A sobrecarga no sistema educativo português

Sabiam que um aluno do 7° ano de Escolariedade tem hoje o espantoso número de 14 disciplinas! Como é possível que os alunos consigam reter tantas matérias diferentes? Quem acredita que esta dispersão curricular não tem nada a ver com os altos níveis de insucesso escolar portugueses?

É imperativo aliviar o peso desta carga curricular. Racionalizar o tempo e optimizar os sempre escassos recursos é algo que só pode ser feito reduzindo o número de disciplinas e aliviando a extensão dos programas escolares. Não se trata de nivelar por baixo, de facilitar a vida escolar reduzindo os níveis de exigência até que desapareça o Insucesso Escolar porque até mesmo os mais mal preparados conseguem transitar para o nível seguinte. Neste sentido, criar disciplinas “étnicas” ou “culturais” como “dança africana” ou “música étnica” (como já se fez no Concelho da Amadora) é dar um passo na direcção do Abismo… Nenhuma dessas disciplinas irá facilitar a integração no mercado de trabalho nem a integração na sociedade e cultura portuguesas, favorecendo pelo contrário a fragmentação cultural e a ghetização de uma parcela cada vez mais significativa da população.

A chave para reduzir a carga curricular e consequentemente o Insucesso Escolar é a Vocação. Existem hoje ao dispôr dos pedagogos vários métodos que permitem identificar as áreas vocacionais de cada aluno de modo a identificar uma grelha de disciplinas onde este esteja mais apto a conseguir melhores resultados. A formação escolar seria assim complexamente flexível, com excepção de 3 ou 4 disciplinas fundamentais, como a Matemática, o Português e uma língua estrangeira.
Em vez de formarmos exércitos de falhados cépticos com a utilidade da sua educação escolar prepararíamos alunos motivados e produtivos, preparados especificamente para as suas áreas vocacionais e prontos para levar Portugal a um novo patamar de desenvolvimento.

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Categories: Bird Watching, Educação | 4 comentários

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4 thoughts on “A sobrecarga no sistema educativo português

  1. Anonymous

    used subaru part is another used subaru part place to check out.

  2. Concordo plenamente, Sr. Rui, já não posso mais com as aulas de tricot, lingua brasileira e culinária inca !!!

  3. És professor, Sr. Rui ?

  4. Vamos mais é criar especialistas em cada ramo de actividades.
    Canalizadores,Pedreiros,Calceteirosmas também todos diplomados poderia ser uma solução…isso porque sem canudo também se torna difícil.
    As cunhas já não bastam.

    Entretanto podem ser forjados ums CV´s indicando uma vasta experiência em diversas actividades .E esses são provavelmente os que mais sucesso irão ter…os “poli-Valentes”

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