Vantagens do uso do Me262 em combate contra os aviões aliados

 

O papel mais adequado para o Me 262 era o de puro caça, não como avião de assalto nem como caça-bombardeiro, nem tão pouco como caçador de bombardeiros, conforme foi usado com tanta frequência. Era convicção da maioria dos pilotos que a utilização de algumas centenas de Me 262 bastaria para varrer dos céus da Alemanha os caças aliados, reduzindo drásticamente as operações de bombardeamento diurnas.

As duas grandes vantagens do Me 262 sobre os caças aliados eram a sua velocidade e poder de ascensão, em manobralidade era marcadamente inferior, mas graças às suas vantagens podia ganhar rápidamente uma altitude superior à do adversário e apanhá-lo de surpresa, duas condições essenciais desde sempre num combate aéreo. Se os pilotos alemães tentassem prescindir da velocidade para ganhar manobralidade (nomeadamente em curvas mais apertadas) eram quase sempre colocados em grandes dificuldades, aliás, a maioria das percas contra P-51 Mustangs era precisamente provocada por esse tipo de opção. Se o Me 262 fosse atacado a partir de uma altitude superior e de surpresa, o piloto só tinha uma opção: mergulhar para ganhar distância e depois voltar e atacar o caça atacante, se por outro lado, o ataque viesse da mesma altitude e à rectaguarda o piloto podia – graças ao grande poder de ascensão do aparelho – ganhar rapidamente altitude e apanhar depois o seu adversário numa volta. Em confrontos com caças-bombardeiros aliado a vantagem dos Me 262 ainda era mais dilatada. A diferença de velocidades ainda era maior devido à blindagem e à carga de bombas destes. A táctica preferida pelos alemães contra este tipo de aviões aliados era voar baixo até encontrar a silhueta dos caça-bombardeiros rcortada contra as nuvens, subir então muito rápidamente a atacar os alvos por baixo, uma táctica só possível num avião com as características do Me 262.

Categories: As "Armas Secretas" da Alemanha Nazi | 8 comentários

Navegação de artigos

8 thoughts on “Vantagens do uso do Me262 em combate contra os aviões aliados

  1. ESte avião é fantástico.

    Há uma coisa que é bastante interessante na história da aviação, que é a profunda ostracisação da aviação soviétiva da II Guerra MUndial! Porquê? Motivações políticas? Não valia mesmo nada?

    SEgundo sei os alemães quando começaram a recuar na invasão, foi também devido ao brilhante papel dos caças russos.

    Quanto a bombardeiros e aos bombardeamentos que fizeram sobre os alemães nada sabemos. Houve bombardeamentos soviéticos sobre cidades alemãs, à semelhança do que fuzeram os britânicos e americanos?

    Que inovações trouxeram os russos à aeronautica neste período? De facto pouco ou nada sabemos.

    Não és capaz de ajudar-nos a compreender melhor isto. Penso que terás fontes e bibliografia para isso, pela quantidade de informação que aqui colocas sobre esta temática.

  2. tipo eu sei porque e que os russos estavam bons na aeronaotica dizem que eles apanharam um alien numa pedra de gelo la em baixo derreteram-no e violaram-no até ele lhes ajudarem no armamento.

  3. Os alemães utilizaram caças bomardeiros, em boa parte da duração do conflito, que constituiram o terror para a aviação aliada.Estes são alguns aviões que aterrorizaram os aliados: Me 262, Focke Wulf Fw 190.
    Os russos com as fablicas de aviões funcionando a todo vapor na Sibéria apresentaram esta geração de caças bombardeiros: caças da série Yak, caçss da série La(Lavochkin La-7 e outros:usava motor radial),Petlyakov Pe-2 e Il-Stermovik, o maior caça bombardeiro de ataque ao solo do mundo.

  4. Eu cometi alguns erros na minha intervenção neste site.Por exemplo: eu não me refiro ao bombardeiro alemão Me 262 e sim ao bf 109 F-2O avião que aparece na foto no site é o primeiro avião a jato do mundo.Teria sido uma arma terrível, se não tivesse voado experimentalmente quado a Alemanha já estava derrotada.O bombardeiro médio Heikel he 111,que usava motores fabricados na chamada Fraça Livre, foi outro que não passou da fase experimental.Seus motores não resistiram ao pó Planície Russa.Se o avião tivesse sido o sucesso que seus projetores esperavam,teria sido o maior destruidor de tanques da gerra.Fracasso do projeto,garantiu a continuidade do reinado do Stermovik como o melhor bombardeiro de ataque ao solo de toda a guerra.Eu cheguei a esquecer citar o Junker Ju-87(Stuka): uma arma concebida não só para atacar e destruir, mas para aterrorizar também.

  5. Soube através de aiguns sites que o projeto do Me 262 é do inicio do conflito. Já pensou o tamanho da dor de cabeça que os aliados teriam com este avião se tivesse surgido no ar em 42 ou em 43?.Mas Hitler poupou os aliados deste perigo. Mandou engavetar o projeto me 262,porque não acreditava nele. Quando a situação da Alemanha se tornou critica,resolveu-se desngavetar oprojeto e surgiu um avião terrível. Só o avião soviético, La 7:com o seu enorme poder de manobra, pilotado pelo maior az soviético, conseguiu derrubar um destes aviões a jato.
    Mais uma vez Hitler ajudou os aliados, tirando o avião da sua função de caça puro, para bombardeiro.

  6. É seriamos colonia alemã…

  7. Os Rússos desde sempre dando trabalho com seus caças…( Ps.: Onde estão os meus cometários….? )

  8. Eu sempre disse q disco voador e criação humana,eis ai a prova…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

Eleitores de Portugal (Associação Cívica)

Associação dedicada à divulgação e promoção da participação eleitoral e política dos cidadãos

Vizinhos em Lisboa

A Vizinhos em Lisboa tem em vista a representação e defesa dos interesses dos moradores residentes nas áreas, freguesias, bairros do concelho de Lisboa nas áreas de planeamento, urbanismo, valorização do património edificado, mobilidade, equipamentos, bem-estar, educação, defesa do património, ambiente e qualidade de vida.

Vizinhos do Areeiro

Núcleo do Areeiro da associação Vizinhos em Lisboa: Movimento de Vizinhos de causas locais e cidadania activa

Vizinhos do Bairro de São Miguel

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos

TRAVÃO ao Alojamento Local

O Alojamento Local, o Uniplaces e a Gentrificação de Lisboa e Porto estão a destruir as cidades

Não aos Serviços de Valor Acrescentado nas Facturas de Comunicações !

Movimento informal de cidadãos contra os abusos dos SVA em facturas de operadores de comunicações

Vizinhos de Alvalade

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos de Alvalade

anExplica

aprender e aprendendo

Subscrição Pública

Plataforma independente de participação cívica

Rede Vida

Just another WordPress.com weblog

Vizinhos do Areeiro

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos do Areeiro

MDP: Movimento pela Democratização dos Partidos Políticos

Movimento apartidário e transpartidário de reforma da democracia interna nos partidos políticos portugueses

Operadores Marítimo-Turísticos de Cascais

Actividade dos Operadores Marítimo Turísticos de Cascais

MaisLisboa

Núcleo MaisDemocracia.org na Área Metropolitana de Lisboa

THE UNIVERSAL LANGUAGE UNITES AND CREATES EQUALITY

A new world with universal laws to own and to govern all with a universal language, a common civilsation and e-democratic culture.

looking beyond borders

foreign policy and global economy

O Futuro é a Liberdade

Discussões sobre Software Livre e Sociedade

%d bloggers like this: