Segundo a RTP, os “misteriosos desenhos dos incas” estariam em risco de serem destruídos… Mas quais “misteriosos desenhos”?

Segundo uma notícia da RTP, “os misteriosos desenhos incas do Peru teriam escapado por escassas centenas de metros às inundações que se abateram sobre este país.”

Pois é… Quando ouvi aquilo fiquei logo a matutar sobre que “desenhos incas” seriam estes… Será que… Não, não podia ser!… Mas quando ouvi referirem os misteriosos desenhos de um “macaco”, que ao que parece seria este:

Percebi que estavam afinal a falar dos misteriosos desenhos dos índios Nazca… Do peru, sim, mas que nada têm a ver com os incas… Estes desenhos foram criados no deserto a cerca de 250 Km para sul da capital peruana, Lima, numa data que se estima estender de 200 a.C. até 700 d.C., com motivações desconhecidas, mas que se supõem serem religiosas ou rituais e consistem em várias centenas de desenhos de aranhas, mãos, macacos, lagartos, motivos puramente geométricos, etc.

Ao contrário do que dizia a notícia da RTP, os desenhos não estavam a salvo das inundações nem das derrocadas… Bem pelo contrário, decorrem agora trabalhos urgentes de protecção aos desenhos mais importantes e alguns dos menos conhecidos já foram seriamente danificados…

A prioridade dada pelo governo peruano a estes trabalhos resulta do facto dos desenhos de Nazca serem das maiores atracções turísticas do Peru e também um dos mistérios mais conhecidos do Mundo… Com excepção talvez da redacção da RTP, ao que parece… Francamente, sempre defendi que a condição de Jornalista deve ser incompatível com um baixo nível de Cultura geral, e o que mais intriga em gaffes desta escala é saber que para que uma notícia chegue a ser emitida, tem que passar pelo crivo de… quantas pessoas? Dez? Vinte? E ninguém reparou nesta gaffe? Ou estavam-se todos nas tintas e deixaram o apresentador passar uma figura triste para satisfazer uma qualquer quezília redactorial? Não sei… Mas seria bom que erros desta escala não se tornassem cada vez mais comuns, já que a televisão é, infelizmente, o principal educador da nossa sociedade e certamente a maior fonte de cultura disponível para a maioria das pessoas.

Imagens dos desenhos Nazcas, AQUI

A notícia, tal como ela devia ter sido dada… AQUI

Conhecia estes desenhos dos Nazca?
1) Sim
2) Não

View Results

Categories: A Escrita Cónia, Economia, História, Sociedade Portuguesa | 9 comentários

Navegação de artigos

9 thoughts on “Segundo a RTP, os “misteriosos desenhos dos incas” estariam em risco de serem destruídos… Mas quais “misteriosos desenhos”?

  1. É lamentável… Não há um redator que leia as peças antes de elas irem para o ar e evitar-se assim alarvidades destas? De certeza que muita gente quando agora vir aqueles desenhos vai dizer com toda a certeza que são Incas… A RTP tem uma grande responsabilidade na educação da população e não é com informações erradas que presta serviço público…
    Um Abraço.

  2. De que estavas tu á espera. A maioria dos jornalistas que fazem as noticias hoje em dia são estagiários mal pagos e que pouco ou nada sabem de nada. A urgencia de encher os telejornais com “curiosodades” faz destas coisas. O tempo das noticias sérias já lá vai há muito tempo.
    abraço

  3. Pedro Tavares

    Eu tenho um pequeno “grande” livro do circulo de leitores que me foi oferecido à 19 anos atrás, que me mostrou pela 1ª vez estas fantásticas imagens dos Nazca.
    A conclusão a que chego é só uma lê-se muito pouco no nosso país…..

    Voltando um pouco atrás, conseguem imaginar os sonhos que tinha, nos quais misturava Nazcas com seres extraterrestres? Sejam sinceros não deve ter sido nada fácil para uma civilização que não conhecia o voo (o humano, obviamente) construir estruturas que quando vistas do ar (bastante alto aliás) compunham espantosos desenhos. Dá que pensar não dá??

  4. È um caso de racismo latente, ie “todos os indios parecem iguais”. È incrivel o numero de textos que se lê que não conseguem distinguir a china, o japão, a coreia e o vietname entre si, por exemplo.

    Agora ao ler esta noticia o que me ocorreu foi outra coisa: esses desenhos têm largas centenas de anos, porque só agora uma cheia os iria apagar?
    Terá alguma coisa a ver com os canais terem sido entupidos pela passagem de caminhos de turistas?

  5. Maddix

    Boas… Caro Rui, se ainda não te debruçaste sobre este assunto, gostaria muito de ler a tua opinião sobre os desenhos de Nazca. Se já o fizeste, digam aí o link do post, sff. 🙂

    Cumpz!

  6. A Televisão que deveria ter um papel importante na formação é o que se vê….
    Já conheica essas figuras, mas é sempre reconfortante ler a propósito. Gostei muito desta tua preocupação.
    Abraços

  7. outsider: não sei mesmo… de facto, onde está o Redactor? Será que hoje as notícias são fabricadas tão depressa que nem há tempo para pensar antes de emitir? Será que é o medo de que a concorrência dê a notícia primeiro?

    kaos: estagiários escravizados que rodam todos os dois anos e que tentam tudo para ficarem nas redacções… quase sempre sem sucesso… mas como são baratos e dóceis, todas as redacções dependem cada vez mais do seu trabalho…

    pedro: tb tenho esse! precisamente o livro que me despertou para os mistérios do mundo e que me pôs a sonhar durante toda a minha adolescência… okokok! e ainda hoje! é o “Mistérios do Mundo” ou assim, não é? Infelizmente ainda está encaixotado algures e já não lhe ponho a vista em cima há uns bons 10 anos…

    jg: pois… é que a erosão do deserto é hoje mais alta do que nunca… isso mais o Aquecimento Global e o seu efeito nos extremos climáticos como este que se abateu sobre o Peru.

    Maddix: não… esta é a primeira vez que falo de Nazca… Mas fica em agenda, garanto!

    tb: ando sempre em cima dos desgraçados das televisões, admito… Mas choca-me tanto ver aquele que devia ser o principal veículo de cultura ceder a estas interpretações fáceis, imediatas e erróneas… eu sei que eles fazem o melhor que sabem, mas o sistema devia impedir asneiras destas… e a invasão inocente das redacções por estagiárias de que fala o Kaos está certamente na raíz desta sucessão de gaffes que se observam hoje nos Media, mas sobretudo nas televisões…

  8. ui,se for a contar as vezes que já ouvi erros no telejornal..

  9. eu conto… sempre que os apanho, zás.
    faço um post!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

Eleitores de Portugal (Associação Cívica)

Associação dedicada à divulgação e promoção da participação eleitoral e política dos cidadãos

Vizinhos em Lisboa

A Vizinhos em Lisboa tem em vista a representação e defesa dos interesses dos moradores residentes nas áreas, freguesias, bairros do concelho de Lisboa nas áreas de planeamento, urbanismo, valorização do património edificado, mobilidade, equipamentos, bem-estar, educação, defesa do património, ambiente e qualidade de vida.

Vizinhos do Areeiro

Núcleo do Areeiro da associação Vizinhos em Lisboa: Movimento de Vizinhos de causas locais e cidadania activa

Vizinhos do Bairro de São Miguel

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos

TRAVÃO ao Alojamento Local

O Alojamento Local, o Uniplaces e a Gentrificação de Lisboa e Porto estão a destruir as cidades

Não aos Serviços de Valor Acrescentado nas Facturas de Comunicações !

Movimento informal de cidadãos contra os abusos dos SVA em facturas de operadores de comunicações

Vizinhos de Alvalade

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos de Alvalade

anExplica

aprender e aprendendo

Subscrição Pública

Plataforma independente de participação cívica

Rede Vida

Just another WordPress.com weblog

Vizinhos do Areeiro

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos do Areeiro

MDP: Movimento pela Democratização dos Partidos Políticos

Movimento apartidário e transpartidário de reforma da democracia interna nos partidos políticos portugueses

Operadores Marítimo-Turísticos de Cascais

Actividade dos Operadores Marítimo Turísticos de Cascais

MaisLisboa

Núcleo MaisDemocracia.org na Área Metropolitana de Lisboa

THE UNIVERSAL LANGUAGE UNITES AND CREATES EQUALITY

A new world with universal laws to own and to govern all with a universal language, a common civilsation and e-democratic culture.

looking beyond borders

foreign policy and global economy

O Futuro é a Liberdade

Discussões sobre Software Livre e Sociedade

%d bloggers like this: