Sobre o Reequipamento da Força Aérea Brasileira


EMB 314 Super Tucano: (http://www.jetfly.hu)

Num contexto de rearmamento e modernização na América do Sul, especialmente na Venezuela, na Colômbia e no Chile, o Brasil tem-se deixado ficar para uma posição secundária. A modernização das forças armadas brasileira esteve praticamente congelada, ou retrocedeu com a decisão de parar com o Programa F-X e só agora, e por pressão desse rearmamento exterior é que se tomam algumas decisões.

Entre estas destacamos os EMB 314 Super Tucano, seis helicópteros UH-60L Black Hawk (com noticíamos AQUI), 12 aviões espanhóis C-295, mísseis BVR Derby, 12 caças ex-franceses Mirage 2000C, e da actualização dos calas F-5 Tiger II e dos AMX A-1.

Mas estas aquisições e actualizações não deram ainda resposta ao verdadeiro problema da FAB que é a substituição dos obsoletos Mirage III BR… Especialmente agora que a Venezuela vai alinhar com os excelente Sukhoi Su-30 MKV e o Chile com os seus novos F-16C Block 50…

Categories: DefenseNewsPt, O Código da Vinci, Política Internacional, Sociedade | 46 comentários

Navegação de artigos

46 thoughts on “Sobre o Reequipamento da Força Aérea Brasileira

  1. Anónimo

    Os franceses vão vender a sua participação na Embraer(//www.defesanet.com.br/zz/emb_eads_dassault_1.htm), com isso o Rafale deixa de ser o favorito para o F-X 2, é a grande chance de se comprar o verdadeiro vencedor do programa F-X 1 que só não foi concretizado por causa do lobby da Embraer, que venham os su-35 ou 37 e a parceria com a Russia para o desenvolvimento do PAK TA T-50.

  2. Vim só deitar uma olhadela, deixar um abraço e desejar um bom fim de semana. Como disse ando com o tempo muito curto mesmo a dormir 3 ou 4 horad por noite.
    Um abraço

  3. anónimo: excelente notícia! o Rafale é avião de 1ª linha, provavelmente superior até ao Su-35 (na aviónica, não na manobrabilidade), mas era muito caro, sobretudo para o Brasil e não seria construído localmente, como o Su-35, pois não?

    quando ao T-50… o Brasil não pode esperar pelos primeiros modelos de produção… que entre no projecto, estabeleça fábricas locais e reexporte o aparelho, é o que espero.

    e espero também que um dia, Portugal, quando abater ao efectivo os seus F-16 em segunda mão os substitua por…

    T-50BR… (fabricados bo Brasil e montados nas OGMA)… 😉

  4. Ultramar

    Rui, só vi esse “post” hoje, dia 28. Espero que o Anónimo esteja certo, que o Brasil adquira caças Su-35 (afinal, qual a diferença entre Su-35 e Su-37???), que podem cobrir todo (ou quase) o território brasileiro, saindo de Brasília, ao contrário do Rafale. Realmente, Lula e Fernando Henrique Cardoso foram muito irresponsáveis ao “empurrarem com a barriga” a substituição dos Mirage III. Quanto aos T-50… será muito bom, se for assim como dizes, Rui. Agora, uma curiosidade: alguém sabia que, em exercícios no Brasil (CRUZEX III), no final do ano passado, alguns dos “velhos” F-5, modernizados pelos israelenses (e com mísseis Derby), “abateram” todos os caças vizinhos que participaram e também Mirages 2000 da “Armée de L’air”, apoiados por um daqueles E-3F AWACS? Claro que os F-5 também estavam apoiados por um R-99 da Embraer, mas foi surpreendente, mesmo assim! Até porque os sensores franceses não conseguiram “ver” os F-5, nem o R-99 e nem quando os Derby foram disparados! Claro que a FAB também foi muito bem no uso de comunicação criptografada e datalink. Agora estão interessados aqui em modernizar com os israelenses todos os mais de 50 caças F-5, que, segundo dizem, poderão voar mais 20 anos. Será que esses “velhinhos” não vão se aposentar tão cedo? 🙂

  5. ultramar:
    http://www.angelfire.com/ia/livremanobrar/aeronaves/su35_37/su35_37.html
    “O Su-37 é o primeiro caça operaciolnal a utilizar-se do controle de vetoração de empuxo (o primeiro caça operacional com controle de vetoração de empuxo só faria seu primeiro vôo em 1997 e ainda está em fase de testes). Combinando sistemas análogo e digital, permite que o piloto ajuste o ângulo do TVC em modo manual. O sistema TVC junto com os novos canards, que são responsáveis pelo fator instabilidade em 10%, permite ângulos de até 120º. O TVC permite ângulos de -15/+15º no plano vertical da aeronave. Esse sistema de TVC é totalmente digital, podendo ser operado manualmente pelo piloto ou automaticamente pelo sistema de controle de vôo. Sua manobrabilidade excede a dos experimentais F-16 VISTA e X-31, e até o F-22 Raptor”

    desconhecia esse excelente desempenho da FAB!
    e demonostra algo que já defendo há muito tempo… que mais do que aviões, importa o treino, a aviónica e a qualidade dos mísseis… veja-se o conflito no Iraque, na Sérvia, na Líbia, etc, etc, os EUA venceram sempre porque eram imbativeis em todos os pontos deste trinómio, nunca porque tinham os melhores aviões… que não tinham… Os Mig-25 líbios, os MiG-29 sérvios e iraquianos eram adversários à altura. Mas os seus pilotos e mísseis, não…

  6. Ultramar

    Obrigado pela aula, Rui. E o F-16 VISTA e o X-31 são muito sem graça para mim. Aliás, será que aquele que para mim é o mais belo dos projetos atuais, o Berkut, não será levado adiante pelos russos??? E só um “experimental”? Se for… que pena! Acho ele mais belo do que os Flankers, o T-50, o Raptor, o Rafale… Ele me lembra um filme que assisti e gostei muito: “Firefox – Raposa de fogo”(não sei se o título em Portugal era esse), onde Clint Eastwood tentava levar da Rússia um dos dois únicos protótipos de um supercaça que tinha amesma pintura negra com a estrela vermelha…

  7. a Rússia já pode ter dinheiro sufiente para financiar o Berkut… especialmente pq o grosso do trabalho já está feito e sobretudo se conseguir parcerias internacionais. E sim… Tb se chamava assim, por cá! magnífico filme, mas na época já pareceia muito pouco credível que os soviéticos tivessem aquela tecnologia, mas que era um bom filme, isso era!

  8. Silva

    Acho que um dos grandes problemas para a compra dos caças Su-35 ou 37 para o Brasil é o fato da Sukhoi esta desenvolvendo( acho que já está desenvolvido) um avião de transporte regional, só está faltando recursos para a produção desse avião que acabaria concorrendo diretamente com o principal produto da Embraer, e aí o governo seria acusado de está provendo recursos para entrada de peso de um concorrente para a empresa brasileira.
    É nesse ponto que entra a estratégia de longo prazo entre os dois países, com uma eventual entrada do Brasil no PAk-FA, poderia haver uma parceria entre Embraer e Sukhoi, como a troca de participação societária em ambas empresas, por exemplo cada uma ter 25% do capital da outra e dividir a venda de seus aviões por regiões e mercados.

  9. WASHINGTON

    TORÇO REALMENTE QUE A TÃO ESPERADA PARCERIA brasil/russia, NA ÁREA AEROEAPACIAL ACONTEÇA.Que venha os SU-35/37 e seria muito bom os migs44 tambem..
    Espero que o nosso governo entenda que não adianta ser grande em territorio tendo MIRRAGES lll ou 2000, POIS SÃO ULTRAPASSADOS ..VELHOS SUCATAS.

  10. Golani

    Problemas com os caças russos

    O Su-27/Su-35 por seu lado, é visto por muitos como impressionante pelas suas prestações, mas também é antigo e complexo de utilizar e principalmente de manter.
    Os seus planos de revisão, reparação e substituição de peças parecem ser completamente diferentes daquilo a que a FAB está habituada. As manutenções são diferentes e os ciclos de manutenção também, porque é difícil fazer pequenas manutenções no enorme caça, que em alguns casos precisará ser desmontado mesmo para fazer pequenas substituições que nos Mirage por exemplo seriam questão de rotina simples e paragem por um dia.
    Os russos determinam intervalos muito maiores entre grandes revisões e os seus padrões só agora estão a ser modificados. Os aviões deles, foram feitos para uma realidade muito diferente, em que as questões de custos não eram as mais importantes. A adaptação dos aviões russos aos padrões das forças aéreas ocidentais é por isso vista como complexa. Os russos estão a tentar mudar as coisas e afirmam que nas últimas versões dos seus caças Su-27, como o Su-35 a manutenção vai obedecer a novos padrões porque o Su-35 já foi pensado para realidades diferentes. O problema é que quem receber esse primeiro avião, vai ser a cobaia.
    E os militares gostam de jogar pelo seguro.

    Seja qual for a escolha, a futura aquisição que o Brasil deverá fazer, deverá recolocar a Força Aérea Brasileira como a força aérea de referência no continente sul americano.

    http://www.areamilitar.net/noticias/noticias.aspx?NrNot=371

  11. Golani

    O SU-27, também conhecido como Flanker, segundo o codigo NATO, começou a ser projectado por Pavel Osipovich Sukhoi em 1969. O objectivo claro era combater o F-15 norte-americano. O conceito e projecto inicial, que recebeu o nome de projecto T-10, ficou terminado em 1976. Depois da morte de Pavel Sukhoi, o projecto continuou sob o comando de Mikhail Simonov.

    Em 1977, ocorria o primeiro voo mas só em 1987 o SU-27 começou a fazer parte de unidades completamente operacionais e é por esta data que aparecem no ocidente as primeiras fotografias do novo avião soviético. Em 1988 a URSS declarou oficialmente que o novo avião estava operacional.

    O SU-27 tem características que o transformam em teoria em um dos melhores caças do mundo, mas não tendo registado nenhum sucesso contra aviões ocidentais, as suas caracteristicas são a unica argumentação em favor desta tese.

    O SU-27 entrou em combate na Etiopia, contra aviões de fabrico soviético.

    Dentro da tradição russa de explorar ao máximo os seus modelos,o «Flanker» evoluiu para os caças SU-30, e SU-35, (oferecido á Força Aérea Brasileira no ambito do programa FX). Existe ainda uma versão derivada, o SU-32/ SU-34 que resultou numa transformação do avião num bombardeiro bi-lugar de médio alcance e o Su-33, uma versão naval, para operar a partir de porta-aviões.

    De notar que a profusão de siglas utilizadas pelos soviéticos e posteriormente pelos russos complica até à exaustão a identificação dos vários modelos. Em alguns anos, segundo investigações realizadas por revistas especializadas, o numero de versões anunciadas na Rússia num ano, foi superior ao numero de aviões efectivamente fabricados, pelo que o mesmo avião foi baptizado com nomes diferentes.

    Desta forma, alguns Su-27 mais antigos mas modernizados, são praticamente idênticos aos Su-30 mais modernos.

    Manobrabilidade: Grande vantagem mas condicionada
    A excelente manobrabilidade dos caças da família Su-27, especialmente daqueles que estão providos de «Canards» é vista como referência em todo o mundo. O Su-27 é provavelmente o melhor caça neste quesito, o que ainda é mais impressionante quando se olha para o seu massivo tamanho.

    Porém, as análises de várias forças aéreas tendem a desvalorizar esta característica, porque as famosas manobras que podem de facto salvar a aeronave de mísseis anti-aéreos só são possíveis se as tripulações treinarem intensivamente.

    O nível de treino necessário para efectuar as manobras complicadas quie o Su-27 pode fazer, implicam custos na manutenção e desgaste dos aviões, que não está aoi alcance da grande maioria dos países que adquiriu o Flanker.

    Por esta razão, a famosa manobra conhecida como «cobra de pugachev» é vista pelos analistas militares mais como um argumento de marketing, que como uma vantagem que de facto possa ser utilizada em condições reais.

    Fabricantes:
    As várias versões do Su-27 também têm fabricantes diferentes, dividindo-se normalmente da seguinte forma:

    Na KnAAPO de Komsomolsk-am-Amur na Sibéria fabricam-se:
    Su-27, Su-33 e estuda-se o Su-35 monolugar.

    Na fábrica de Irkutsk fabricam-se:
    Su-27UB ( bi-lugar ) e Su-30MK (bi-lugar) e o Su-30MKi (para a India)

    Em Novossibirsk são fabricados:
    Su-34.

    Esta divisão não é porém totalmente estanque, uma vez que os Su-30MKV da venezuela são fabricados na fábrica de Komsomolsk-am-Amur.

  12. Golani

    cá para mim o Brasil devia usar a situação actual na América Latina e pressionar os States para lhes venderam hardware com desconto:

    F18 ou F16 com os últimos upgrades ( as versões F16 Sufa de Israel e a dos Emirados Árabes Unidos fazem frente a qq avião no continente sul americano)

  13. Rogério

    A minha tese é que as forcas Armadas brasileira se renove.para que nós possamos nos tornamos lidere em tecnologia em termos de novos casás,tanques de gerra,etc. Até porque o Brasil é um pais bem superior aos outros paises da América latina.e o lema é envestir na forcas Armadas.

  14. Golani: repara que ainda ninguém elegeu estes caças dos EUA… São excelente, mas em fim de vida, e uma má aposta para quem quer comprar aviões para os próximos 20 anos…
    Rogério: mas podem agradecer ao Governo Lula por estarem agora com uma das maiores, mas mais obsoletas forças armadas da América do Sul… Um rumo que só agora – em 2007 – está a ser corrigido, e mesmo assim apenas devido à persão da Venezuela! O que acontece a um gigante se este fôr desarmado? Simples: é devorado pelos anões que o cercam… Este é o destino a prazo do país-continente que é o Brasil se não tornar as suas forças armadas novamente credíveis…

  15. se lula comprar qualquer caça russos eu raspo minhas pernas passo um baton afino as sobrancelhas e vou rodar a bolsinha na são joão com a ipiranga no centro de são paulo,lula só compra tecos tecos como o mirage 2000c e velhos f-5

  16. Antônio

    Vejam que os EUA, a Rússia, a França e a China falam e falam, mas não se atrevem contra o Paquistão, a Índia, Israel e até contra o iniciante Irã, e outros que têm bombas atômicas. O Brasil não precisava tremer agora, se o imbecil “maria aparecida” do Collor não tivesse suspenso o programa nuclear brasileiro, e os irresponsáveis Fernando Henrique, Itamar e Lula não tivessem sido omissos com o sucateamento das Forças Armadas do Brasil e os humilhantes salários de nossos militares. Por isso é que o Paraguai, a Argentina, a Bolívia e a Venezuela engrossam conosco e nós afinamos, como a toda hora se noticía, com a nossa política externa sempre afinando para os débeis mentais do Morales e do Chaves. Que o Chaves, “o maluco”, vai aprontar com atos de guerra contra alguém, isso qualquer um que pense um pouco tem certeza. Mas, não se preocupem, usaremos armas de 50 anos e nossos “desocupados” índios nos defenderão, pois dominam, as terras amazônicas próximas à Venezuela e a Bolívia. rs, rs, rs!!!!!!!!!

  17. O BRASIL TEM QUE COMPRA LOGO DE CARA PARA Á FORÇA AEREA BRASILEIRA 50 CAÇAS SU-35 . 50 CAÇAS SU-37 E FABRICALOS AQUI TER ATECNOLOGIA DESSAS AERONAVES E FRABRICALOS EM GRANDES ESCALAS Á BASE AEREA DE SANTA CRUZ TEM QUE TER NOMINIMO UMS 50 CAÇAS SU- 35 E 50 SU – 37 E AS OUTRAS BASE TER HUMA QUANTIDADE LEGAL DESSES CAÇAS.

  18. José Afonso

    Eu acho muito importante para o Brasil se reequipar militarmente se não como ele vai proteger e manter a soberânia do pais com esses lixos de aviões…mas existe muitos bons como o F-5M.
    E os helicópteros da avex diviam ser todos substituidos.
    Black Hawk pelo Mi-37
    Esquilo pelo Tigre/Tiger
    Cougar pelo Mi – 171
    e o Pantera devem dixar mas diviam acrescentar ao Pantera um ou dois lança foguetes ou misseis ar-ar.

  19. Zerdax

    Gostaria de saber como ficou o projeto da FAB – FX2. EU me orgulho de ser brasileiro, porém, fico envergonhado com as atitudes irresponsáveis dos nossos governantes quanto a segurança nacional. Quando será que o nosso País vai se reaquipar militarmente? Aproveito o momento para parabenizar o General Augusto Heleno pela sua atitude responsável, madura, digna de um verdadeiro brasileiro. O brasileiro mais brasileiro que vejo no presente e fico triste com a atitutde do nosso Presidente em querer inibir ou de querer da satisfação a pseudo-brasileiro ou brasileiros que torcem pela mediocridade do nosso povo para se dar bem. Compreendo que na medida do possível ele como Chefe da Nação tem feito mais que outros presidentes civis. Porém, Brasil é Brasil. Ame-o ou se reeduque civicamente e veja a grandeza da nossa pátria. Que nosso lema seja: Deus, Pátria e Família para que possamos recuperar nossos valores e compreender a nossa importância no mundo globalizado.

  20. e quem não gostaria de saber?
    por enquanto está tudo muito na fase do rumor… parece certo haver um entendimento com os russos, no sentido de participar no desenvolvimento de um caça de 5ª geração… mas se é o PAK-FA, ou se o FX-2 vai para o escambal… é tudo incerto.

  21. Já é mais que hora do Brasil reforçar sua capacidade de desesa adiquirindo aviões à altura das necessidades de um país de dimensões continentais. Upgrades em velharias como F-5 e Mirages não darão jamais conta dessas necessidades. Não se pode adimitir que países de tão menor expressão e meios, como Chile, Venezuela e Colômbia, sobrepugem o Brasil nesse quesito tão basilar e essêncial da Defesa Nacional.

  22. sabes, com bons pilotos, bons upgrades e boa logística e apoio de terra (e mísseis modernos, sobretudo) até um F-5 pode bater facilmente um F-16 venezuelano ou chileno… e destes factores, o Brasil tem todos, menos o avião… por isso continuo optimista. Desde logo porque o Brasil continua a ser um país “pacificador” que não tem conflitos pendentes com os seus vizinhos (acesos, pelo menos)

  23. vicente biancardini

    Enquanto o Lulinha paz e amor achar que todo mundo é amigo o brasil não vai comprar qualquer tipo de aeronave que imponha respeito. Ele só dará conta da realidade quando os imperialistas do norte estiverem dentro da amazonia tornando aquele estado parte do territorio norte americano. Ai ele ira fazer discurso la no ABC juntamente com a cupula dos idiotas do PT para operarios desinformados baterem palmas para ele. Onde dirá que vai conversar com o presidende dos imperialistas do norte para que devolvam a Amazonia sem precisarmos disparar um só tiro. Acorda Lulinha, acorda Brasil enquanto é tempo.

  24. el gordo

    Oí rapaziada , desculpem a gramática , é q sou Portuga.
    Li alguns comentários vossos e deixem-me dizer o seguinte : visto do lado de cá do altantico o Brazil parece finalmente estar a entrar num ciclo de crescimento e riqueza.
    Já não se ouve falar tanto da desvalorização da moeda , da divida externa , da corrupção , etc …
    O Brazil neste momento tem um havit comercial , vende mais do que importa e está á beira de ser um player muito interessante no mercado da energia.
    Por isso não compreendo as criticas que fazem ao vosso presidente , sp li criticas aos presidentes Brazileiros mas este parece estar a avançar .(posso estar enganado ).
    De qq modo e pensando que o Brazil poderá ser uma média potencia na 1ª metade deste século , gostaria , na medida do possivel , que o vosso pais se envolvesse mais com a Europa (união europeia) e não ficasse tão dependente dos EUA tanto a nivel comercial como de defesa , penso que este foi um erro do passado.
    Nesta fase e visto o Brazil ter capacidade de produção aviónica , gostaria de ver o vosso pais adquirir os caças Typhoon e fabricar sob licença .Seria tb útil voltar a ter o Brazil como parceiro em novos projectos militares e civis com a Europa , aumentar a frota de submarinos e vasos de superficie, ter capacidade de produção de misseis de médio alcance e …pq não , ter capacidade defabricar algumas armas atómicas.
    O Brazil , em 2 decadas , passou de 150 milhões de hab. para 180MH.tm uma extenção capaz de albergar uma população 2 x maior … têm quase todas as matérias primas necessárias , têm know how , boas escolas , têm tudo para ser uma potencia.

  25. gaitero

    Este vicente biancardini não sabe oque diz, já discuti com ele sobre a 4 frota, ele é um cabeça oca, anti americanista, sabe como é ele acha que todos os Norte americanos são sanguinarios e querem ver a destruição do mundo, estas coisas.

    Sou completamente a favor desta política, no que se diz respeito a casa civil, pois não se fala tanto em corrupção, é fato que a PF esta trabalhando com mais seriedade e fiscalizando com mais meios que antigamente, tambem é fato que o numero de denuncias e de prisoes esta a aumentar, ISTO TEM APENAS UM SIGNIFICADO, O POVO BRASILEIRO ESTA FICANDO MAIS ESPERTO.

    Faz tempo que eu não vejo uma compra de armamentos em grandes proporções vindo dos EUA, acho que agora estamos mais interessados em países dispostos a colaborar em transferencia de tecnologia, por isto os EUA estão a perder espaço.

    Tambem é fato que o Brasil, cada ves mais deixa de depender de outros países, no que diz respeito à empréstimos, tanto é que atualmente temos mais dinheiro emprestado cerca de 190 bilhões de reais comparado com nossa dívida externa que é de 140 bilhões, sendo que destes apenas 48 correspondem à divida pública a outra parte é dívida privada, correspondente a pessoas, empresas, etc..

  26. carlos augusto

    Ao sr. Gaitero.
    A historia do U.S.A diz tudo, Invasão, violência, apropriação, que Deus tenha miséricordia da nossa nação e da nossa Amazonia. Quanto a armamentos europeus, os franceses na guerra da Malvinas mostraram que eles atendem o interesse dos americanos e ingleses.

  27. não sei…
    os exocet foi a arma rainha desta Guerra…

  28. eduardo nogueira archanjo

    nao cabe a menor duvida que os estado unidensses tem um profundo interesse de desapropiar a amazonia de um pais soberano e com um governo relachado como o nosso, na amazonia entra quem quer, ongs infiltradas catalogando e patenteando nossa flora que em um futuro proximo nos fara pagar por isso, porem vale a pena lembrar que a minha amada patria ate faz bem pouco tempo ,nunca pode contar com um superavit tao favoravel, nao e sem tempo que o governo brasileiro reconheça o interresse nao so de USA como de todo o mundo na nossa querida abandonada e desconhecida floresta amazonica , pois o planeta caminha em direçao a uma tremenda falta de agua.A amazonia nao e so o pulmao do mundo, e tambem o copo de agua do futuro, recentemente lula criou um orgao de arrecadaçao de fundos com a participaçao de iniciativas privadas sem fins, ou seja vamos ver se cuidamos melhor das nossas riquezas, e viva o brasil viva o petroleo brasileiro, espero que um dia poderemos ver relmente o brasil no lugar que merece, Sou otimista Brasil o pais do futuro

  29. OLIVER

    OS militares do Brasil tem que cobra mais do governo p/ modernizar nossas forças armandas e so corta pela metade o salario dos nossos politicos p/ compra de avioes . ja que eles so ficâo sugando o Brasil . Se deixar eles vende o Brasil p/ o Hugo chaves nossos politicos sâo merçenario , Vamos reativar o nosso programa nuclear. atençâo militares politico nâo vâo p/ guerra O BRASIL ACIMA DE TUDO SALVE A FORÇAS ARMADAS

  30. mirna

    o brasil tem que compra rapido avioes mais moderno …

  31. rst

    salve o brasil alooooooo polticos acordaaaaa

  32. oi amigos brasileiros sou portugues et vivo em França deixem-se de comprare avioes amercanos voces teem de sair de debaixo do dominio dos USA. Agora os mirages jà estao velhos e eu do que falo trabalhava na fabricaçao deles agora a França vendeu as patentes aus paises que chamamos emergentes.mas nao se devem levar pelo discurso dos politicas hoje em dia o melhor caça é o RAFALE os USA nem os Russos nao teem melhor voces jà teem là a Turbomeca do Brasil e teem a Embraer façao parceirias e tornem-se endependentes porque o brasil tem muito potencial para se tornar uma das maiores naçoes do planeta viva o Brasil e Portugal

  33. O Brasil se quer ter algum poder tem de fazer parceirias e envestir nas novas tecnologias porque todos os paises que fabricam e vendem armamento teem radars para impedir que o cliente se sirva contra ele ou contra os seus aliados voces falam do exocet na guerra das malvinas mas teem de ver que déu grande bronca aqui na Europa entao a seguir isso acabou vejam a primeira guerra do golfo (os mirages do Irak nao conseguirao voar impedidos pelos radars Franceses) e os franceses voarao com os jaguars e os (tornados emprestados pelos ingleses para nao aver confusao entre os mirages franceses e os do irak

  34. Obrigado Serafim pela sua crença no BRASIL, espero que nossos politicoa leiam seus comentários, é esse o caminho, se bem que os francos já sacanearam os argentinois em 1982; + ér por aí o caminho. Vaelu e boa páscoa ( 14 de Nisã de 2009 até as 18:00hs ) p/ os blogueiros .

  35. Sr.serafim , obgd, esse é o pensamento de milhares de BRASILeiro = a eu e mts +. Temos de andar com nossas próprias pernas…Temos de no unir a que poderá nos trazer beneficio, é ñ nos sugar , como os ianks..Valeu. e boa páscoa p tds.

  36. Romario santos

    Aaaaaaaaaa desse jeito não dá pra gente sermos potencia militar, e mais desse jeito vamos deixar de ser potência na américa latina.

  37. o bom mesmo éra uns 200 f-22raptor para começar,mas o governo esta sempre se queixando que não tem grana,mas vi uns vidios do distrito federal, tinha grana que já dava uns tecoteco, só de um comandante, imagina juntar tudo.por isto que não sobra para aparelhar nossas forsas militares com dignidade,os cara reparte tudo entre eles,se não fosse isto bem que dava para comprar os f-35 oferecidos pelos americanos,que só des ja valiam pelos trinta e seis ou mais,o ministro jobin que é um homem inteligente respondeu só por ele e mais alguns por ai porque pela grande maioria dos brasileiros nós ficaria com o f-35 mas ainda é pouco pois ja éra tempo de o brasil estar usando um na categoria do f-22 pois sou brasileiro com orgulho e tenho orgulho da nossas forsas armadas e acho que temos e merecemos o melhor, hólha pegou mal diser que é muito para nós,quem quer ser o melhor tem que ter o melhor,um time de futebol tem que ter os melhores atletas para ser melhor,um atleta os melhores treinadores, um restorante servir o melhor para ser o melhor,em tudo para cer o melhor tem que ter o melhor, e ainda falou que para ser grande tem que pensar grande,e ai vem com uma asneira deste tamanho, nós envergonhar,éra muito melhor ter ficado calado,e ainda temos que não nos sentir uns esfarapados pois é assim que pensam de nós la fora,que só sabemos pedir bem fes o presidente lula lá na alemanha e angela mercoli reconheceu e praticamenta todos os alemães,para ser grande não basta pensar grande tem que agir com grandesa.

  38. marcos

    estamos com um atraso de trinta anos nas nossas forças armadas totalmente alheios a sorte por culpa de uma politica omissa e procurando culpados culpados por algo que aconteceu a muito tempo atras o brasil e maior que essas picuinhas bando de tolos

  39. o Brasil (e Portugal) pagam hoje o preço dos desinvestimentos massivos feitos nas décadas de 80 e 90.
    Agora, ou modernizanos as nossas FA, ou estas ficam tão obsoletas que se tornam irrelevantes.

  40. quando um país da dimensão do BRASIl, tem forças armadas consideradas irrevelantes, está se ofercendo ao invasor.é o perigo maior p nós está ao norte..temos de criar coragem é invetir numa frotilha de uns 37 subs SSKs convencional e uns 5 Subs nuclear; uns 150 caças supersônicos made in BRASUCA,..em ritmo de “estamos – em- guerra”. os ianks estão a menos de 100 km de Mato Grosso, em apiay , colombia,isso é mt perigoso p nós. temos de ter isso sempre em mente, é a guerra fria; FAs reequipadas logo,isso é p ontem.

  41. Vai dar rafale , na ausência dos magnificos Su 35/37 os meu preferidos..os tontos dos rússos sew negaram a repassar a tecnológia p .+ de 120 caças…efeito China.E coma tecnológia dos Rússos q a China vai invadir é tomar a siberia deles. Efeito Fransketein

  42. é isso.
    uma profecia a cumprir nos próximos 20 anos, receio bem…

  43. saiba amigo, q td os dias são presos mt chineses q passa a linha da “BORDER” Rússa, p a Siberia , e enviados de volta ao ninho do dragão…a coisa vai ser assim: Taiwan e depois a siberia…É se eles acabarem com a política do filho único, serão um contra ponto da india e de td a europa…espero estar mt e totalmente errrado.Quem viver verá.

  44. taiwan, vai acabar por se unir pacificamente… como Hong Kong. Basta que a China prove que consegue manter HK na relativa liberdade em que vive, mais alguns anos e que consolide o seu estatuto de potencia mundial, para que Taiwan se acabe por reunir…

  45. …então será a siberia , a nova fronteira p a china…é q Deus tenha dó dos Rússos , o Dragão vai caçar ursos…é a fome po + espaço vital.

  46. se não chegarem mesmo mais longe… a Mongólia está a caminho e nada os impediria de parar nos Urais…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

Eleitores de Portugal (Associação Cívica)

Associação dedicada à divulgação e promoção da participação eleitoral e política dos cidadãos

Vizinhos em Lisboa

A Vizinhos em Lisboa tem em vista a representação e defesa dos interesses dos moradores residentes nas áreas, freguesias, bairros do concelho de Lisboa nas áreas de planeamento, urbanismo, valorização do património edificado, mobilidade, equipamentos, bem-estar, educação, defesa do património, ambiente e qualidade de vida.

Vizinhos do Areeiro

Núcleo do Areeiro da associação Vizinhos em Lisboa: Movimento de Vizinhos de causas locais e cidadania activa

Vizinhos do Bairro de São Miguel

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos

TRAVÃO ao Alojamento Local

O Alojamento Local, o Uniplaces e a Gentrificação de Lisboa e Porto estão a destruir as cidades

Não aos Serviços de Valor Acrescentado nas Facturas de Comunicações !

Movimento informal de cidadãos contra os abusos dos SVA em facturas de operadores de comunicações

Vizinhos de Alvalade

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos de Alvalade

anExplica

PEDAÇOS DE SABER

Subscrição Pública

Plataforma independente de participação cívica

Rede Vida

Just another WordPress.com weblog

Vizinhos do Areeiro

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos do Areeiro

MDP: Movimento pela Democratização dos Partidos Políticos

Movimento apartidário e transpartidário de reforma da democracia interna nos partidos políticos portugueses

Operadores Marítimo-Turísticos de Cascais

Actividade dos Operadores Marítimo Turísticos de Cascais

MaisLisboa

Núcleo MaisDemocracia.org na Área Metropolitana de Lisboa

THE UNIVERSAL LANGUAGE UNITES AND CREATES EQUALITY

A new world with universal laws to own and to govern all with a universal language, a common civilsation and e-democratic culture.

looking beyond borders

foreign policy and global economy

%d bloggers like this: