Imagem: http://www.film.bc.ca
Segundo um relatório da agência da ONU para a Alimentação e Agricultura, FAO, a indústria de criação de gado seria a principal fonte de gases de Efeito de Estufa (isto é: “bufas”). A agência constatou que estas emissões seriam mais importante, em 18%, do que todas as emissões de veículos automóveis, em todo o mundo.
O consumo de carne e leite não tem cessado de disparar, todos os anos. No ano passado produziram-se mais de 229 milhões de toneladas de carne, o dobro do período 1999/2001 e estimasse que o consumo em 2050 alcance 465 milhões de toneladas, o que colocará uma pressão tremenda sobre o ecosistema e aumentará a emissão destes gases até níveis inéditos.
Por isso… Se queremos contribuir para a Saúde do nosso ecosistema, para a redução dos efeitos do Aquecimento Global, para a redução do plantação de forragens para alimentação de gado (método pouco eficiente de usar bons solos agrícolas), e para a redução do consumo de água potável (um bem em escassez crescente em todo o mundo):
Reduza o seu consumo de carne e invista cada vez em alimentos alternativos à base de soja, como Tofu e Seitan… Não digo que se torne vegetariano, porque isso não deve ser feito de ânimo leve e sem o devido aconselhamento nutricional, mas evite a carne, concentre o seu consumo de proteínas no peixe e nos derivados da soja e… além do mais: faça melhor à sua Saúde evitando a Carne.
Fonte: FAO
Eu bem tento, mas gosto muito de carne… Mas estou a comer cada vez mais peixe e menos carne. Infelizmente acho que não consigo tornar-me vegetariano…
Um Abraço.
exactamente como eu… tanto mais que é praticamente impossível comer fora todos os dias e manter um regime vegetariano…
Isso não é assim tão linear.
A soja é cultivada em regime de monocultura o que esteriliza mais os solos agrícolas que as pastagens. Por ser sistema de monocultura desenvolvem-se pragas mais resistentes, logo utilizam-se pesticidas cada vez mais fortes e nocivos ao meio ambiente e ser humano.
A soja ,e seus derivados utilizados no vegetarianismo, estão na moda e será importante perguntar porquê? Basta descobrirmos quem é o maior produtor mundial de soja.
Não está provado que o peixe seja menos nocivo que a carne. Falando da produção normal (peixe de aquacultura e carne de estábulo) e da produção biológica.
No peixe encontram-se aditivos idênticos ao da carne , e quando do oceano contém mercúrio e outro metais pesados.
O mais saudável seria comermos vegetais e galinhas cultivados e criados por nós – saberíamos o que comemos… ou não comermos…
completamente de acordo… a soja é um mal menor… mas muito menor que a carne industrial, para nós, para a nossa saúde, para o clima e para os próprios animais que sofrem muito na pecuária industrializada que se faz actualmente…
Quando a pessoa quer, é possível sim deixar de comer qualquer tipo de carne. Não digo que seja fácil, mas não há obstáculos intransponíveis; a não ser que essa pessoa viva numa região gelada e distante, onde não se possa cultivar plantas. Ali, então, come-se carne para sobreviver.
Vivo em um país onde a carne é abundante e onde qualquer evento é comemorado com “churrasco”. É impressionante a quantidade de carne que se come aqui.
Por outro lado, a oferta de alimentos de todo tipo também é muito grande (frutas, verduras, legumes, grãos, etc), de forma que, para mim, não é tão difícil ser vegetariano.
É necessário questionar o hábito ancestral de comer carne e, informar-se sobre os métodos de criação e abate dos animais, para saber o preço deste “prazer”.
Porque alguém deve se privar do alimento para que as grandes empresas continuem poluindo com a queima de petróleo? Isso não é um argumento diversionista para livrar a cara do verdadeiro vilão do aquecimento global? Quem não come carne se priva de nutrientes essenciais e algo ainda mais essencial que é o sabor e o prazer de viver, de ser natural e espontâneo.
o consumo humano de alimentos é uma razão válida para produção de gases estufa, somente malucos vegans pensam em convencer alguém com esse argumento idiota.
0s nutrientes da carne nao sao essenciais… Eles podem ser obtidos em fontes vegetais desde que se adotem regimes inteligentes ou dietas hibridas que coloquem o consumo de carne no seu devido lugar: subalterno e nao dominante como acontece hoje no Ocidente.