Este é o video “oficial” da execução de Saddam Hussein, filmado por uma câmara dos Serviços de Informações Militares do Exército Iraquiano:
Mas já circula na Internet, um outro video, filmado a partir de um telemóvel de alguém que estava presente na execução, provavelmente por um desses agentes:
Nesse video, algum desses agentes da Secreta Militar do Governo iraquiano proclama “Longa Vida a Moqtada al-Sadr, líder do Iraque“, ao que alguém na cave responde: “Por favor, ele vai ser executado.”
A este propósito, gostaria de comentar algo que aparentemente passou de raspão a todos os comentadores dos nossos Media, eternamente cegos perante estas evidências, desde que estas não surjam nos comunicados das agências de informação ou na CNN:
1. Uma execução, e especialmente uma Execução de Estado, deve ser uma actividade neutra, quase asséptica e mecânica. Nesta, e no último minuto de vida do condenado, houve quem lançasse provocações ao condenado, onde está a Humanidade disto (como aliás, replicou o próprio Saddam: “Onde está a Humanidade?“)
2. Aparentemente, os Serviços de Informação do Exército Iraquiano estão infiltrados profundamente por elementos da Milícia de Al-Sadr e do seu Exército de Mahdi, o que explica muito do insucesso das forças governamentais em controlar Kerbala, em meados de 2006… E depois ainda se admiram com a oposição Sunita a este Governo… São nestes pequenos detalhes que se vê que a execução de Saddam foi apenas uma vingança de Curdos (o juíz era um Curdo) e de Shiitas contra as numerosas perseguições e sevícias de Saddam e não aquilo que devia ter sido: Justiça. Em nome de todos os mortos e torturados nesses 24 anos em que Saddam esteve no Poder.
3. E por fim… Repararam que nas imagens de Saddam já morto este mostra sangue na cara e no lençol que o envolve? E desde quando é que os mortos sangram? Bem… Não sangram. Se existe aqui sangue na cara de Saddam é porque este ao ser enforcado bateu com o rosto na plataforma ou porque caiu ainda vivo no solo e… alguém o espancou enquanto o seu coração ainda batia. Ou seja, esta execução, que como qualquer outra devia ser feita de forma a minimizar o sofrimento do condenado, foi mal conduzida e ainda pior encenada.
P.S.:
Será que foi para evitar a divulgação das cumplicidades ilustrada por esta imagem que Saddam foi executado de forma tão precipitada e atabalhoada?
Acredita que a execução de Saddam vai melhorar a situação no Iraque?
1) Sim
2) Não
Defende a Pena de Morte?
1) Sim
2) Não















Comentários Recentes