Ainda que nas Sociedades ditas de Ocidentais a Sexualidade tenha sido encarada frequentemente como um “Demónio” que urge exorcizar e expulsar de todas as formas de vida e de estar na Sociedade, isso nem mesmo nestas é absoluto… E quem acusa o Judaísmo de no seu papel de matriz da Cultura Europeia (Ocidental) estar na raíz desta rejeição quase doentia da Sexualidade ignora que nesse mesmo Judaísmo a Cabala encarava a união sexual como um sacramento e um modo de união a Deus… A Oriente, esta posição era mais frequente, nomeadamente no Taoísmo e no Hinduísmo que encaravam o Acto Sexual e a Sexualidade na generalidade como formas do Homem comunicar e comungar com o Divino.
Os textos védicos indicam que o Desejo (Kama) é a força cosmogónica suprema e o Tantrismo Hindu recorre a esse conceito para forjar a sua tese da união sexual ritualizada, como a transportação do casal sexualmente unido ao Divino, onde a mulher assume especial papel enquanto “Deusa” (Shakti).
No Budismo Tibetano o momento da Clara Luz, característico da Iluminação, ocorre também no momento do climax sexual, de forma natural e espontânea, pela suspensão que induz à forma normal e obscurecida de consciência. Mas esta experiência não é exclusiva do Êxtase Sexual… Nas palavras do Dalai Lama, este estado de consciência provocado pela prática da meditação ocorre também brevemente noutros momentos mais comuns da vida do ser humano, como o espirrar, a perda de consciência por desmaio, o sono e a própria morte.
continua…
Para saber mais:
http://en.wikipedia.org/wiki/Tantra
http://en.wikipedia.org/wiki/Tibetan_Buddhism
Afinal a Cabala não é assim tão má… De facto o continuo repúdio do sexo é uma caracteristica das sociedades ocidentais, motivado pela igreja…
O que não sabia é que podemos atingir um estado breve ede iluminação através de um espirro, vais ter que explicar isto melhor…
Um Abraço.
Agora entendo porque é que a minha vizinha de cima durante a noite se farta de gritar “AI meu Deus, ai meu Deus”. Deve estar a comunicar com a divindade!
eheheh!! Saudações infernais!
Interessante. Fico à espera de mais. 🙂
abraços
outsider: pois não… apesar de todos os protestos de alguns… 😉 E sublinha-se aqui que o repúdio pelo Sexo é um traço do Catolicismo e do Judaísmo, mas não de todo o Judaísmo, e pelo menos não daquele que é mais profundo e intenso: o da Cabala. Contudo, os judeus ortodoxos conseguem ser tão negativos em relação ao sexo como os piores católicos…
belzebu: querias! provavelmente está é com gases…
tb: mais virão… podes crer, e aliás dois ou três já estão escritos e em fila de espera.
sempre me interecei mas não e todo lugar que e confiavel e informações veridicas grato pela atenção
Obrigado, Alexandre.
Brevemente pode contar com mais posts sobre o tema por aqui…