Óleo vegetal de cozinha… no motor do seu automóvel !? (1/2)

Existem desde há alguns anos motores que podem ser instalados em qualquer automóvel e que podem consumir apenas óleos vegetais. Tratam-se dos motores Elsbett (também conhecidos como “Motores Elko”), que são uma versão do motor a Diesel convencional adaptado para funcionar com óleo vegetal.

A tecnologia foi desenvolvida especialmente na antiga União Soviética e, no Ocidente, no Brasil, onde uma empresa local, a “Grupo Garavello” investiu no projecto, mas sem sucesso. Actualmente, a Elsbett AG alemã continua a existir e com relativo sucesso nesta época de aumento explosivo do preço do Petróleo, adaptado para suportar vários combustíveis, razão pela qual é também conhecido como “motor multicombustíveis”. Estas empresas comercializam kits de conversão que podem ser instalados em qualquer veículo com motor diesel de modo a adaptá-lo para que possa funcionar exclusivamente com óleo vegetal.

A empresa opera desde a década de oitenta, comercializando o seu motor Elko, de invenção do seu fundador, o engenheiro Ludwig Elsbett, o qual nas palavras do fabricante “é um motor de ciclo diesel semi-adiabático optimizado para funcionar com quase todos os tipos de combustíveis, sem alterações.”

Actualmente, em toda a Europa, haverá mais de 20 mil veículos transformados e usando quase exclusivamente óleos vegetais comuns (sobretudo Óleo de Colza) abastecidos “em casa” ou através de uma rede de camiões com reservatórios de mil litros.

Em termos de custos, estes podem ser consultados aqui, mas, por exemplo, um upgrade a motores TDI da Volksragen (Audi, Skoda, Seat, Volvo, etc) ou a um motor dTu da Renault ficaria em 1700 euros + IVA, um valor que desce para 1300 euros se fôr escolhido o kit de conversão da Greasecar…

O uso massivo de óleos vegetais é uma opção muito séria e antiga (de facto, o próprio inventor do motor Diesel, o engenheiro alemão Rudolf concebeu o seu motor para funcionar apenas a óleo de amendoim… e isto em 1870…). Devia portanto ser seriamente considerada pelo nosso país e pelos nossos governantes… Seria uma fonte potencial de independência energética num país cronicamente dependente das importações de petróleo, reduziria significativamente as emissões de Carbono que vão levar ao pagamento de multas no âmbito do Tratado de Quioto, e, sobretudo, poderiam reanimar a vida do Campo, induzindo ao regresso aos campos, criando emprego, sustentabilidade regional e poderia, inclusivé, transformar Portugal num… Exportador de combustíveis.

Para saber mais:

http://www.noendpress.com/caleb/biodiesel/index.php

http://www.emnw.org/emnw-vgo.html

http://www.switchbiofuels.com/category/history/

http://www.greasecar.com/

Se gostou deste artigo, adicione-o nas redes de notícias colaborativas:
DoMelhor.net (Portugal) DoMelhor
(Portugal) ou
Chuza.org (Galiza) Chuza
(Galiza) ou ainda em
Adicionar esta not�cia no Linkk Linkk (Brasil)

Anúncios
Categories: Ciência e Tecnologia, Ecologia, Economia | 33 comentários

Navegação de artigos

33 thoughts on “Óleo vegetal de cozinha… no motor do seu automóvel !? (1/2)

  1. De facto já conhecia esta tecnologia. Já vi uma reportagem acerca da implementação do uso de óleo como combustível nos EUA, sim leram bem, nos EUA. Apesar de serem grandes poluidores, o preço dos combustiveis, em particular o diesel, começa a pesar na carteira doa americanos. Na reportagem um americano falava que estava muito contente com o seu carro a óleo e que o único problema era por vezes abastecer, pois não há postos de abastecimento de óleo. Ele resolveu o problema pedindo o óleo usado nos restaurantes.
    Mesmo os nossos motores comuns a gasóleo funcionam só com óleo, se algum dia ficarem sem gasóleo num sítio sem nenhuma bomba perto, metam óleo vegetal e o vosso carro vai andar e chegar à bomba mais próxima.
    Um Abraço.

  2. belo post, Rui.

    De fato, algo que ‘nunca’ suspeitamos é que qualquer política econômica está absolutamente ligada às políticas energéticas…

  3. nito

    Acho que de facto o exemplo devia vir de cima, “todas as viaturas do estado usam Oleo Vegetal e você ?” algo deste género…
    Era bom, mas enfim… se o sobrinho/sobrinha de um ministro fosse o feliz proprietário de uma empresa de oleos vegetais, aí sim acho que se poderia implementar algo no país..e talvez até um decreto-lei com obrigatoriedade de x% do parque automóvel..

    abraço

  4. à medida que o petróleo sobe de preço até aos 2000 USDs que alguns estimam, estas alternativas serão cada vez mais viáveis… Por muita força que os lobbies da petro tenham não vão conseguir travar esse movimento, catatau e suponho que dentro de alguns anos as veremos a vender nos seus postos de abastecimento… óleo vegetal…

    nito: já me bastaria um decreto que obrigasse a abastecer com 10% de óleo vegetal cada veículo do Estado! é que isso parece possível e até saudável para os motores, mais barato e reduz as emissões de carbono, como post que brevemente irei publicar.

  5. Ricardo Mourato

    Pois é.. de facto os nossos combustiveis sao caros por causa do imposto 60% jeez… quer isto dizer que metemos 50 Euros de gasosa, 30 Euros sao para pagar impostos, resta-nos apenas 20 Euros para para fazer poluição…é o país onde vivemos…
    felizmente o biodisel já é uma realidade, o interessante é que os “grandes” do petrolio já n vao conseguir abafar a coisa, se procurarem no google, encontra-se N sites com materia explicativa sobre o mesmo…
    segundo as minhas contas, fica apenas uma difrença de 30 Cents p/ litro (isto com oleo novo!) n é mto, mas acredito que compense, sobretudo para quem tiver facilidade em arranjar oleo usado, assim ainda fica mais barato..
    .. mas pronto.. viva a ciencia, eu ká vou continuar á espera do carro movido a energia nuclear 😀
    Por falar em energia nuclear.. ah uns tempos um portugues com mta massa queria contruir uma central nuclear, mas os meninos do verde (aka quercos) pelo que entendi fizeram lg birra, será que desta vez a central nuclear ia espantar os lobos, ou fazer sombra ás ervas daninhas?
    N percebo… será que queimar carvao para fazer girar turbinas, é mais limpo do que energia nuclear?
    se n tivessemos pessoal do genero Homer Simpson a trabalhar lá, n vejo o porque de tnto alarme.. aí sim, já se podiam comprar carros a gasolina outra vez..
    até lá fico me pelos meus belos passeios a pé!

  6. a importancia dos impostos sobre os produtos petrolíferos no OGE explica pq é q os governos aparentam ter tão pouca vontade em investir e em criar e propiciar alternativas actuais viáveis ao petróleo, em que esta opção dos óleos é apenas uma ao lado de outras, como o bioóleo, o alcóol, e a própria electricidade… li algures que em portugal já havia quem tivesse um “acordo” com um restaurante para alimentar o depósito do seu carro, pelo que essa opção do “óleo usado” é até bastante viável…

    o problema da energia nuclear (como indico no post sobre E. F. Schumacher) é precisamente o que fazer aos seus resíduos… estes têm meias-vidas longuíssimas e ainda ninguém sabe muito bem o que fazer a eles… isso e o risco da… explosão. raro, e extremamente dificil de ocorrer, mas sempre, sempre, possível e de enorme impacto…

  7. Tem um cara em Marseille que recolhe o oleo dos restaurantes Kebabs depois filtra e usa no carro dele. O motor a Diesel originalemente foi desenvolvido pra usar oleo de cosa.

  8. ando com a leitura toda atrasada….
    Interessantes posts tens aqui Rui. Sobre esta tecnologia que eu já tinha lido há um tempo, será bem vinda, mas terá sempre imensos obstáculos por ir contra alguns negócios instituidos. Mas tem que se caminhar para combustíveis alternativos ao petróleo, não há dúvida.
    Jinhos

  9. israel: pois, num forum de discussão sobre o tema tb li de um tipo que tinha feito um acordo com um restaurante qq da costa da caparica… quando não existe um “sistema” as pessoas, improvisam!

    tb: neste caso a barreira para que acabe o “bloqueio” aos combustíveis alternativos é dupla: os Governos que tanta lucram com os impostos sobre o petróleo, e o poderoso e cada vez mais rico e influente lobby das petrolíferas… Uns e outros só podem ser vencidos por eleitores que não se abstenham e que votem em consciência e não ao sabor de qq campanha de marketing político e de consumidores ecologicamente conscientes e que sejam mentalmente capazes de resistir ao “demónio alienador da Publicidade”.

  10. Visitem este site:
    http://www.novaenergia.net

    Anda por lá muita gente que faz o seu proprio biodiesel e anda a biodiesel.
    Ainda falam lá bastante de outras energias alternativas.

  11. luimio: boa sugestão! passarei por lá com toda a certeza!

  12. fabio

    Bom dia estou fazendo recolimento de oleo vegetal usado,

  13. PEDRO MAGALHÃES

    TENHO UMA CITROÊN C15 DE 1991, QUE ESTOU SOMENTE A USAR OLEO VEGETAL, COMO CONBUSTIVEL SEM QUALQUER ATERAÇÃO NO MOTOR.

    ABRAÇOS
    91 211 17 10

  14. EDSON VIANA

    Estou desenvolvendo um trabalho no curso de mestrado ( Engenharia da produção – UFSM ) e tenho interesse em obter informações sobre o assunto, acho que cada um de nós pode fazer algo em beneficio das futuras gerações, espero com este trabalho plantar aqui uma pequena semente e que esta possa ajudar a preservar nosso ecossistema.
    Edson Viana
    55 81112069

  15. moro no cearà aqui pouco se recicla.alguma empresa se eneressa em comprar por exemplo;oleo de cosinha

  16. Aqui no Brasil tem site da Elsbett -> http://www.elsbett.com.br
    Acho que vão usar muito oleo vegetal

  17. pedro_mur

    http://www.novaenergia.net é que está a dar!!

  18. Eva Croll

    Olá, Rui!

    Estava eu procurando informações sobre reciclagem de óleo vegetal na internet, e surgiu este sítio. Faço jornalismo e sou repórter de uma revista virtual em Joinville/SC.

    Achei extremamente interessante seu post, e mais ainda sua iniciativa. Queria conversar contigo sobre isso, pela internet mesmo, pois estou fazendo uma matéria sobre a reciclagem do óleo. Deixei meu e-mail nos dados ali em cima.

    Abraço, Eva!

  19. Eva Croll

    A propósito: eva.pequena@yahoo.com

    hehe

  20. Olá, estou interessado em comprar um motor elko original.
    Quem souber onde posso encontrar um, entre em contato:
    joseruelaswesley@yahoo.com.br

    Obrigado!

    Brasil – SP

  21. Oi pessoal
    Tenho um Opel corsa 1.5TD e só consome aleo vegetal comprado no lidl
    um abraço

  22. quero saber se existe no rio de janeiro alguma empresa ou ong que recolha oleo de cosinha

  23. gostava de saber como posso meter o meu rover 25 tdi a andar a olio alimentar. fasso mts kilm e pesa no fim do mes. e como posso reciclar oleos de cosinha. abraço

  24. ariane

    gostaria de saber se há algum lugar em joinville/sc que recolha oleo de cozinha
    obrigado

    qualquer coisa adrielym@gmail.com

  25. Rogério Venerando

    Boa noite gostaria de saber mais sobre a utilização do óleo vegetal de cozinha onde pode ser usado se somente em automovel ou tb posso extrair para outras coisas e que equipamentos são necessario para o processo?
    Eu estou cursando Engenharia Quimica se alguem poder me ajudar nestas perguntas acima agradeço e muito.
    Abraços Rogério

  26. O melhor local para ver se é verdade que carros andam a oleo é no http://www.novaenergia.net

  27. bom dia tenho enteresse em abrir uma empresa de coleta de oleo vegetal usado (frituras) preciso de informaçoes sore o assunto,como armasenar,como e onde (terrenos)faser a costruçao sem danificar o meio ambiente. obrigado,rafael

  28. rogerio gomes

    ola gueria saber si o oleo despois de pasar por fritadera e linpo se pode deitar en cualger motor diser o so motores antigos o se podemos deitar nos motores atuas e cualntos litros por tangue obrigada

  29. bem, não sou perito… o que tenho lido é que o fazem somente em carros mais antigos (e em diesel) pq há impurezas que sempre ficam nos motores… e não convém estragar um carro novo, hem? 😉
    quantos por tanque?
    há quem encha o depósito…

  30. Já ouvi falar sobre isso , com um amigo que tem um automóvel maverik… antigo é mt lindo.

  31. JORGE LUIZ

    Caros amigos gostaria sde saber como posso adquir este quite para colocar no meu motor diesel, ou não precisa fazer nehuma adpação, para que possa funcionar sem problema.

  32. Tenho uma empresa que coleta oleo vegetal usado em Brasilia -df e estou acompanhando os projetos p a copa do mundo, que já estão chamando de copa verde. Nesta copa estão pensando em colocar transporte publico movido a oleo vegetal usado com o quite de adaptação ou coletivos movidos a b100.
    Hoje coleto em torno de 1t ao dia, nossa empresa tem 3 anos que opera neste segmento com varios projetos de socio- ambientais.
    Procuramos parceiros em todo Brasil para a implantação de nosso negocio, fazendo um estudo da sustentabilidade do mesmo para cada municipio interessado.
    Se desejar ser nosso parceiro entre em contato 61-81822505

  33. A conversão de motores diesel em motores de oleo vegetal é completamente viavel. Acabamos de adaptar um motor MWM de 106 Cv para o uso de oleo de soja. Ao mesmo tempo estamos desenvolvendo equipamentos para purificar o oleo de fritura para usar neste motor. Estamos usando as normas DIN para o uso deste oleo residual. Não é somente um questão de filtrar o oleo que resolve. Para mais informações pode entrar em contato através de e-mail: lpm_campos@uol.com.br

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

Eleitores de Portugal (Associação Cívica)

Associação dedicada à divulgação e promoção da participação eleitoral e política dos cidadãos

Vizinhos em Lisboa

A Vizinhos em Lisboa tem em vista a representação e defesa dos interesses dos moradores residentes nas áreas, freguesias, bairros do concelho de Lisboa nas áreas de planeamento, urbanismo, valorização do património edificado, mobilidade, equipamentos, bem-estar, educação, defesa do património, ambiente e qualidade de vida.

Vizinhos do Areeiro

Núcleo do Areeiro da associação Vizinhos em Lisboa: Movimento de Vizinhos de causas locais e cidadania activa

Vizinhos do Bairro de São Miguel

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos

TRAVÃO ao Alojamento Local

O Alojamento Local, o Uniplaces e a Gentrificação de Lisboa e Porto estão a destruir as cidades

Não aos Serviços de Valor Acrescentado nas Facturas de Comunicações !

Movimento informal de cidadãos contra os abusos dos SVA em facturas de operadores de comunicações

Vizinhos de Alvalade

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos de Alvalade

anExplica

aprender e aprendendo

Subscrição Pública

Plataforma independente de participação cívica

Rede Vida

Just another WordPress.com weblog

Vizinhos do Areeiro

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos do Areeiro

MDP: Movimento pela Democratização dos Partidos Políticos

Movimento apartidário e transpartidário de reforma da democracia interna nos partidos políticos portugueses

Operadores Marítimo-Turísticos de Cascais

Actividade dos Operadores Marítimo Turísticos de Cascais

MaisLisboa

Núcleo MaisDemocracia.org na Área Metropolitana de Lisboa

THE UNIVERSAL LANGUAGE UNITES AND CREATES EQUALITY

A new world with universal laws to own and to govern all with a universal language, a common civilsation and e-democratic culture.

looking beyond borders

foreign policy and global economy

O Futuro é a Liberdade

Discussões sobre Software Livre e Sociedade

%d bloggers like this: