Este projecto chinês foi revelado no Zhuhai Airshow de 2002. Visualmente, o aparelho assemelhava-se ao F-22 norte americano, e era conhecido do Ocidente pelo menos desde 1997, quando um relatório do “US Office of Naval Intelligence” apresentou o projecto do XXJ, um caça chinês de Quarta Geração que estaria em serviço até 2015.
O projecto está a ser desenvolvido pelos Instutos CAC/611 e CAC/601 como um caça de dois motores multi-role e com capacidades Stealth e manobrabilidade semelhantes às do F-22 Raptor.
O aparelho deverá ter uma baía interna de armamento para reduzir a marca de radar, e nas suas características gerais poderá ser superior ao EF-2000 e ao Rafale francês (já que será mais manobrável e Stealth), mas ainda assim claramente inferior ao F/A-22 americano. A confirmarem-se os escassos dados disponíveis este poderá ser o primeiro jacto fabricado exclusivamente na China com mais capacidade que a maioria dos aparelhos em uso no Ocidente e representará um verdadeiro salto de Gigante para um país como a China que sempre colocou a sua força aérea como um apêndice subfinanciado do Exército de Terra, sem comando próprio (o seu comandante-geral é um oficial do Exército), com poucas horas de treino e equipada com uma multidão de aviões ultrapassados.
O primeiro protótipo deste aparelho deverá voar até 2013.
Fonte:
Deve ser feito em plástico, e certamente não recomendável a crianças com menos de 3 anos. 😉 hehehehehe!!!!!
pedro: não sei não… os tipos já têm os Su-27 e devem ter desmontado aquilo vezes sem conta… isso mais toda a tecnologia que andam a comprar à força toda a toda a gente que lha venda… (e todos vendem, mas os russos mais do que todos).
é possível… especialmente neste horizonte temporal.
mas veja-se o caso do J-10 (a tal cópia do F-16) os tipos andam a tentar acába-lo desde quando? 1980 e tal? se demoram quase 20 anos a pôr em produção um avião que representa um salto tecnológico muito menor… quando demorarão para porem este XXJ em produção? 2013, parece-me assim muito optimista…
Lá para os Quids S-854 vamos ver um esboço do bicho…
mmmh…
Acho que juntando o que comprarem(roubarem-emprestarem) do Mig 1.44, com os bocados dos Sukhois, devem criar alguma coisa…
assim como com partes de um MiG-23 egipcio e do israelita laavi (versão local do F-16) “fizeram” o J-10…
Pelo desenho, ele realmente parece de brinquedo ou papel. É horroroso!!! E espero que sejam mesmo bem lentos em tudo que fazem no campo militar…pois desconfio muito de suas intenções.
desconfiamos todos que… não somos chineses!.. arrogantes, presunçosos e profundamente racistas, 3 perigos traços no carácter de qualquer pessoa, neste caso replicados a toda uma Nação.. extremamente perigosa…
Tenho mais receio das Bushices…
já agora por falar em resultados das mesmas….
http://news.bbc.co.uk/2/hi/middle_east/6316057.stm
Partilho com o ultramar uma grande desconfiança nos intentos futuros da China… Faz-me lembrar um certo Blake & Mortimer… E umas recordações de coisas como “espaço vital”… O perigo é real!!
Para mim, um bom avião para a China ter e não nos preocupar muito era o… Bristol F2b ( sem querer ser insultuoso para o dito aparelho… ) !!
A ser verdade, espero que essa avioneta seja um pouco como um conjunto de chaves de fendas que comprei ( um das minhas primeiras e únicas comprar de lixo made in China ) e que se estragaram na primeira utilização…
Sá de facto lá dos 3200 caças no inventários chinês a maioria são ainda MiG-19 e MiG-21 (variantes locais) e os seus pilotos ainda mal têm 100 horas de vôo anuais, enquanto que na NATO a regra é voar mais do quw 2000 horas… Hum… E quantas horas/ano voarão os nossos homens das FAP?…
Ei… eu também tenho umas chaves de fendas chinesas… Será que todo mundo tem algum produto chinês? Vamos boicotá-los! Assim não poderão aumentar seu arsenal e nos ameaçar! 🙂
os meu pai tb comprou umas! partiram logo na primeira vez que foram usadas! que treta!
Rui mas tens de utilizar parafusos chineses !!!