F-5 Iranianos (http://www.tonyrogers.com)
A Venezuela vai desenvolver com o Irão aviões não-tripulados e colaborar na recuperação das asas dos caças F-5 da força aérea iraniana. Recentemente, os EUA recusaram ao Irão a venda de peças para os F-5 iranianos, pela razões que facilmente se podem adivinhar… Isto é, porque certamente não faltará muito tempo até que o Irão e os EUA se enfrentem nos ares do Médio Oriente…
A Venezuela afirma ter já desenvolvido algum trabalho no campo dos aviões não-tripulados e vai partilhar essa informação com idêntico trabalho desenvolvido no Irão com vista a produzirem em conjunto um UCAV idêntico nas capacidades aqueles que estão actualmente em desenvolvimento um pouco por todo o Ocidente.
Fonte: O Estado de São Paulo
Concorda com esta aliança estratégica entre o Irão e a Venezuela? 1) Sim 2) Não |
Dá para acreditar que esse UCAV da Venezuela e do Irão vai logo “sair do forno” e que será coisa que preste???
o Irão tem feito um trabalho notável a clonar tecnologia americana… e disso falarei em proximo post… por isso… acredito que sim! que são capazes de fazer algo comparável ao que se faz no Ocidente, com excepção “apenas” da aviónica, onde ainda têm muito caminho para percorrer…
“Recentemente, os EUA recusaram ao Irão a venda de peças para os F-5 iranianos, pela razões que facilmente se podem adivinhar…”
chefe, os States tem um embargo de armas ao Irão desde a revolução e tomada de reféns na embaixada em 79…daí o escândalo Irão-Contras
a maior parte do material militar de origem americana do tempo do Xá está obsoleto
eles desenvolveram novos modelo através de “reverse engineering” mas estão ultrapassados
em caso de conflito, os States rapidamente destruiriam as forças armadas do Irão…os States estão vários anos à frente em termos tecnológicos de qq pais no mundo
o que os lixou no Iraque foi a “ocupação”, não foi a “guerra”
no caso do Irão, seriam os atentados contras interesses americanos a nível mundial, fecho do Ormuz, subida do oil, recessão económica….
Eu não vejo os EU “vários anos” à frente de “qualquer” país, tecnologicamente, Miura. Permita-me discordar, por favor.
quanto à venda de peças para o F-4 e F-14 elas têm acontecido, por vias travessas:
http://www.krovatin.com/CM/Articles/Articles14.asp
http://www.alertnet.org/thenews/newsdesk/N30391143.htm
obsoleto estaria se o Irão não o tivesse modernizado com tecnologia sua, de origem russa e chinesa… Praticamente todos os aparelhos foram modernizados, desde os F-4 aos F.1 e são hoje muito superiores aquilo que foi originalmente entregue.
o desempenho recente dos F-5 brasileiros em manobras internacionais demonstrou que estes aparelhos modernizados e armados com bons mísseis ainda são um oponente à altura… o busilis está aqui também na qualidade e treino dos pilotos e neste campo, o Irão é dos países do Médio Oriente com mais horas de vôo por piloto, mas as 100 horas que alguns lhe atribuem indicam que o piloto iraniano médio dificilmente será um opositor à altura de qualquer piloto ocidental que tenha que enfrentar…
USAF: 250 horas
RU: 220 horas
França: 180 horas
Rússia: 50 horas
Israel: 300 horas
Índia: 100 horas
China: 120 horas
Iraque (de Saddam): 90-120 horas
No Brasil,com muito esforço, está voltando a ser 140 horas.
O próprio EUA está empurrando a Venezuela para acordos com Irã e Russia, a partir do momento em que vetaram a compra dos venezuelanos, de caças AMX da Embraer, que possuem componentes americanos e que inviabilizam a manuntenção dos F-16A/B da Venezuela. Seria muito mais facil controlá-los tornando os venezuelanos dependentes dos equipamentos americanos e de seus amigos.
Agora o Brasil tem que responder aos novos armamentos dos venezuelanos com a compra de Su-35 ou 37 diante dos Su-30Mk e de mais U-214 para equiparar com os prováveis Amur.