como o Brasil, por exemplo. Caso contrário…

  7. Ultramar: tanto quanto sei a ESA teve os motivos mais nobres que se pode imaginar (neste mundo em que vivemos, isso nem sempre é comum…), é claro que pretendia valorizar a industria e a ciência europeias, no contexto de uma Corrida Espacial que envolvia na década de 60-70 os EUA e a URSS, mas nunca teve os objectivos militares que sempre foram a essência dos programas espaciais soviético e americano… Nem os mesmos orçamentos!

    Mas é um bom modelo e devia ser “exportado”… Por exemplo, para a América Latina, que tem estado arredada dos imensos lucros gerados pela industria espacial…

  8. com certeza no sub-solo de marte tem vida e serar descoberta pela sonda vai escavar o polo sul de marte e todos no planeta terra saberao que nos nao estamos so no universo e que pode sim fora do sistema solar ter vida inteligente .

  9. João Paulo

    Claro que vai haver uma missão tripulada pelo homem a Marte! Já está marcada… Vai-se realizar em 2020… Quanto a existir vida em Marte… Não sei… Mas já descubriram água lá… Pode ser que sim… Já agora, gostaria de deixar uma questão no ar… SERÁ QUE O HOMEM ÉRA CAPAZ DE COLONIZAR MARTE?

    Um abraço

  10. marcada, marcada… não diria tanto.
    há planos (difusos) da NASA, mas nada de muito concreto.
    e agora, com os problemas económicos nos EUA, tudo está em risco, até o regresso à Lua, que já se batia com problemas orçamentais e que está também muito atrasado.
    Seríamos capazes até de terraformar Marte… e de o colonizar, claro. mas é uma operação de custo imenso e só realizável em consórcio multinacional… o que é plausível entre Japão-Europa e EUA. Mas a China, a 3ª potencia espacial mundial faz tudo sózinha e a Rússia só agora começa a reaparecer no espaço profundo…

  11. pow isso e bizarro

  12. E logico que nos outros pranetas existem vida como na terra existe vida intelegente em Jupite marte venus dever eexisti o planeta tera e muinto grande e existe milhares de planetas que ainda nao foram de corbero e em cada um desses planesta podes ter ata duas luas ou mais intao e porisso que eu acho que tem vida intelegente em outros planetas

  13. Com certeza q ñ existe vida fora da terra, neste universo em q existimos, somos a jóia da criação, se alguma aparecer por lá, saiu daqui…já tivemos mt tempo p ve-las…estamos sós, porém acompanhados um dos outros.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

Eleitores de Portugal (Associação Cívica)

Associação dedicada à divulgação e promoção da participação eleitoral e política dos cidadãos

Vizinhos em Lisboa

A Vizinhos em Lisboa tem em vista a representação e defesa dos interesses dos moradores residentes nas áreas, freguesias, bairros do concelho de Lisboa nas áreas de planeamento, urbanismo, valorização do património edificado, mobilidade, equipamentos, bem-estar, educação, defesa do património, ambiente e qualidade de vida.

Vizinhos do Areeiro

Núcleo do Areeiro da associação Vizinhos em Lisboa: Movimento de Vizinhos de causas locais e cidadania activa

Vizinhos do Bairro de São Miguel

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos

TRAVÃO ao Alojamento Local

O Alojamento Local, o Uniplaces e a Gentrificação de Lisboa e Porto estão a destruir as cidades

Não aos Serviços de Valor Acrescentado nas Facturas de Comunicações !

Movimento informal de cidadãos contra os abusos dos SVA em facturas de operadores de comunicações

Vizinhos de Alvalade

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos de Alvalade

anExplica

aprender e aprendendo

Subscrição Pública

Plataforma independente de participação cívica

Rede Vida

Just another WordPress.com weblog

Vizinhos do Areeiro

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos do Areeiro

MDP: Movimento pela Democratização dos Partidos Políticos

Movimento apartidário e transpartidário de reforma da democracia interna nos partidos políticos portugueses

Operadores Marítimo-Turísticos de Cascais

Actividade dos Operadores Marítimo Turísticos de Cascais

MaisLisboa

Núcleo MaisDemocracia.org na Área Metropolitana de Lisboa

THE UNIVERSAL LANGUAGE UNITES AND CREATES EQUALITY

A new world with universal laws to own and to govern all with a universal language, a common civilsation and e-democratic culture.

looking beyond borders

foreign policy and global economy

O Futuro é a Liberdade

Discussões sobre Software Livre e Sociedade

%d bloggers like this: