
Segundo o professor Valeriano Ruiz, director do laboratório de termodinâmica da Universidade de Sevilha, “existem 320 dias de sol na Andaluzia”. Segundo este investigador andaluz a tecnologia helio-termodinâmica é mais eficiente que a produção de energia a partir de painéis solares e é – segundo este investigador – a única forma de oferecer a Espanha uma alternativa viável à produção de energia a partir de combustíveis sólidos.
A primeira secção da central está pronta para ser inaugurada e vai oferecer uma capacidade 11 megawatts, 1 MW acima de uma central idêntica que funciona na Alemanha e que era até à data a maior central solar europeia.
O plano espanhol é colocar em funcionamento 8 secções, cada uma alimentando um reactor, com uma capacidade total de 302 MW, até 2010. Nessa data, a central será capaz de produzir energia eléctrica para alimentar 180 mil lares, ou seja, toda a cidade de Sevilha…
O reactor que será inaugurado cobre uma área de 70 hectares de 624 espelhos que convergem para um reactor central onde um líquido é aquecido até 1000 graus Celsius, produzindo vapor, que depois, coloca em movimento turbinas gerados de corrente eléctrica.
A Espanha além da área dos geradores solares, está também a investir fortemente na área da energia eólica, sendo o segundo produtor europeu nesta área (após a Alemanha), com uma capacidade total instalada de 8155 Mw.
E Portugal?
Depois de umas boas decisões no campo da Energia Eólica (que esperam ainda pela concretização), espera-se agora uma continuação deste investimento noutras áreas, como a promissora Energia das Marés ou destes central solar termo-eléctrica como este de Sanlucar.
http://www.eco2site.com/news/Junio-04/solar.asp
http://www.solucar.es/english/index.htm














Comentários Recentes