RepórterGrunho: Fotografia 2

IMAGE_00061.jpg

Encontrei este carta da Igreja Maná colado num parque do Pinhal Novo, mas cópias do mesmo podem ser encontradas coladas por toda a cidade de Lisboa.

O cartaz afirma "A sua família está de cabeça para baixo?" e o que choca imediatamente na coisa é apresentação comercial. Sendo a "Igreja" Maná um credo religioso, ou uma interpretação do Cristianismo, não é um Negócio ou uma actividade comercial e não devia (acho eu) usar a mesma Gramática de Marketing de uma actividade comercial.

Este apelo à desgraça das famílias, este convite à "solução" proposta pela Maná revela a existência de um motor comercial para as actividades religiosas da Igreja.

Quanto custaram estes cartazes? Quem os colou? Quem os desenhou e imprimiu?

Se analisarmos todas estas respostas veremos que a "Igreja Maná" tem muito pouco de "Igreja" e muito de… "Empresa".

Logo, devia chamar-se "Empresa Maná" e não "Igreja Maná". E pagar impostos (IRC) como aquilo que efectivamente é:

Uma empresa.

Anúncios
Categories: RepórterGrunho | 17 comentários

Navegação de artigos

17 thoughts on “RepórterGrunho: Fotografia 2

  1. seria bom que o nosso Estado sempre tão eficaz a retirar aos contribuintes tudo o que pode começasse a investigar a vera natureza destas “igrejas” e questionasse a sua isenção de IRC… E controlasse os lucros que geram.

  2. Eu das Igrejas o que gosto é de algumas obras de arte que por lá se escondem. Quantos a estes maná o nome diz tudo. É um grande maná para quem a inventou. Também eu estva a pensar abrir uma casa de venda de pregos e já tive a ideia de lhe chamar igreja dos pregos da cruz. Assim evito pagar impostos e vendo os preguitos como reliquias.

  3. Esses gajos não são os donos do canal que veio substituir o GNT?

  4. Blasfémia irmão.
    Esta é mais uma igreja À semelhança de muitas que inundam o país, ao menos é Portuguesa.

    To pires F: Não. A que vem substituir o GNT é a TV Record, os donos são a IURD. 🙂

  5. claudio miguel

    conselho de amigo: cuidado com a vossa ligua, se nao aceitam pelo menos respeitem, depois nao digam que nao foram avisados. cuidado, muito cuidado com o que falam meus amigos

  6. claudio: o seu comentário e as ameaças veladas que contém diz tudo sobre a Igreja Maná. Ponto.

  7. anonimo

    ainda me espante que hajam pessoas tão mal informadas e formadas acerca da palavra de Deus, se ao menos lê-sem a biblia encontrariam uma luz para essa pobre falta de espirito. dizem que é so para sacar o dinheiro mas não estão por dentro. faz-me lembrar quando no tempo de Noé , ele avisava e tornava a avisar que viria um diluvio e que quem não estivesse na arca não se salvava, mas as pessoas continuamente diziam que ele era louco e não acreditavam. o que é certo e está provado cientificamente é que isso aconteceu e aqueles que escarneciam morreram afogados por brincarem com Deus. o mesmo acontecerá com todos os que não acreditam quando Jesus vier em glória para levar a sua igreja. os que ficarem vão ver logo que as pessoas não estavam loucas quando lhes diziam para se arrependerem.

  8. cade as fotos das ratazanas pretas q/ eu pedi?
    a igreja católica é a pior religião q/ eu conheço,acho q/ deveriam matar o papa,ele ñ faz nada q/ preste…
    ñ esqueça a igreja católica é a religião q/ mais mente…

    😦

  9. Axo mt piada qd vejo os homens do mundo fazerem comentarios soubre igrejas cristas. Claro k qd vem estes caratazes nao se lembram por exemplo k o estado ajuda a igreja catolica e em qualker sitio k se va ha 1 igraja catolica k a camara apoia com o dinheiro do POVO, especialmente para suas festas com cartazes. K quando ker 1 estatua para sua casa da Nossa Sr ou do Santo tal tem de pagar pra isso. Mas se for a Fatima, ai vai mesmo pagar por isso. Quem paga a missa k passa na televisao aos fins de semana???????????????????? E a igreja mana e k faz marketig cm se fosse 1 companhia? Ate parece k a igreja mana lhe foi buscar algum dinheiro ao bolso. K deus lhe abencoe e perdoe seus comentarios.
    Se axa k a igreja mana faz publicidade enganadora porque nao vai a 1 ver so o k se diz e verdade ou mentira???? Talvez saia de la surpreendido.
    LOL

  10. xxx

    O mais giro de tudo e k nunca ninguem diz as verdades soubre a igreja catolica.
    Nao condeno ninguem nem nehuma religiao, mas todo o homem do mundo anda a ser enganado por outra igreja, e seu dinheiro e usado sem sua autorisacao e ai ninguem reage. PQ SERA???? Meus amigos. Deus nao brinca por isso antes de falar de 1 igreja e melhor averiguar todas as outras.

  11. este artigo provoca-me grego…a serio….é extremamente chocante ver um espaço da internet tao mal aproveitado!!!

    porque não tira um foto à sua cara e a mete aqui pó pessoal gozar um bocado.

    Vem pá aqui armado em sábio do marketing que reconhece as tácticas usadas, e tal….

    já pensou que é o mundo que vai buscar à bíblia os principios básicos da mente do ser humano e a das emoções. A igreja apresenta cartazes informativos daquilo de bom que tem para oferecer, só vai quem quer!!

    Antes de se pôr a criticar os evangelicos (é k isso tá fora de moda, já não pega, quem não gosta põe à borda do prato e vai ao museu, ou seja, à católica) olhe em seu redor e consciencialize-se que a maior empresa do Mundo é a Igreja de Roma, essa mesma, a grande relíquia que sempre foi apoiada pelos Estados oportunistas…mas não estou aqui para criticar nenhuma igreja….

    Só queria deixar um apelo….respeitem as tendencias religiosas e as crenças de cada individuo ou grupo de individuos….a fé é algo muito subjectivo e todas as pessoas devem ser respeitadas.
    Deixem de criticar só porque ouviram os outros a criticar…

  12. chocada:
    Não sou eu que ando a colar cartazes destes pelo país.
    Não sou eu que cobro dízimas.
    Está fora de moda? A sério? E daí? Os cartazes não existem? Não negou a sua existência, pois não? Nem sequer o seu estilo… Curioso, hem?
    E reparei como não conseguiu deixar de criticar os católicos, apesar de ter dito que não o ía fazer… “mas não estou aqui para criticar nenhuma igreja….”, não está, mais vai criticando, não é?…
    Eu respeito as crenças de todos. Onde está a falta de respeito? Critico é o estilo empresarial destes cartazes e na verdade acho que expressam uma imensa falta de respeito (precisamente) pelas crenças de quem os lê, tratando a religiosidade como se de um mero “negócio” se tratasse.

  13. meu comentario

  14. meu comentario é com relaçao ao que dizem acerca da igreja mana. nao vejo mal algum que esta igreja tenha feito para que as pessoas preocupen-se mas com esta igreja e nao com a catolica por exemplo. a cerca do cartaz publicitario, digo que a catolica tem cartazes mas caros que este e ninguem diz nada. nao sei porque que as pessoas olham mal para a igreja mana, que para mim é uma igreja como as igrejas antigas que paulo e pedro foram pregando o envagelho, nesta igreja lesse a bilia, falasse a palavra escrita na biblia e pratica-se o que esta na biblia, por isso antes do reporter grunho fazer um comentario deve analisar primeiro as tuas informaçoes e leia a biblia para ter certeza do que esta a escrever ou a comentar. de mim é tudo pesso a Deus que abençoe este reporter e que tudo de bom estege comtigo Sr. Cunho.

  15. Rocketgirl

    Chocada fico eu ao verificar que há pessoas tão mal informadas em pleno séc. XXI e que acreditam em qualquer balela que lhe apresentam com o proposito da salvação eterna…
    A vida terrestre que, para mim, é a única que existe é feita por nós, pelas nossas escolhas, pelos nossos actos, por aquilo que decidimos…
    não me parece que exista nenhum ser superior a controlar os nossos actos e muito menos que uma Igreja, seja ela qual for, nos possa ajudar a resolver os nossos problemas. Problemas e dilemas todos temos na nossa vida, devemos é usar a nossa mente para os resolver…

  16. Fred

    Clavis,

    O ópio!

    CQD

  17. joka

    eu sou maná e nao tenho problemas en dizelo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

Eleitores de Portugal (Associação Cívica)

Associação dedicada à divulgação e promoção da participação eleitoral e política dos cidadãos

Vizinhos em Lisboa

A Vizinhos em Lisboa tem em vista a representação e defesa dos interesses dos moradores residentes nas áreas, freguesias, bairros do concelho de Lisboa nas áreas de planeamento, urbanismo, valorização do património edificado, mobilidade, equipamentos, bem-estar, educação, defesa do património, ambiente e qualidade de vida.

Vizinhos do Areeiro

Núcleo do Areeiro da associação Vizinhos em Lisboa: Movimento de Vizinhos de causas locais e cidadania activa

Vizinhos do Bairro de São Miguel

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos

TRAVÃO ao Alojamento Local

O Alojamento Local, o Uniplaces e a Gentrificação de Lisboa e Porto estão a destruir as cidades

Não aos Serviços de Valor Acrescentado nas Facturas de Comunicações !

Movimento informal de cidadãos contra os abusos dos SVA em facturas de operadores de comunicações

Vizinhos de Alvalade

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos de Alvalade

anExplica

aprender e aprendendo

Subscrição Pública

Plataforma independente de participação cívica

Rede Vida

Just another WordPress.com weblog

Vizinhos do Areeiro

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos do Areeiro

MDP: Movimento pela Democratização dos Partidos Políticos

Movimento apartidário e transpartidário de reforma da democracia interna nos partidos políticos portugueses

Operadores Marítimo-Turísticos de Cascais

Actividade dos Operadores Marítimo Turísticos de Cascais

MaisLisboa

Núcleo MaisDemocracia.org na Área Metropolitana de Lisboa

THE UNIVERSAL LANGUAGE UNITES AND CREATES EQUALITY

A new world with universal laws to own and to govern all with a universal language, a common civilsation and e-democratic culture.

looking beyond borders

foreign policy and global economy

O Futuro é a Liberdade

Discussões sobre Software Livre e Sociedade

%d bloggers like this: