ELCAT: Produzindo Etanol a partir de… Gás Carbónico


Imagem: http://www.elcat.org

Um projecto conjunto entre as universidades de Messina (Itália), Patras (Grécia), Louis-Pasteur (França) e Fritz Jaber Institut de Berlim (Alemanha) procura desenvolver um método viável de transformar o gás carbónico numa cadeia de hidrocarbonetos, como o etanol, por exemplo.

Se o processo fôr dominado, isso significa que será possível produzir um combustível como o Etanol (usado actualmente no Brasil como sucedâneo da Gasolina) segundo o mesmo modelo com que as plantas desenvolvem a fotosíntese, onde a água e o gás carbónico, sob acção da luz solar concorrem para produzir energia.

O processo, designado de ELCAT (Electrocatalytic Gas-Phase Conversion of CO2 in Confined Catalysts) tem actualmente um rendimento de apena 1%, mas acredita-se ser possível alcançar os 4% ou 7% a muito breve prazo, valores que tornaram possíveis a aplicação industrial do método para produzir combustível… a partir do ar, e para reduzir o tão temido (menos por Bush) Aquecimento Global.

Fonte: ELCAT

Anúncios
Categories: Ciência e Tecnologia, CodeFarmPt, Defesa Nacional, Ecologia | 9 comentários

Navegação de artigos

9 thoughts on “ELCAT: Produzindo Etanol a partir de… Gás Carbónico

  1. Um Feliz Natal Rui, cheio de alegria e muita animação. Já agora, algumas animações também no sapatinho. Felicidades!

  2. Amigo Rui!

    Mesmo sendo tu um budista, aqui venho desejar-te um feliz Natal! Afinal o sentido do dia, independentemente do resto, pode ser quando um Homem quiser. Que seja pelo menos uma vez por ano, já que não é nos outros… E se todos os cristãos fossem tão… Humanistas como o é um certo budista, talvez o Natal acontecesse mais vezes no ano.
    Quanto a este blog… Já é como uma porta de um vizinho, onde se entra sem pedir licença e se vai ao frigorifico gamar umas cervejolas ou onde se vai ver televisão, quando a nossa deu o berro… Já nem limpo os pés antes de aqui entrar! 😀 Tal é afinidade com este Quintus… Em tempo de Natal é tempo de recordar isso!
    Que venham mais 365 dias de Rui e de Quintus ( com menos barras de ferro e facas! Ehehee! – eu sou chato, eu sei! 😀 ), pois sem este recanto a blogosfera seria realmente um lugar bem mais pobre.

    Amigo Rui:

    Votos de um feliz Natal, para ti e para os teus e um bom ano de 2007, capaz de concretizar sonhos e desejos!

    Grande abraço!

  3. Não sabia que o Rui era budista! De qualquer forma Feliz Natal! O que cria aqui uma situação algo… original? invulgar? Um ateu a desejar Feliz Natal a um budista!!!

    De qualquer forma, Feliz Natal, um execelente ano de 2007 e a continuação do Quintus em GRANDE como até aqui é o que te desejo.

    Um GRANDE Abraço

  4. Dae: Boas Festas para ti também e ânimo! muito e optimismo q.b.!
    Sá: Pois… Não é sem significado esta falta de Posts relativos à epoca… E fico sem palavras perante tantos, tamanhos e tão imerecidos elogios… E o Ideais é para mim igual… Está sempre aberto, em Tab, aqui no Firefox mesmo ao lado de outros quatro outro blogs amigos e eternas referências… Quanto à faca… Pois… Bem, para a semana o Outsider vai regressar em força (ao que me dizem os ventos) e então é que a coisa vai aquecer… Boas Festas!
    PSeven: Pois é… É assim que me identifico e sinto… Budista, da variante tibetana que conheço melhor e onde me iniciei e da escola Nyngmapa, para ser mais específico (que não é a do Dalai Lama, mas é a dos meus mestres (rinpoches), e é sempre válido um desejo sincero de Boas Festas!

  5. Excelente noticia, com essa tecnologia podemos no futuro criar “complexos florestais” no lugar das florestas que estão a ser abatidas agora. Pequeno conforto mas nos dias que correm temos que aproveitar o que houver.

    Boas festas.
    (Ignornemos o facto de serem votos de um agnostico dirigidos a um budista, referindo o nascimento de um profeta que provavelmente nasceu noutra altura do ano. O que conta è a intenção.)

  6. Seria interessante e revolucionário e acabaria com os mafiosos do petróleo.Desejo votos de um FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO ANO NOVO.Abraço

  7. Amigo Rui!
    Eu também não sou católico e não festejo o Natal, mas isso não me impede de me juntar com a família e passar uns bons momentos. Por isso desejo-te um bom dia cheio de alegria na companhia de quem mais gostas!

    Um super 2007 cheio de paz, saúde e sucesso.

    Quanto a elogios, subscrevo completamente o que o Sá disse, quer acerca da tua pessoa, quer acerca deste teu espaço, tão nosso. Sem ele a blogosfera seria muito mais pobre.

    Um grande Abraço!

  8. Nem necessito de dizer o que penso do Rui e deste lugar. O melhor blog que por ai há e uma referencia indispensável no daia a dia. Mas, palavras é para o Sá que eu isso não sei fazer bem.
    Mesmo ateu desejo-te um fantastico dia de Natal que budista ou outra coisa qualquer o importante é estarmos juntos e festejar essa união.
    abraço

  9. JG: Esperemos que a investigação prossiga e que os seus financiamentos também… e que, já agora, que entre uma universidade portuguesa, e Boas Festas, caro Agnóstico!

    Agostinho: Seria, não seria? Esperemos que eles já não tenham demasiado poder nas mãos para travar estas alternativas… Boas Festas!

    Outsider: É como eu… Não sinto o “Natal” (nascimento de cristo), mas comungo com a família esses momentos. Fazer outra coisa seria desrespeitar e provocar sofrimento desnecessário… Bons votos para 2007!

    Kaos: Bem… Até fico sem palavras… Obrigado! E referência é o teu http://wehavekaosinthegarden.blogspot.com/ paragem obrigatória nos meus tabs de Firefox e fonte de risadas e humor acutiliante para tantos blogonautas!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

Eleitores de Portugal (Associação Cívica)

Associação dedicada à divulgação e promoção da participação eleitoral e política dos cidadãos

Vizinhos em Lisboa

A Vizinhos em Lisboa tem em vista a representação e defesa dos interesses dos moradores residentes nas áreas, freguesias, bairros do concelho de Lisboa nas áreas de planeamento, urbanismo, valorização do património edificado, mobilidade, equipamentos, bem-estar, educação, defesa do património, ambiente e qualidade de vida.

Vizinhos do Areeiro

Núcleo do Areeiro da associação Vizinhos em Lisboa: Movimento de Vizinhos de causas locais e cidadania activa

Vizinhos do Bairro de São Miguel

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos

TRAVÃO ao Alojamento Local

O Alojamento Local, o Uniplaces e a Gentrificação de Lisboa e Porto estão a destruir as cidades

Não aos Serviços de Valor Acrescentado nas Facturas de Comunicações !

Movimento informal de cidadãos contra os abusos dos SVA em facturas de operadores de comunicações

Vizinhos de Alvalade

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos de Alvalade

anExplica

aprender e aprendendo

Subscrição Pública

Plataforma independente de participação cívica

Rede Vida

Just another WordPress.com weblog

Vizinhos do Areeiro

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos do Areeiro

MDP: Movimento pela Democratização dos Partidos Políticos

Movimento apartidário e transpartidário de reforma da democracia interna nos partidos políticos portugueses

Operadores Marítimo-Turísticos de Cascais

Actividade dos Operadores Marítimo Turísticos de Cascais

MaisLisboa

Núcleo MaisDemocracia.org na Área Metropolitana de Lisboa

THE UNIVERSAL LANGUAGE UNITES AND CREATES EQUALITY

A new world with universal laws to own and to govern all with a universal language, a common civilsation and e-democratic culture.

looking beyond borders

foreign policy and global economy

O Futuro é a Liberdade

Discussões sobre Software Livre e Sociedade

%d bloggers like this: