Henschel Hs 132

 

Versões: Hs 132 V1, V2 a A, B e C. Função: Bombardeiro de mergulho;
Dimensões: Envergadura, 7.20 metros; Comprimento, 8.90 metros, Altura 3 metros.
Propulsão: Turbojacto BMW 003A-1 de 800 Kg (Hs 132 A) ou He S 011 (Hs 132 C);
Velocidade: Com bomba, 700 Km/h; sem bomba, 780 Km/h;
Raio de Acção (com bomba a 10.000 metros): 1.120 km.
Armamento: uma bomba de 500 kg (Hs 132A) e 2 MG 151/20 de 20 mm (Hs 132 A e Hs 132 B).

A partir de 1937 o DVL iniciou uma série de pesquisas sobre bombardeiros de mergulho para sucederem ao então muito famoso Stuka. Nesse âmbito foi construído o Berlin-Charlottenberg B9 para estudar a posição de bruços do piloto, que se acreditava reduzir as tensões gravitacionais a que este era sujeito durante as fases terminais do vôo picado. As experiências mostraram a eficácia dessa posição. Ficou também demonstrado que a redução da área frontal poderia trazer benefícios à resolução destes problemas. Destas pesquisas resultou directamente o Hs 132 cuja construção começou no início de 1944. Previa-se a construção de duas séries de Hs 132, a primeira, o 132A seria de bombardeiros de mergulho transportando uma única bomba de 500 Kg, e sem armamento defensivo. A série Hs 132B além da bomba de meia tonelada levaria dois canhões MG 151 de 20 mm. A série A partia do princípio de que o aparelho era tão rápido que não poderia ser atingido por nenhum tipo de defesa aérea. A invulgar posição do piloto levantava uma série de problemas com o posicionamento dos controlo e instrumentos de vôo, acabando por decidir-se pela colocação do painel principal sob o piloto e a maioria dos instrumentos só era visível por intermédio de espelhos. Aparentemente, não existia maneira de o piloto abandonar o avião no caso deste ameaçar despenhar-se, dada a sua posição. O Hs 132 era um aeroplano de com asa a meia fuselagem com uma fuselagem de duraluminio e lemes direccionais duplos. As asas e a cauda eram construídas de madeira compressada, coberta de madeira. O motor a reacção BMW 003 era montado no topo da fuselagem, trás da cabina. Os modelos de produção deveriam receber as turbinas Jumo mais avançadas ou os motores Heinkel-Hirth S 011, uma excelente turbina que tinha arrancado o seu processo de desenvolvimento na Primavera de 1945. O primeiro protótipo (V1) foi construído em finais de 1944, os primeiros vôos de teste nesse aparelho praticamente concluído estavam prestes a começar quando o exército soviético tomou a fábrica da Henschel em Maio de 1945.

Categories: As "Armas Secretas" da Alemanha Nazi | 1 Comentário

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One thought on “Henschel Hs 132

  1. sa morais

    Mais esboços artísticos aqui:
    http://www.luft46.com/mmart/mm132.html

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