Viver é lutar contra a irrelevância e o Acto de Blogar…

Viver é lutar contra a irrelevância. Desde o momento em que nascemos somos compelidos a procurar deixar uma marca, uma alteração, uma mudança que mais tarde nos possa ser atribuída. O Homem busca sempre a História e a sua perenidade nela. Criaturas fugazes e de curta vida, procuramos sempre a Eternidade, seja por via religiosa, seja por via material, procuramos sempre sobressair dos demais, elevar-nos sobre a multidão e tornar-nos… Relevantes.

Outrora, o Homem podia aspirar a essa Relevância através do Poder e, mais recentemente, através dos Media. Actualmente, temos à nossa disposição a Blogoesfera… Aqueles que desesperavam por publicar os seus livros, publicam hoje livremente os seus textos – de qualidade e interesse variado – em milhões de Blogs, e cada um deles, consegue rapidamente mais leitores que a maioria dos livros publicados até hoje… Por exemplo, ats o meu modestíssimo e declinante Blog almeja para si um número médio de mil visitantes diários… Um livro tem frequentemente como primeira tiragem… 400 exemplares!

A Blogoesfera fervilha de actividade, pensamento, poesia e opinião. A qualidade nem sempre é constante (basta ver alguns dos meus Posts…), mas este fervilhar crescente que leva a Blogoesfera a dobrar de tamanho cada seis meses não só não dá mostras de abrandar como promete realizar o mais poderoso desejo humano… A Relevância.

Nunca tantos foram ouvidos por tantos. Nunca tantos se puderam separar dos “fazedores de opinião” dos Partidos e dos Media, e forjar a sua própria Opinião, fundamentada ou não. Nunca tantos foram lidos e nunca tanto se escreveu.

Neste sentido, a Blogoesfera representa uma verdadeira ameaça para os Media convencionais e para a própria Literatura e Editoras… Cada vez mais, o tempo do Homem será consumido neste mundo virtual e menos, no “mundo real” (a fronteira é cada vez mais ténue). Isto não quer dizer que no futuro se lerá menos… Pelo contrário, o incentivo criado pela multiplicação de Opiniões, pela necessidade da sua fundamentação, pode atá provocar uma explosão dos hábitos de leitura e uma qualificação crítica dos visionados de televisão (que já acontece hoje com a maioria dos bloggers).

Não sabemos o que vai acontecer, nem sem este aumento do número de bloggers (escritores) e de leitores de blogs (leitores) vai continuar a este ritmo explosivo. Mas algo é certo: mudanças profundas vão acontecer se este movimento não parar: a Sociedade Civil vai finalmente libertar-se das amarras podres dos Partidos Políticos e dos “Opinion Makers”, a Literatura vai revivificar-se com novos autores e pensadores, e os hábitos de leitura que sempre foram escassos neste país, vão, finalmente, fortificar-se e crescer…

Anúncios
Categories: Blogging, Sociedade, Wikipedia | 8 comentários

Navegação de artigos

8 thoughts on “Viver é lutar contra a irrelevância e o Acto de Blogar…

  1. Caro Rui, antes de mais, permite-me dar-te os parabéns pelas tuas mil visitas diárias. Estas visitas são de facto merecidas, não são por acaso, são o reflexo da qualidade deste blog. Eu falo por mim, venho cá todos os dias, várias vezes ao dia. Oxalá tenhas razão e que este hábito tão saudável de escrever, ler e debater que temos aqui na blogosfera cresça e nos liberte das amarras que nos prendem e que nos leve para a frente fazendo-nos evoluir enquanto povo.
    Bem hajas pela tua participação neste movimento, o teu contributo é verdadeiramente notável.
    Um grande Abraço.

  2. Este teu artigo é o espelho dessa Blogosfera em crescimento, dessa mutação que assistimos no nosso dia-a-dia. O futuro é isto…
    Parabéns pela reflexão.
    Um abraço…

  3. Aqui ficam também os meus parabéns pelo sucesso do teu blog, com mais de 1000 visitas diárias!
    Adorei este post ,porque vem ao encontro do que penso, acerca da utilidade duma Blogosfera em que o objectivo não será apenas de diversão e convívio, mas principalmente de expressão e debate de ideias duma forma livre e enriquecedora.
    Sem vaidades, despidos de protagonismos, os bloggers expressam das mais variadas formas o seu modo de pensar e sentir, não receando mostrar as emoções!
    Um abraço

  4. Belíssimo trabalho!

  5. Amigo Rui!

    Bem… Se é para te dar os parabéns, antecipando já, o dia em que conseguirás o almejado, então também me junto ao grupo e aqui ficam.

    Mas e agora a sério, o que é importante, mas não estranho para mim, é esta tua reflexão que se debruça sobre algumas importantes questões, para além, da pequena brincadeira que a blogosfera é para muitos e, por isso sim, deixo aqui os meus sinceros parabéns e um estrondoso aplauso, pela forma escorreita e lúcida como esta nos é apresentada.

    Não basta pensar bem, é importante que o pensamento seja transmitido de forma lúcida e o mais compreensível possível.

    Bem-hajas.

    PS: Devido às tuas expectativas futuristas referidas no último parágrafo, devo dizer que hoje leio menos livros. Leio menos, no sentido de ler pelo prazer sublime de ler, porque consumo hoje mais livros do que antes, a diferença, é que já só os “leio”, pelo conhecimento que deles posso extrair, o que me faz invariavelmente estar a “ler” 3 ou 4 livros em simultâneo.

  6. Gosto do teu optimismo, pena eu não ser assim tão positivo. Continuar as escrever é uma libertação que deveria passar a obrigação a todos aqueles que não aceitam o “acto lógico” e o qurem combater por todas as formas. O pior é alguns viram yuppies e outros continuam parvos…

  7. excelente post, Rui. De fato, é muito interessante esse fenômeno do blog como multiplicador de mídia. Caso tenhamos um futuro que saiba aproveitar bem isso, estamos no bom caminho.

    Por outro lado, fico um pouco incerto sobre se esse destino se direcionar à banalidade e à informação fácil e superficial. Tenho como visão que um blog deva ser um apontador de assuntos, referências, direcionamentos, que muitas vezes não fazem parte dos grandes media. Nesse ponto o leitor tem um fabuloso instrumento, onde pode encontrar praticamente qualquer coisa. O problema é se o leitor se resumir à leitura dos blogs… e essa tendência da leitura ‘rasa’, infelizmente, acompanha a multiplicação das leituras.

    De todo modo, saber utilizar esses mecanismos nos torna muito mais potentes…

  8. obrigado a todos, mas saibam que o importante aqui não é valor dos acessos, especialmente porque muitos vêm de motores de busca e não por acessos directos ao endereço do blog… e de qualquer modo os acessos são muito inferiores aos de qualquer “bom” blog pornográfico ou de Bola ;-)… talvez devesse mudar de ramo!

    ou talvez não!

    a blogoesfera é uma verdadeira revolução na Liberdade de Expressão e na Capacidade de se formar opinião, verdadeiramente livre e isenta das manipulações que os Poderosos e os detentores da Informação, sejam eles Padres da Igreja, Sacerdotes Sumérios ou Santos Inquisidores versão-ratz ou Ahmadinejades…

    por essa razão, por essa gigantesca Opinião que é a de formar finalmente um grupo alargado de Pensantes e Opinadores, não mais simples cabeças da Manada é que a Blogoesfera é importante.. É que vários estudos demonstram que quem mantem um Blog ou pernoita regularmente neste meio está mais actualizado, mais informado e melhor defendido das manipulações de outros do que os demais… E este número (o dos demais) encolhe todos os dias… Com a duplicação da blogoesfera todos os seis meses (números da Technorati).

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

Eleitores de Portugal (Associação Cívica)

Associação dedicada à divulgação e promoção da participação eleitoral e política dos cidadãos

Vizinhos em Lisboa

A Vizinhos em Lisboa tem em vista a representação e defesa dos interesses dos moradores residentes nas áreas, freguesias, bairros do concelho de Lisboa nas áreas de planeamento, urbanismo, valorização do património edificado, mobilidade, equipamentos, bem-estar, educação, defesa do património, ambiente e qualidade de vida.

Vizinhos do Areeiro

Núcleo do Areeiro da associação Vizinhos em Lisboa: Movimento de Vizinhos de causas locais e cidadania activa

Vizinhos do Bairro de São Miguel

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos

TRAVÃO ao Alojamento Local

O Alojamento Local, o Uniplaces e a Gentrificação de Lisboa e Porto estão a destruir as cidades

Não aos Serviços de Valor Acrescentado nas Facturas de Comunicações !

Movimento informal de cidadãos contra os abusos dos SVA em facturas de operadores de comunicações

Vizinhos de Alvalade

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos de Alvalade

anExplica

aprender e aprendendo

Subscrição Pública

Plataforma independente de participação cívica

Rede Vida

Just another WordPress.com weblog

Vizinhos do Areeiro

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos do Areeiro

MDP: Movimento pela Democratização dos Partidos Políticos

Movimento apartidário e transpartidário de reforma da democracia interna nos partidos políticos portugueses

Operadores Marítimo-Turísticos de Cascais

Actividade dos Operadores Marítimo Turísticos de Cascais

MaisLisboa

Núcleo MaisDemocracia.org na Área Metropolitana de Lisboa

THE UNIVERSAL LANGUAGE UNITES AND CREATES EQUALITY

A new world with universal laws to own and to govern all with a universal language, a common civilsation and e-democratic culture.

looking beyond borders

foreign policy and global economy

O Futuro é a Liberdade

Discussões sobre Software Livre e Sociedade

%d bloggers like this: