A Sonae aumenta a sua proposta pela Portugal Telecom para 10,5 euros


(Mais uma excelente montagem do WeHaveKaosInTheGarden)

A recente subida da proposta da Sonae.com para 10,5 euros é uma resposta a todos os analistas que avaliavam a proposta inicial como insuficiente (como temos referido por ESTAS bandas) e um reconhecimento da validade destas críticas… Um recuo raro em Balmiro, mas que responde a favor dos méritos da personagem, já que mostra uma flexibilidade que não parecia ter…

Mas este aumento também significa que este acréscimo muito significativo representa um aumento do afluxo de capitais aos cofres da Sonae.com… Já sabemos que a fonte desta afluxo não pode ser a banca portuguesa… Será que vem também do Santander, como a parcela de leão da proposta inicial? Ou será que vem de um outro investidor estrangeiro, como a France Telecom? De uma forma ou de outra, o aumento do envidamento que representa garante praticamente que logo que a OPA estiver concretizada (agora uma possibilidade bem real) a Sonae se apressará a vender a Vivo e tudo aquilo que na PT fôr considerado fora do seu Core Business… Para mal da Economia portuguesa, que assim assisistirá simultaneamente ao encolher da maior empresa nacional (a Portugal Telecom) e ao endividamento esmagador da maior empresa privada portuguesa, a Sonae…

É claro que nem todos acreditam neste aumento… Joe Berardo, o maior especulador bolsista português e o detentor de 2,07% da PT afirmou que “continuam na brincadeira. Primeiro diziam que íam descer o preço, depois que o íam manter e agora oferecem isto? Esta oferta não pode ser admissível.”

Fonte: Agência Financeira

 

Acha que a OPA da Sonaecom sobre a PT será positiva para a Economia Portuguesa?
1) Sim
2) Não

View Results

Anúncios
Categories: Economia, Websites | 7 comentários

Navegação de artigos

7 thoughts on “A Sonae aumenta a sua proposta pela Portugal Telecom para 10,5 euros

  1. Sinceramente tudo isto me preocupa. Num país sem leis quem paga tiudo é sempre o consumidor final. Isto é, nós.
    Beijinhos

  2. estas movimentações dos tubarões, fazem-se, como sempre, à revelia do Bem Público e do interesse da população… assim o vai permitindo a nossa frágil Lei…

  3. Golani

    vocês estão a falar de quê !?

    “Num país sem leis”……….que leis é que estão a ser violadas ?

    “quem paga tiudo é sempre o consumidor final”…….como assim? os consumidores beneficiam cada vez mais de vasto leque de produtos e serviços de melhor qualidade e a preços mais reduzidos

    “estas movimentações dos tubarões”….que tubarões ? este é o mercado de capitais a funcionar…um empresa decidiu comprar outra, em Assembleia Geral os accionistas vão decidir se querem vender ou não

    “à revelia do Bem Público e do interesse da população” ……..ahh!?…bem público ? deveria ser uma empresa estatal a fornecer as telecomunicações ?
    e interesse da pop. ? ..nunca como agora tivemos acesso a tantos produtos e serviços a preços cada vez mais reduzidos

    “assim o vai permitindo a nossa frágil Lei”….onde é q está a fragilidade ….a lei não é mt diferente do resto da Europa, e a OPA irá permitir resolver uma “ilegalidade”: a golden share, o que poderia trazer dissabores ao governo Português a curto, médio prazo

  4. Ainda acredito que a PT possa resistir ao ataque do Belmiro. Portugal nada tem a ganhar com esta OPA.
    abraço

  5. Golani:

    “quem paga tiudo é sempre o consumidor final”…….como assim? os consumidores beneficiam cada vez mais de vasto leque de produtos e serviços de melhor qualidade e a preços mais reduzidos”

    Quando às virtudes do bom funcionamento do mercado, o que passa com a cartelização do mercado da gasolina penso que responde à sua pergunta… Se fôr dado a alguém o controlo semimonopolista de um dado mercado, os preços sobem e a qualidade de serviço cai, é uma das regras fundamentais da Economia (que parece conhecer melhor que eu) e que levou à promulgação de várias leis antitrust nos EUA…

    “estas movimentações dos tubarões”….que tubarões ? este é o mercado de capitais a funcionar…um empresa decidiu comprar outra, em Assembleia Geral os accionistas vão decidir se querem vender ou não
    –> Tubarões, não no sentido prejorativo do termo (prezo muito a capacidade para o Negócio que tem o Belmiro), mas no sentido de que a Sonae.com aparece aqui com um instinto predatório: na incapacidade de sair da lanterna vermelha dos operadores móveis e fixos, a opção foi comprar a empresa líder, recorrendo para tal a capitais espanhóis e preparando a venda de parte da empresa comprada (a PT) a interesses franceses (France telecom ou Telefonica).

    ““à revelia do Bem Público e do interesse da população” ……..ahh!?…bem público ? deveria ser uma empresa estatal a fornecer as telecomunicações ?
    e interesse da pop. ? ..nunca como agora tivemos acesso a tantos produtos e serviços a preços cada vez mais reduzidos”
    –> Não defendo a estatização do mercado das comunicações… Embora ache que a para a estrutura (cobre ou cabo) devia de haver uma EP, sim senhor, a quem os operadores móveis e fixos alugavam o cabo por uma fee razoável, equivalente aos seu custo de manutenção e expansão (sem lucro), ou seja, uma empresa semelhante à REN, na electricidade ou à Refer, nos transportes ferroviários.

    ““assim o vai permitindo a nossa frágil Lei”….onde é q está a fragilidade ….a lei não é mt diferente do resto da Europa, e a OPA irá permitir resolver uma “ilegalidade”: a golden share, o que poderia trazer dissabores ao governo Português a curto, médio prazo”
    –> Diga isso aos Espanhóis que estão a defender as suas empresas mais estratégicas com muito mais energia do que nós…

  6. Golani

    “controlo semimonopolista” é o que a PT tem agora no mercado das telecomunicações (rede fixa + cobre + móvel) !

    quando é admite isso !?

    a Autoridade da concorrência já autorizou a OPA, mediante determinados remédios, nomeadamente separação do cobre e fixo

    a OPA vai permitir maior liberalização….quer tenha sucesso ou não, pq a PT vai ser obrigada a isso

    “Embora ache que a para a estrutura (cobre ou cabo) devia de haver uma EP, sim senhor”

    asneira foi a Ferreira Leite ter vendido a saldo à PT por causa do défice…a Sonae ainda tem um processo a correr na UE contra o Estado Português

    mas actualmente, dada a evolução tecnológica, já não faz sentido ser do Estado: pode-se ter Internet, voz e TV via rede fixa ou cobre (bem como móvel), o importante é estar em empresa concorrentes….o que não é o caso, está tudo na mão da PT

  7. Golani:

    ““controlo semimonopolista” é o que a PT tem agora no mercado das telecomunicações (rede fixa + cobre + móvel) !
    quando é admite isso !?”

    Admito! Quem disse que não? Porque acha que só agora (depois de muitas pressões e da OPA) é que netcabo avança a sério com a Voz sobre Cabo? É exactamente uma prova destes efeitos perversos dos semimonopólios… E se agora ele está nas mãos da PT, estará melhor nas mãos da Sonae, que o venderá assim que puder a franceses ou a castelhanos? (para pagar a dívida imensa da OPA)?

    “a Autoridade da concorrência já autorizou a OPA, mediante determinados remédios, nomeadamente separação do cobre e fixo”
    –> E ainda bem, é mesmo para isso que lhe pagam. Bem…

    “a OPA vai permitir maior liberalização….quer tenha sucesso ou não, pq a PT vai ser obrigada a isso”
    –> Mas eu prefiro liberalização, sim, mas nas mãos de portugueses, que reinvistam os lucros em Portugal. Belmiro não o poderá fazer, já que vai ser esmagado pelo serviço da dívida e será forçado a vender tudo o que não é Core a empresas estrangeiras, que, óbviamente, levarão os lucros para fora… E de permeio, Portugal perderá o seu maior investimento no estrangeiro, que é a Vivo! Logo, no mais importante país da Lusofonia e um BRIC!

    “asneira foi a Ferreira Leite ter vendido a saldo à PT por causa do défice…a Sonae ainda tem um processo a correr na UE contra o Estado Português”
    –> Exacto! Tb estou de acordo, neste ponto! Foi uma asneira monumental, motivada apenas pela cega adesão ao PEC, sem ter em conta o Bem Público, nem a concorrência no mercado das Comunicações. Fujão Barroso terá sempre esta marca consigo, e assim se lembrem disso os portugueses…

    mas actualmente, dada a evolução tecnológica, já não faz sentido ser do Estado: pode-se ter Internet, voz e TV via rede fixa ou cobre (bem como móvel), o importante é estar em empresa concorrentes….o que não é o caso, está tudo na mão da PT”
    –> Não vejo porque não… A empresa não seria com fins lucrativos (aliás, não fui o primeiro a defender este modelo) e estaria em excelente posição para incentivar a aparição de jogadores de pequenas e médias dimensões, em vez do controlo do mercado por 2 ou 3 grandes empresas (que empregam menos e que tendencialmente têm sempre sedes no estrangeiro)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

Eleitores de Portugal (Associação Cívica)

Associação dedicada à divulgação e promoção da participação eleitoral e política dos cidadãos

Vizinhos em Lisboa

A Vizinhos em Lisboa tem em vista a representação e defesa dos interesses dos moradores residentes nas áreas, freguesias, bairros do concelho de Lisboa nas áreas de planeamento, urbanismo, valorização do património edificado, mobilidade, equipamentos, bem-estar, educação, defesa do património, ambiente e qualidade de vida.

Vizinhos do Areeiro

Núcleo do Areeiro da associação Vizinhos em Lisboa: Movimento de Vizinhos de causas locais e cidadania activa

Vizinhos do Bairro de São Miguel

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos

TRAVÃO ao Alojamento Local

O Alojamento Local, o Uniplaces e a Gentrificação de Lisboa e Porto estão a destruir as cidades

Não aos Serviços de Valor Acrescentado nas Facturas de Comunicações !

Movimento informal de cidadãos contra os abusos dos SVA em facturas de operadores de comunicações

Vizinhos de Alvalade

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos de Alvalade

anExplica

aprender e aprendendo

Subscrição Pública

Plataforma independente de participação cívica

Rede Vida

Just another WordPress.com weblog

Vizinhos do Areeiro

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos do Areeiro

MDP: Movimento pela Democratização dos Partidos Políticos

Movimento apartidário e transpartidário de reforma da democracia interna nos partidos políticos portugueses

Operadores Marítimo-Turísticos de Cascais

Actividade dos Operadores Marítimo Turísticos de Cascais

MaisLisboa

Núcleo MaisDemocracia.org na Área Metropolitana de Lisboa

THE UNIVERSAL LANGUAGE UNITES AND CREATES EQUALITY

A new world with universal laws to own and to govern all with a universal language, a common civilsation and e-democratic culture.

looking beyond borders

foreign policy and global economy

O Futuro é a Liberdade

Discussões sobre Software Livre e Sociedade

%d bloggers like this: