Agostinho da Silva: “Uma reforma que o reintegrasse [a Portugal] na sua função histórica de universalismo”

(…) “uma reforma que o reintegrasse [a Portugal] na sua função histórica de universalismo, reforma que se tinha de exercer basilarmente em dois campos: o da economia, com atenção essencial a todos os problemas de produção e de consumo, instaurando um sistema, qualquer que fosse o nome, que garantisse racionalidade em planejamento e justiça na distribuição; e o da Educação, preparando as novas gerações portuguesas para o entendimento científico dos problemas práticos, para o entendimento humano da convivência política e para o entendimento filosófico, nalguns até de coloração mística, dos problemas de criação espiritual.”

Agostinho da Silva: “Ensaios sobre Cultura e Literatura Portuguesa e Brasileira I; Âncora Editora.

E aqui estão claramente expostos aqueles que deverão ser os dois eixos fundamentais da instauração do Quinto Império: a Economia e a Educação. A Economia assume o papel central na vida material do Homem, e a Educação propicia o sadio e equilibrado desenvolvimento da primeira e a satisfação intelectual e mental do ser humano.

É deste binómio que nasce a verdadeira Utopia cumprida na Terra, prometida pelos profetas do quintanismo, de Vieira e Bandarra a Fernando Pessoa e Agostinho. Sem que as mais básicas necessidades físicas do ser humano não pode haver Filosofia ou pensamento… Homem que passe fome não consegue disponibilidade para Pensar. Para Pensar, é preciso, antes, Agir… E por isso, a Economia com a satisfação das necessidades materiais fundamentais deve ser central ao quintanismo, mas para que esta possa ser alcançada, a Educação, livre, criadora e não-castradora e doutrinal deve ser imposta a todos os níveis de ensino, mas especialmente aos primeiros anos e no ensino académico. Uma Educação Livre, que ofereça aos alunos Problemas e não Soluções. Uma Educação emitida não por professores mas por investigadores sem bata que se sentem e compartilhem com os seus educandos os problemas que lhes são apresentados. Uma Educação prática desprovida de manuais e de programas, mas que aplique no concreto todos os ramos do Saber e da Técnica. Uma Educação que, em suma, seja direccionada para o Homem, para os seus problemas e questões do dia-a-dia e não para abstraccionismos ou futilidades vãs.

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Categories: Economia, Educação, Movimento Internacional Lusófono | Deixe um comentário

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